A gigante japonesa acaba de lançar a evolução do seu sistema de potência para e-bikes, o novo EP8. Um sistema composto por hardware e software que entrega potência e tecnologia para todas as situações possíveis as novas provas para e-mountain bikes até uma longa viagem com autonomia que pode ultrapassar os 200 km
Muitas das bicicletas a pedalada assistid que vários fabricantes começarão a entregar, em breve pelo mundo, já chegarão com a segunda geração do sistema de motor e controle eletrônico EP8 da Shimano. O novo sistema se destaca por sua maior potência e assim mesmo mais silencioso; pedalar mais suave e mesmo com todas essas melhorias além de um controle maior do aquecimento do motor e componentes recebeu uma importante redução de peso. Essas melhorias se traduzem em um melhor controle da bicicleta quando comparado aos modelos precedentes da marca. Também na gestão do motor e dos softwares através dos aplicativos foram apresentadas mudanças. O E-TUBE RIDE app e o E-TUBE PROJECT app – oferecem mais opções no display e controles mais customizáveis do motor. A proposta do fabricante é a de ‘criar uma experiência natural de pedalada’, aliando a alta potência, quando o usuário mais precisar dela em um conceito que a fábrica vem denominando como Shimano Total.
EP8 HARDWARE – O MOTOR
O EP8 na versão DU-EP800 pode entregar até 85Nm de torque, o que possibilita enfrentar subidas mais íngremes e trilhas mais duras. Ao seu comparado com o modelo anterior, o SHIMANO STEPS E8000, o ganho de potência é da ordem de 21%. O motor teve uma diminuição de 300g de peso, com o peso total caindo para 2.6kg (10% de redução). Essa redução só foi possível à adoção de uma nova carcaça do motor, agora construída em magnésio. O resultado da redução de peso e um conjunto que entrega alta potencia revelam um dos melhores equipamentos da categoria quando se compara a relação peso x potência.
Entre as melhorias do motor, pode-se destacar a redução do arrasto – quando a força aplicada aos pedais e que pode ser percebida mais facilmente quando a bicicleta é pedalada sem o sistema de assistência ou seja com o motor desligado. A redução do EP8 ao ser confrontado com o E8000 é de 36%.
Essa redução na fricção, gera maior eficiência da bateria quando o motor está ativado, produzindo um deslocamento mais suave da bicicleta quando se pedala sem apoio do motor (ex.: quando o motor está desligado ou quando você pedala acima dos 25 km/h). Aliado a esta redução da fricção, está um mecanismo de embreagem que promove um corte mais suave na assistência, assim ao se ultrapassar a velocidade de 25km/h quando a assistência é cortada para atender a legislação que limita a velocidade máxima assistida.
Mesmo oferecendo mais torque, o motor EP8 é muito mais silencioso, operando no padrão do motor da família E7000, dando ao usuário mais tranquilidade para que este possa aumentar sua concentração no percurso. Tecnicamente houve uma grande evolução com a utilização de uma carcaça de magnésio que além de possibilitar a construção de um motor menor, melhorou também as propriedades da dissipação do calor. Ao se reduzir o aquecimento melhora-se a performance quando o motor trabalha com torque máximo em subidas longas e inclinadas.
A carcaça de magnésio possibilitou um trabalho mais apurado no design resultado em um conjunto mais alinhado com as linhas dos tubos e os ângulos dos quadros de bicicleta. Outra evolução só percebida ou levada em conta por quem colocar a bicicleta nas trilhas é o aumento da distância do conjunto motor com o solo – ou em termos técnicos o clearance foi melhorado.
Todos estes fatores se combinam para oferecer uma entrega de potência natural e refinada, através de um motor mais leve, mais silencioso, mais compacto e mais potente, com menos arrasto na pedalada e um aumento de 20% no alcance das marchas.
Características Técnicas:
- O motor EP8 roda em um Fator-Q de 177mm (cada vez mais próximo de uma bicicleta normal) e vem equipado com pedivelas específicos disponíveis nas medidas 165/170/175 mm e agora também em uma versão de 160mm.
- O novo sistema EP8 virá configurado para os novos sistemas de transmissão de 12 velocidades da Shimano XTR/XT/SLX/Deore que contam com a tecnologia Dynamic chain engagement+ (12 velocidades) em três opções de coroas (34D/36D/38D).
- O DU-EP800 utiliza o mesmo padrão de montagem em quadros que as versões DU-E8000 e DU-7000; isso significa que montadoras podem utilizar o mesmo projeto de quadros para os vários motores da marca
- O EP8 é compatível também com trocas de marcha mecânicas de sistemas de 9/10/11/12-velocidades, sistema eletrônico Di2 (de 11-velocidades) e sistema de cubo de marcha interna (11/8/7/5-velocidades). O EP8 é compatível em particular com o recente cubo NEXUS Inter-5, tornando bicicletas de alta potência equipadas com cubo interno Shimano para cidade e trekking, uma realidade.
- Um novo dispositivo de corrente (CD-EM800) também estará disponível. Com um design novo que possibilita o melhor escoamento de barro, oferece maior controle sobre a corrente e é compatível com configurações Shimano Steps de 11 e 12-velocidades com uma linha de corrente de 56.5mm ou 53mm, graças a um espaço ajustável entre a corrente e a guia.
Controles de guidão: Computador e botão
O display do computador do EP8 (SC-EM800) compartilha de muitas similaridades externas do consagrado computador e display do E8000, porém, com um detalhe distinto que permite aos ciclistas alternarem entre um perfil de pedalada customizado para outro. A tela colorida de 1.6” possibilita a leitura até debaixo de sol intenso, tem formato compacto para se adequar às condições de trilhas mais duras.
A tecnologia Bluetooh, sem fio, é utilizada para a comunicação do computador SC-EM800 com o aplicativo Shimano E-Tube Projetc, e possibilita também a mudança das características do motor durante a pedalada. O SC-EM800 também pode se comunicar com ciclo-computadores de outros fabricantes via ANT, para mostrar informações de marcha e da bateria.
A comunicação do computador SC-EM800 com o aplicativo Shimano E-TUBE PROJECT, é feita sem fio por meio de Bluetooth, permitindo aos ciclistas alterarem características do motor durante a pedalada. O SC-EM800 também pode se comunicar com ciclo computadores de outros fabricantes via ANT, para mostrar informações de marcha e da bateria.
O comando do motor é bem simples e pode ser feito através do botão de assistência SW-EM800-L de formato côncavo com uma área maior de contato, para facilitar o acionamento e controle das posições Off, Eco, Trail ou Boost dos modos de assistência à pedalada, além do Walk Assist (não disponível no Brasil). Desenvolvido com o design padrão I-spec da Shimano, o que representa compatibilidade com alavancas de canotes ajustáveis e travas de suspensão (por ex.: o SL-MT800-IL da Shimano). De forma alternativa, o botão de assistência do motor pode ser removido completamente se o ciclista preferir alterar os modos de apoio ao pedal, através do botão EW-EN100.
BATERIAS
O novo motor pode ser alimentado pelas novas baterias da Shimano lançadas em maio 2020: uma baterias de 630Wh – BT-E8016 para ser instalada no tubo inferior e a bateria interna BT-E8036, além da BT-E8035-L, uma bateria interna menor, porém com capacidade de carga rápida de 504Wh. Como nos modelos anteriores, as baterias Shimano Steps possuem longa vida útil, superando mais de 1000 ciclos de carga, antes de terem sua capacidade de carga reduzida para 60%.
EP8 SOFTWARE
Os ajustes introduzidos nos três níveis de suporte e sua costumização na versão do software utilizado nos motores EP8 garantem um jeito de pedalar mais natural uma e-MTB
- Modo BOOST atinge 85Nm de torque, alcançado com baixo torque de pedalada.
- Modo TRAIL também corta a assistência com 85Nm porém, porém é mais responsivo, tanto ao economizar bateria com pedalada de baixo torque, quanto aumentando rapidamente a entrega de potência para oferecer 85Nm de máximo, em aproximadamente 60Nm de torque. Essa entrega vem muito antes do que o modelo anterior oferecia, e é esse algoritmo de relação de assistência mais ágil que faz o modo TRAIL ser tão versátil.
- Modo ECO para em 30Nm, alcançado de forma similar. Além de uma relação ampliada, o modo ECO pode com certeza, ser utilizado por ciclistas para se exercitarem quando desejarem.
A possibilidade de personalização é grande, e pode ser feita em casa ou mesmo durante o pedal, por meio do app E-TUBE PROJECT. Os modos BOOST, TRAIL e ECO podem ser customizados em 10 diferentes níveis, o torque pode ser ajustado entre 20-85Nm, existem 5 níveis de início de assistência disponíveis, e podem ser pré-programados para diferentes perfis de ciclistas, para diferentes tipos de pedalada (ex.: alta-performance/pedal extremo, pedal de endurance casual, etc) ou simplesmente para diferentes pessoas. Toda esta informação pode ser salva como preferências nos perfis dos Ciclistas, como por exemplo, um modo econômico de bateria para deslocamento pela cidade, um modo para subida em single track em alta potência. Os ciclistas podem facilmente trocar entre estes modos de operação através do display do computador.
O aplicativo E-TUBE RIDE atualizado pode ser usado pelos usuários de e-bike para monitorar todas as informações de pedalada no display do smartphone. Opções da tela do display apresentam métricas de pedalada em modos ECO, TRAIL e BOOST, além de funções recém adicionadas que incluem histórico de pedalada, mapas em tempo real, e atualizações gráficas fáceis de utilizar.
Os aplicativos E-TUBE PROJECT e E-TUBE RIDE estarão disponíveis para download nas lojas de app iPhone ou Android e são totalmente compatíveis com o sistema Shimano EP8.