O jogo pela audiência dos públicos segmentados de ciclismo ficou encorpado com a entrada definitiva da Discovery ao adquirir 71% do Play Sports Group, empresa de mídia digital aonde estão ancoradas as plataformas Global Cycling Network, Global Mountain Bike Network e Global Triathlon Network
Com todo o seu poder e influencia no mercado, a Discovery Communications anunciou, logo na segunda semana de 2019 (terça-feira 8/01/2019) que havia adquirido 71 % do controle do Play Sports Group, esta ação se deu quase dois anos após a Discovery ter adquirido 20% em fevereiro de 2017. Com o aumento da participação da Discovery, o Play Sports Group se tornará uma subsidiária da Discovery. Sinais de que os produtos tinham conquistado admiradores pelo mundo se confirmaram quando o canal Global Cycling Network, em julho de 2018, lançou sua versão em espanhol. Quem acompanha as modalidades e navega pela internet, ao menos uma vez já se deparou com os vídeos produzidos pelas equipes da GCN, GMTBN e GTN .
A equipe de 140 profissionais, especialistas em ciclismo e produtores de conteúdo , marketing e vendas e o fundador e CEO da Play Sports Group, Simon Wear entram para a equipe da Discovery, formando uma nova divisão global de ciclismo dentro do grupo.
Ao comentar sobre o negócio, JB Perrette, Presidente e CEO da Discovery Networks International, declarou: “Este é outro passo importante na estratégia da Discovery de ser o líder global em marcas e produtos que impulsionam as paixões das pessoas. Eu não poderia estar mais animado em fazer parceria com Simon, um empresário fantástico, e sua equipe fantástica para ajudar a turbinar a expansão e a globalização do Play Sports Group. ”
O Fundador e CEO do Play Sports Group, Simon Wear, declarou : “Estou muito orgulhoso e entusiasmado com o Play Sports Group para ingressar na família Discovery. Como um fã e um negócio focado na comunidade, não poderíamos estar mais perfeitamente alinhados com a história arraigada do Discovery em servir a públicos apaixonados e especializados com conteúdo super de alta qualidade.”
Não é de hoje que o Discovery busca um casamento perfeito com o ciclismo, entre os anos de 2005 e 2007 ela foi além dos programas televisivos patrocinando a extinta US Postal Service, no ano de estreia do circuito profissional UCI Pro Tour.
A aposta de entrada não era outra, senão Lance Armstrong, à época ídolo que já acusava os respingos das acusações de doping e de suas relações perigosas com donos do poder do esporte, e que trazia na bagagem 6 títulos do Tour. Com a chegada do novo patrocinador, o texano tinha uma clausula contratual que o obrigava a participar de programas do Discovery Networks, Discovery Channel, TLC e Fit TV. Lance venceu o Tour de 2005, porém anos mais tarde foi destituído dessa vitória e de tudo o que ele havia conquistado desde 1998 pelos casos de doping e todo um enredo que também foi apresentado em documentários do Discovery Channel.
O Discovery Cycling Team foi uma equipe impressionante, tendo em suas fileiras gente do calibre de um Alberto Contador, Viacheslav Eklimov, Paolo Savoldelli,Ryder Hesjedal, George Hincapie. Uma equipe dos sonhos de vida curta que foi desmontada, comenta-se, no mesmo dia da troca da presidência da Discovery Networks quando saiu Billy Campbell e entrou David Zaslav.
Pouco mais de uma década depois, a Discovery marca mais uma vez terreno com uma proposta nada modesta de construir a maior rede de mídia direcionada ao público de ciclismo do mundo; para isso tem como sustentação a sua posição como líder global em esportes ao vivo e detentora de direitos dos eventos mais importantes de ciclismo na Europa – através de sua principal marca esportiva o canal Eurosport. Em parceria com o Play Sports Group, a principal comunidade de ciclismo do mundo e o destino digital escolhido por muitos para acessar tecnologia de ciclismo, dicas de treinamento, tutoriais, conteúdo de bastidores e muito mais, o Discovery criará o primeiro ecossistema global combinando o melhor da comunidade, conteúdo, estilo de vida e eventos para o grande e crescente número de entusiastas do ciclismo – um mercado global de US $ 50 bilhões, segundo declara a rede em um comunicado de imprensa.
Fundado em 2012, o Play Sports Group possui e opera oito canais de vídeo ciclísticos, gerando mais de 45 milhões de visualizações de vídeos por mês, com 5,7 milhões de seguidores sociais e 3,1 milhões de assinantes. Durante o ano de 2018, a Play Sports Group lançou cinco novos canais internacionais, uma divisão de varejo de consumo e um fã-clube, e transmitiu corridas ao vivo em seus canais do YouTube e via Facebook Watch.
A Discovery lançou seus tentáculos sobre o Play Sports Group deixando clara a segmentação das programações, e indo de encontro às paixões das pessoas e buscando ir além do conteúdo, desenvolvendo marcas e produtos para serem comercializados pelo mundo.
Isso não se limita apenas ao ciclismo, recentemente a Discovery anunciou uma parceria estratégica pioneira com o PGA TOUR para criar uma nova casa multi-plataforma internacional para o golfe. Desde então, a empresa lançou o GOLFTV e expandiu seu portfólio de direitos, e rapidamente se transforma para todo o mundo , no meio digital do Golf.
Para se ter uma ideia do potencial a família Discovery Sports tem sob o seu teto a importantíssima rede Eurosport, a rede número 1 da Europa e detentora do maior número de direitos de transmissão para a tevê, tendo contratos para as transmissões dos três Grand Tours, mais de 35 corridas da UCI World Tour, incluindo as cinco Clássicas Monumento e o Campeonato Mundial da UCI. Em 2019, os felizardos fãs europeus de ciclismo terão de mais de 200 dias e 2.500 horas de ciclismo ao vivo no Eurosport e seu serviço de streaming de todos os acessos, ao vivo e sob demanda n o Eurosport Player. Mas não é apenas isso A Discovery Sports é ainda tem os direitos dos Jogos Olímpicos, os torneios de tênis de – Wimbledon, US Open, Roland Garros, Open da Austrália, ATP Tour, Bundesliga, Premier League da Inglaterra, UEFA Europa League, Eliteserien, PGA TOUR, Six Nations Rugby, Campeonato Mundial de Esqui FIS, Moto GP e Fórmula E, entre outros.
Para o Ceo da CEO da Play Sports Group, Simon Wear explica com mais detalhes a sua relação com o Discovery e o potencial que seus canais voltado ao esporte a pedal ganharão: “Desde o investimento inicial da Discovery no PSG, trabalhamos em estreita colaboração com JB Perrette e sua equipe, e ficou cada vez mais claro que, como inovadoras empresas diretas ao consumidor, temos uma visão compartilhada de como super-servir os fãs de sempre. necessidades em evolução. A combinação do Discovery com o principal pacote de direitos de ciclistas da Eurosport, seus recursos, infra-estrutura e filosofia da empresa, combinada com a enorme comunidade de fãs de ciclismo do Play Sports Group, significa que temos um pacote fenomenal. A oportunidade de construir um destino digital de classe mundial, em vários idiomas, para os fãs de ciclismo em todo o mundo é algo que é bom demais para perder. ”