CURSOS SHIMANO S-TEC USADOS PELA UCI NO PROGRAMA DE TREINAMENTO DE MECÂNICOS DO CENTRO MUNDIAL DE CICLISMO

Patrocinadora oficial da UCI, a Shimano passará a fornecer seus cursos S-TEC no programa de treinamento de mecânicos do Centro Mundial de Ciclismo. São três módulos, o básico é on-line e os outros dois presenciais; todos destinados a quem deseja seguir a carreira de mecânico profissional. Em 2021 foram formados 60 profissionais pelo CMC, em Aigle, e seus centros piloto no Cairo e em Luoyang

Parceria da Shimano com a UCI começou em 1999 e agora chega aos cursos de formação de mecânicos – foto: Shimano-UCI-CMC

A  União Ciclística Internacional por meio do Centro Mundial de Ciclismo (CMC) está aprimorando o programa de treinamento de mecânicos para 20222 por meio da sua parceria com a Shimano e seu S-TEC, o curso de formação, educação e certificação em tecnologia (Technology Education and Certification training courses).

A partir de fevereiro de 2022, a Shimano disponibilizará por meio dos técnicos da UCI para mecânicos de todo o mundo, vídeos tutoriais instrucionais com o intuito de preparar melhores profissionais para atuarem junto a federações, seleções e equipes.

A parceria da gigante japonesa dos componentes com a entidade máxima do ciclismo começou em 1999.

ALÉM DA FORMAÇÃO DE CICLISTAS O CMC TAMBÉM DESENVOLVE CURSOS PARA MECÂNICOS

“Essa melhoria é um importante aspecto da nossa parceria com a UCI, pois nos torna capazes de contribuir para o aumento do número de mecânicos de bicicleta, aumentando a qualificação de profissionais no mundo inteiro. Além disso, vamos poder dar apoio a esses ‘heróis dos bastidores’ e, indiretamente, proporcionando uma experiência de ciclismo de qualidade para o jovem e o mais experiente, amadores e profissionais pelo mundo”, comentou Myron Walraven, chefe de marketing Esportivo da Shimano Europa.

foto: Shimano

Os cursos de mecânica do CMC – Centro Mundial de Ciclismo –  da UCI são destinados a pessoas que desejam seguir a carreira de mecânico profissional.

O programa é dividido em 3 níveis: o Nível 1, curso introdutório de 3 dias que pode ser realizado online; Nível 2 já é um curso de duas semanas focado no desenvolvimento de mecânicos, de modo presencial; Nível 3  é um curso com duração de duas semanas, presencial, direcionado para mecânicos que irão trabalhar em equipes profissionais ou em federações de ciclismo nacionais.

No ano passado foram 60 os mecânicos treinados pelos técnicos da UCI  nos três níveis, durante os cursos em sua sede em Aigle, Suíça (32), Cairo, Egito (16) e Luoyang, China (12). Para 2022, a Shimano criou vídeos específicos que serão utilizados para o curso Nível 1. Os participantes dos dois cursos mais avançados terão acesso aos vídeos existentes na plataforma Shimano Tec da Shimano .

PLATAFORMA S-TEC GARANTE INFORMAÇÃO TÉCNICA

Mecânicos que participarem dos outros dois níveis mais adiantados de treinamento, terão total acesso aos vídeos existentes na plataforma Shimano T.E.C.

Vincent Jacquet, diretor do CMC/UCI, deu as boas-vindas a essa contribuição da Shimano nos treinamentos. “A profissionalização das pessoas que trabalham no ciclismo é uma de nossas missões e, ao fornecer acesso aos seus vídeos de treinamento, a Shimano está nos ajudando a garantir que mecânicos em todo o mundo sejam treinados no melhor maneira possível”.

Cursos buscam oferecer a profissionalização das pessoas que trabalham no ciclismo – foto: UCI-CMC

Os participantes dos cursos do Centro Mundial de Ciclismo  da UCI desenvolvem diversas habilidades, como montagem de bicicletas, montagem de rodas, manutenção de bicicletas e componentes, preparativos e ajustes para competições e posicionamento na bicicleta.

Muitos ex-alunos passaram a trabalhar para a sua Federação Nacional, equipes profissionais, clubes de ciclismo ou abriram sua própria loja de bicicletas.

Para 2022, são esperados centenas de novos alunos participantes, que irão beneficiar-se do programa de treinamento em mecânica, com 10 cursos programados nos três níveis.

PARA 2022 ESTÃO PROGRAMADOS 10 CURSOS

Os cursos presenciais tem um preço um tanto elevado para a realidade dos mecânicos brasileiros.  O Nível 1 custa 750 francos suíços (R$ 4.300), o Nível 2 e 3 custam, cada um, CHF 2500 –   (em torno de R$ 14.500) – nesse preço estão incluídos: Acomodação (padrão básico, quarto privativo); Refeições (pensão completa); Materiais didáticos e  uso de bicicleta urbana durante a sua estadia (para deslocamento e uso geral). A viagem até um dos Centros de treinamento e o retorno não estão incluídos nesse valor.

Para mais informações sobre o treinamento S-T.E.C. da Shimano, lojistas e outros profissionais devem contatar o distribuidor oficial Shimano no Brasil, a Blue Cycle. Para saber mais sobre os treinamentos da UCI, interessados devem enviar e-mail para formation@uci.ch.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.