Da flexibilidade de uma bicicleta que roda com facilidade por estradas asfaltas ou por caminhos de terra ou trilhas, até as aventuras mais ousadas de longas viagens, o gravel constitui uma dimensão inclusiva do ciclismo moderno. Pensando neste público a Campagnolo apresenta o novo grupo Ekar GT a um preço mais acessível que o grupo Ekar, acompanhado das rodas Zonda GT – onde a abreviatura de Gran Turismo remete ao ciclista que busca aproveitar ao máximo o prazer de pedalar
O novo grupo Ekar GT busca atender essa versatilidade que as bicicletas gravel trouxeram ao ciclismo e para isso, a fábrica italiana aposta em uma nova monocoroa 1×13 que possibilita a combinação das quatro opções de cassetes: 9/36 – Gravel Endurance com amplitude de 400%, 9/42 – Gravel Race – amplitude de 467%, 10/44- Gravel Adventure, com amplitude de 440% e o novo 10/48 que possibilita um alcance de 480%, com as 5 coroas disponíveis (44, 42, 40, 38 e a nova 36). Essa amplitude permite que cada ciclista possa escolher a melhor relação dentro de um amplo espectro de possibilidade e de acordo com as necessidades.
O mais importante para o consumidor é que a versão GT é mais acessível que o grupo Ekar de 13 velocidades, para isso, a fábrica optou pela construção mais tradicional do cassete, com mais pinhões e espaçadores soltos ao invés do modelo com pinhões agrupados e trocou alguns componentes em carbono pela construção em alumínio, e com isso conseguiu uma redução do preço de aproximadamente 15% (isso nos mercados da Europa e Estados Unidos) para um produto totalmente produzido na União Europeia.
A nova pedivela de alumínio traz as tecnologias Ultra-Torque e ProTech que além de garantir a transmissão ideal oferecem a facilidade e conforto de trocar as coroas sem a necessidade de desmontar o conjunto. A diferença com relação ao Ekar está no material utilizado – alumínio na da GT e contra o carbono e nas medidas disponíveis – 170, 172,5 e 175 mm (enquanto a versão topo de linha ainda oferece a 165mm).
O câmbio foi projetado para ter um funcionamento fácil e intuitivo. O novo cambio é de fácil regulagem e a embreagem são mais um ponto positivo tanto para quem busca desempenho ou para quem simplesmente quer curtir longas jornadas e pedal. Além disso traz uma gaiola – ou cage – única que possibilita a compatibilidade com todas as versões de cassete, facilitando a escolha da melhor opção de acordo ao percurso a ser percorrido.
Com base na experiência do grupo Ekar, a nova versão Ekar GT monta em seu câmbio uma polia maior melhorando o seu desempenho e evitando a acumulação de lama e facilitando a limpeza.
A ergonomia dos comandos ergopower Ekar GT foi renovada, oferecendo uma maior área de apoio à palma da mão e isso se traduz em maior conforto que também é garantido graças à amplitude de regulagem dos manetes possibilitando o ajuste para qualquer tamanho de mão. Tudo isso sem mudar o tradicional – e consagrado sistema de alavancas – atrás da manete de freio para descer as marchas e no polegar para marchas mais altas. A grande diferença entre o Ekar e o Ekar GT está nas alavancas de freio, onde a Campagnolo trocou o carbono pela liga leve (alumínio)
O grupo Ekar GT tem peso declarado de 2.700 gramas e mantém a tradição da casa de uma seleção de matérias primas que garantem solidez do produto oferecendo durabilidade e manutenção. O novo modelo é pouco mais de 300 gramas mais pesado que o Ekar (2.375g)
O novo grupo se diferencia por trazer emblemática ‘roda alada’ e o logo Ekar GT com gradações de tom sobre tom. O Ekar GT ainda é o único grupo do mercado com 13 velocidades, e aí está o seu diferencial – oferecer uma grande amplitude de marchas – de com acionamento mecânico, o que pode ser uma desvantagem para alguns, por outro lado quem é adepto ao cicloturismo em terrenos mistos – também conhecido por bike packing uma transmissão mecânica pode ser a garantia de tranquilidade e e simplicidade na manutenção e a despreocupação com cargas na baterias.
Do seu irmão de alta gama o Ekar GT herdou as pinças e rotores de freio a disco e a corrente.
Quando comparado a seus concorrentes diretos – da Shimano ou Sram – do segundo escalão para o gravel – o Ekar GT se destaca pela leveza e por ter um preço competitivo
A convergência entre o gravel e a estrada são as novas rodas Zonda GT, descritas pela fábrica como um produto estratégico e versátil que se integra perfeitamente com o grupo Ekar GT e se posiciona como um modelo ideal para quem está mais próximo do ciclismo.
As rodas Zondas GT trazem o padrão de raiação G3 com 8 grupos de 3 raios (no total 24 raios), canal interno de 23 milímetros, altura do perfil de 29 milímetros, corpo de roda livre no padrão Campagnolo N3W, disponível apenas na versão para freios a disco pesam 1.690 gramas.
Essas novidades ainda não tem previsão de chegada ao Brasil, assim tomamos por referência o preço do lançamento do grupo Ekar GT na Europa que é de € 1.490 e nos Estados Unidos de USD $ 1.599; já as rodas Zonda GT terão um custo de € 690 e USD$ 749.