Imagine um lago se abrindo para as bicicletas e você pedalando e olhando a água praticamente ao nível dos seus olhos. Isso é possível na ‘Cycling through Water’, uma ciclovia inspiradora em um lago da reserva natural De Wijers- Bokrijk, em Genk, na região de Flandres na Bélgica
A Bélgica por si só é um grande atrativo para o ciclista, quer seja pela sua história e competições de ciclismo ou pela grande quantidade de boas rotas para se deslocar com uma bicicleta, e nela podemos destacar a província de Limburg que a mais de duas décadas vem desenvolvendo uma malha cicloviária com mais de 1.240 quilômetros.
Atrair o turista e oferecer-lhe novas opções é um desafio para a grande maioria dos administradores públicos. Seguindo essa linha de trabalho, um dos responsáveis pelo projeto “Cycling Through Water” – em português ‘Ciclismo através da água’ – Igo Philtjens , da agência de Turismo de Limburg destaca “Não queremos criar mais quilômetros, queremos criar quilômetros melhores”.
Assim, em abril de 2016 foi inaugurada uma ciclovia de percurso bem curtinho, porém é uma ciclovia única no mundo, pois foi construída dentro do lago da reserva natural De Wijers em Bokrijk-Genk. A obra foi inspirada na ponte submersa construída em 2011 no Fort de Roveere, na Holanda.
A ciclovia dentro do lago conduz os ciclistas por uma via de concreto de 212 metros de comprimento e 3 metros de largura com água ao nível dos olhos em ambos os lados, dando ao ciclista a incrível sensação de que o lago se abriu para a sua passagem. Cisnes e outras aves aquáticas flutuam na borda e observam os ciclistas com curiosidade. Túneis embaixo da estrutura garantem que os animais aquáticos da lagoa possam se mover livremente entre os dois lados.
O projeto ‘Ciclismo através da água’ foi além da construção da ciclovia, pois combina projetos de conservação da natureza e de locais históricos e culturais que se estendem por uma área de 700 hectares interligando, também rede de lagoas vizinhas , muitos pontos turísticos que até bem pouco tempo não poderiam ser visitados por quem pretendesse se deslocar em bicicleta. Agora tudo isso está conectado à malha cicloviária de Limburg.
Esse apelo de preservação e ecoturismo reuniu vários parceiros locais, de institutos para a preservação da natureza ao museu ao ar livre de Bokrijk. Os resultados positivos vão além do impacto econômico do turismo na região, mas também em melhoria na qualidade da água e um aumento significativo no habitat dos anfíbios.
A experiência de se pedalar dentro da lagoa, recebe diariamente uma média de 800 visitantes, nos dias de pico, aos finais de semana são cerca de 5 mil ciclistas. Desde a abertura, mais de 500 mil ciclistas já cruzaram o lago. O passeio vem ganhando grande destaque e se tornou um hype nas mídias sociais graças ao grande número de pessoas que postam suas selfies e relatos sobre essa inusitada experiência. Não é por acaso que a ‘Cycling through Water‘ da reserva natural De Wijers entre as muitas ciclovias de Limburg, foi escolhida pela revista Time, como um dos 100 destinos que merecem ser visitados no mundo.