EPIC WORLD CUP A EXTERMINADORA DE HARDTAILS?!

Epic World Cup é a nova versão da marca californiana para sua full suspension  que os mountain bikers da Specialized Factory Racing utilizarão ao longo da temporada 2023 nas provas da Copa do Mundo de XCO, e segundo os ciclistas da casa é a ‘exterminadora de hardtails’. O modelo passou por atualização, o desenho do quadro tem todas as qualidades de uma hardtail somadas ao alto desempenho de uma full com amortecedor traseiro WCID que traz nova tecnologia desenvolvida em parceria com a Rock Shox

A Epic World Cup não substituíra outros modelos Epic full suspension, mas com ela busca oferecer um opção ainda mais voltada para a competição

Uma mountain bike full suspension de sucesso que vem evoluindo constantemente desde seu lançamento, em 2003, há exatos 20 anos. A Specialized Epic se destaca por marcar presença efetiva ao longo desses anos nos pódios das provas mais importantes do calendário, e a nova versão – World Cup traz em seu nome a sua finalidade o alto desempenho na mais importante competição do mtb.

A nova Epic World Cup busca oferecer as melhores qualidades de uma mountain bike de traseira rígida – hardtail – somadas a todas as vantagens das full suspension – ou seja resposta mais rápida ao pedalar que se traduz em maior eficiência e velocidade somada à alta eficiência de um novo sistema de amortecimento totalmente integrado ao design do quadro que possibilita enfrentar os percursos mais duros do cross country mas com uma extrema dinâmica de pilotagem. Com um quadro pesando apenas 1.765 gramas (pintado, com amortecedor e todo o hardware), o que a faz uma das mais leves do mercado – e para quem busca alto desempenho (e está bem preparado) essa diferença na balança, se reflete em resultados.

Comparativo dos quadros da Epic World Cup com a Epic Hardtail

Os engenheiros da Specialized trabalharam muito na rigidez do quadro – novos padrões foram estabelecidos para reduzir torção de vários pontos do quadro procurando uma maior precisão na pilotagem e maior transferência de potência a partir do tronco do ciclista; para assegurar uma pedalada mais eficiente, toda a região do movimento central também foi trabalhada, ficando mais rígida, mesmo utilizando tubos de diâmetros menores.

Todo o desenvolvimento da Epic World Cup foi em busca de um desenho de quadro mais limpo que oferecesse mais precisão – tubos foram afunilados, junções reforçadas, algumas mudanças sutis na curvatura buscando equilíbrio com o amortecedor traseiro integrando a estrutura. Isso resultou, segundo a fabricante, em buchas de amortecimento mais amplas do mercado para lidar com as cargas severas recebidas pela suspensão.

O shock SID Deluxe WCID (World Cup Integrated Design) foi desenvolvido com a Rock Shox

A integração da suspensão com o tubo superior garante ainda mais longevidade ao conjunto, protegendo o amortecedor e o link superior contra lama e detritos das trilhas. Isso sem falar no resultado estético quase minimalista que deixa o conjunto mais leve.

Spz abandona o sistema Brain para o shock

A suspensão traseira foi desenvolvida em uma parceria entre a Specialized e a Rock Shox criando o exclusivo amortecedor SID Deluxe WCID (World Cup Integrated Design), que faz com que a Epic World Cup ofereça respostas de pedalada de uma hardtail mas oferecendo toda a absorção de impactos em trechos mais técnicos mantendo a fluidez, oferecendo um certo conforto em momentos extremos e com isso diminuindo a fadiga do ciclista. –  isso graças ao amortecedor traseiro que trabalha com molas pneumáticas positivas e negativas que podem ser ajustadas separadamente.

Desenho limpo do triângulo traseiro é um dos destaques do a Epic World Cup

Com isso a marca, ao menos para a suspensão traseira abandona a utilização do sistema Brain e justifica esse novo schok como uma evolução do sistema. O garfo com suspensão Rock Shox Sid Ultimate mantém o sistema Brain, incorporando a tecnologia Position-Sensitive .

Shock com 75mm como se fossem 100mm

O acerto da suspensão pode ser feito tendo as referências as exigências da trilha em que se vai rodar – com três opções para ajuste da mola pneumática: Firme, Intermediária e Ativa.

A Epic WC tem sua suspensão traseira com 75 mm de curso, mas segundo a Specialized, essa medida se comporta como uma suspensão de curso maior.  Quando essa suspensão é configurada em sua posição mais firme, ela não gera SAG (Suspension Adjustment Gap – traduzindo: a distância que a suspensão cede ao sentar na bicicleta na posição de pedalar) dessa forma acaba proporcionando efetivamente o mesmo curso positivo de suspensão de uma bicicleta equipada com suspensão de com 100 mm configurada com 25% de SAG.

Um desenho mais limpo, com o roteamento do cabo passando por trás na caixa de direção

Toda essa engenharia busca garantir o maior tempo possível dos pneus em contato com o solo, isso representa maior controle, velocidade e condições ideais para pilotagem.

A Epic World Cup vem equipada com componentes da família Roval Control SL – cockpit, canote de selim – e aqui contrariando a atual tendência de mercado e de muitos ciclistas a bicicleta não vem com canote telescópico –   e rodas em carbono de alta modulação. E vem calçada com pneus Specialized FastTrack 2.35 (dianteira), Renegade 2.35 (Traseira) e duas opções S-Works e Pro.

Epic WC PRO vem com a transmissão Sram X0 AXS

Epic WC S-Works – equipada com transmissão Sram XX SL AXS T-Type e freios Sram Ultimate Stealth e rodas Roval Control SL – sendo comercializada no Brasil por R$ 114.900,00
Epic WC PRO – Transmissão Sram X0 AXS T-Type e freios Sram Silver Stealth e rodas Control Roval ao preço de R$ 89.990,00

Os dois modelos estão disponíveis nos tamanhos S, M, L, XL – ainda há opção do quadro – Epic World Cup S-Works que além dos 4 tamanhos, também é comercializado na medida XS e já se encontras disponíveis no mercado brasileiro.

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