Uma semana após o mundial de Val di Sole, na Itália, o moutain bike cruza a fronteira e desembarca em Lenzerhide, na Suíça para a 5ª etapa da Copa do Mundo de Cross Country. Na disputa do XCC, prova em circuito curto, um show de força de Henrique Avancini que se impôs no sprint para conquistar sua quarta vitória neste tipo de prova. No feminino, Jenny Rissveds foi a vencedora
Lenzeerheide, na Suíça, mais uma vez recebe uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike, após Les Gets, o evento parou por dois mêses e nesse meio tempo foram disputadas as provas das Olimpíadas e do Mundial.
Rissveds mostrou força desde a largada
A programação das disputas do cross country, começaram com a prova de XCC – competição em circuito curto com os melhores 40 competidores do ranking da UCI. As mulheres foram as primeiras a enfrentar o circuito de 1 mil metros.
A suíça Linda Indergand largou com muita força e assumiu a ponta do grupo, mas ao final da primeira volta a liderança era da alemã Ronja Eibl. Mas o dia era de Jenny Rissveds, na segunda volta a sueca forçava o ritmo, sendo acompanhada pela campeã de cross country Evie Richards, mas atrás havia muito movimento
Com um circuito que não apresenta grandes dificuldades, dava condições para uma corrida em alta velocidade, com a francesa Loana Lecomte indo à ponta do grupo, sendo seguida por Evie Richards, Jenny Rissveds e Anne Tauber. E com as suíças Sina Frei e Jolanda Neff tentando acompanhar o grupo.
Rissveds que começou com muita força e depois se manteve no grupo das ponteiras, resolveu testar as adversárias, e na sétima volta forçou o rimo sendo acompanhada por Jolanda Neff, mas a ação foi neutralizada formando-se novamente o grupo de cinco.
Na última volta Rissveds e Richards aumentam o ritmo das pedaladas e logo abrem uma vantagem que superava os 10 segundos. Isoladas do grupo, as duas disputaram o sprint, onde a sueca Rissveds levou a melhor.
Se na prova feminina Sina Frei que na semana passada conquistou o inédito título de campeã mundial de XCC e encarou o circuito de Lenzerheide, o campeão masculino, o estadunidense Christopher Levins ao ser consultado por sua equipe , a Trinity Bikes, se gostaria de disputar o Tour da Grã Bretanha com largada no próximo dia 5, não rejeitou o convite descartando a etapa da Copa do Mundo, deixando para encarar o ciclismo de estrada.
Short Track define o grid para a prova de XCO
Sem participar das etapas de Les Gets e Leogang da Copa do Mundo, Henrique Avancini perdeu o lugar na primeira fila do grid, porém isso não o intimidou e arrancou para em poucos metros depois da largada já estar na ponta do grupo, levando em sua roda o neozelandês Anton Cooper.
Cooper e Avancini ditavam o ritmo e sinalizavam que a prova seria uma sessão de ataques e contra-ataques, e do grupo que estava na roda saiu o francês Victor Koretzky que assumiu ponta e com sua ação esticou todo o grupo, mas sem conseguir dispensar seus adversários.
No meio da prova, o líder da Copa do Mundo, Flueckiger , arrancou para testar o grupo, mas sua ação foi neutralizada com todo o grupo mantendo-se enfileirado. Apesar de não ser sua especialidade, o 9 vezes campeão mundial de cross country, Nino Schurter, mantinha-se entre os ponteiros que rodavam em alta velocidade.
Com o grupo rodando praticamente unido, a decisão seria no sprint. Avancini percebeu a movimentação e um possível ataque de Koretzky e arrancou tomando a dianteira do grupo, com Flueckiger assumindo a segunda posição.
Arrancada fulminante de Avancini
Avancini assumiu a ponta e seu ataque não deu espaço para uma reação nem de Fluekiger que ficou em segundo ou de Koretzky terceiro com o sul-africano Haterly em 4º e um surpreendente Nino Schurter em 5º.
Para o brasileiro foi a quarta vitória no short track em etapas da Copa do Mundo. “Estou muito feliz por fazer o que eu amo e aproveitar mais esta vitória, que tem um significado muito especial para mim. Fiz uma grande prova no Campeonato Mundial e, agora, consegui subir mais um degrau. Fisicamente eu me sinto mais bem preparado para o XCO, mas mentalmente tenho me saído melhor no XCC. Vamos ver como será no domingo”, comentou Avancini que sinalizou que reencontrou a sua boa forma.
MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO DE MTB XCC
5ªEtapa Lenzerheide – Suíça
Elite Feminina – 10.00 Km –Volta mais rápida – Jenny Rissveds – 01m5501m43s – vel. média 31.16km/h
1- Jenny Rissveds – Suécia – 20m34s – vel. média 29.164 km/h
2- Evie Richards – Trek Factory Racing XC – Grã Bretanha +2s
3- Jolanda Neff – Trek Factory Racing XC – Suíça +16s
4- Anne Tauber – Holanda CST Postnl Bafang MTB Racing Team +22s
5- Loana Lecomte – Massi – França +31s
Elite Masculina 11.00 km – Volta mais rápida – Mathias Flueckiger – 01m43s – vel. média 34.70km/h
1- Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing – Brasil – 19m58s – vel. média 33.051 km/h
2- Mathias Flueckiger –Thömus RN Swiss Bike Team – Suíça +1s
3- Victor Koretzky – Orbea – França +1s
4- Alan Hathertly – Cannondale Factory Racing – África do Sul – +2s
5- Nino Schurter – Scott-Sram MTB Racing Team – Suíça +6s