Estreou na rede Espaço Itaú de Cinema de todo o Brasil e também está disponível no site do Projeto Ciclos o documentário “Ciclos – Histórias de Transformação Individual e Urbana sobre Duas Rodas” uma produção da VICE Brasil para o Itaú-Unibanco. O filme de 29 minutos, discute a mobilidade urbana em grandes metrópoles acompanhando a rotina de Magrão, Carolina e Lorena em seu dia a dia na cidade de São Paulo
O documentário Ciclos é uma produção da VICE Brasil e tem a direção de Alexandre Charro. Em pouco mais de 29 minutos o filme acompanha, de maneira intima, a rotina de um grupo de ciclistas na cidade de São Paulo e através deles busca apresentar as necessidades de mobilidade dos habitantes das grandes metrópoles.
Gabriel Klein, diretor executivo de criação da VICE Brasil comentou o processo de criação e como foi conduzida a produção: “O Itaú procurou a VICE com a intenção de gerar uma discussão mais profunda sobre a mobilidade urbana, um pilar importante na comunicação da marca, que nós já abordávamos por ângulos bem diversos da mídia tradicional. Nosso maior cuidado ao criar o “Ciclos” foi deixar de lado a romantização da bicicleta, saindo da esfera dos interesses individuais e focando em tensões sociais importantes para a mobilidade ativa. É um conteúdo bastante humano e verdadeiro, que, na minha opinião, vai além do já convencional branded content (ndr.: marketing de conteúdo) “.
Com o documentário o Itaú grande incentivador da mobilidade urbana com ações como o programa de bike-sharing em diversas cidades brasileiras e também em Santiago no Chile, como apoiador dos programas e ações do Bike Rio, Mobilize Brasil e da Associação Transporte Ativo amplia sua participação no tema ao financiar esse documentário. Para a Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco, Luciana Nicola, o filme tem a função de um convite para que as pessoas reflitam sobre mobilidade urbana nas cidades com o objetivo principal de alcançar aqueles que ainda não utilizam a bicicleta em seu dia a dia. “Acreditamos que o Itaú, na condição de maior banco privado do Brasil e um dos maiores do mundo, tem o papel de devolver para a sociedade iniciativas que contribuam para o seu desenvolvimento integral. E o incentivo ao uso da bicicleta como transporte ativo é uma delas”, comentou a executiva.
Ciclos acompanha o cotidiano de Magrão, Carolina e Lorena em comum a bicicleta se tornou para eles um agente transformador. Sem utilizar o discurso de técnicos e especialistas, o filme se vale de personagens do dia a dia retratados em suas atividades com um resultado mais agradável para o publico em geral. O documentário busca as singularidades dos movimentos e fluxos das metrópoles, os desejos e necessidades desses três cidadãos que encontraram no uso da bicicleta uma maneira de construir um território, assim conhecemos Magrão que nos apresenta suas dificuldades por morar em uma região da cidade sem qualquer estrutura para o uso da bicicleta como meio de transporte seu trabalho como professor de história e suas ações junto ao coletivo Bike Zona Leste e Ciclovia na Periferia. A advogada e atriz, Lorena Garrido que luta para deixar seus hábitos sedentários e passou a utilizar a bicicleta como meio de transporte e atividade física. Carolina Sayuri Ikeda, provocou uma reviravolta em sua vida ao desistir do trabalho em um escritório e encarar o desafio de iniciar um novo negócio, a entrega de flores por bicicleta e seu engajamento em eventos ligados à bicicleta.
Assista a integra do filme pelo link: CICLOS
Ficha Técnica
Roteiro e Direção: Alexandre Charro
Direção de Fotografia: Felipe Meneghel
Produção: Letícia Costa Pinto
Assistência de Produção: Pauline Gras e Regino Jr.
Assistência de Direção: Lorena Medrado
Consultoria Temática: Daniel Guth
Supervisão Editorial: André Maleronka
Conceito e Realização: VICE Brasil
Direção Executiva de Criação: Gabriel Klein
Direção Executiva de Conta: Thiago Hackradt
Direção Executiva de Produção: Roberta Cunha
Gerência de Projeto: Amanda Teixeira
Planejamento Criativo: Gustavo Bastian
Aprovação: Luciana Nicola, Eduardo Tracanella, Thiago Cesar Silva, Beatriz Zanetti, Bruno Sola e Gabriela Gomes
Assistência de Câmera: Allan Leite
Foquista: Keller KDG
Assistência de Set: Thiago Reis