COPA DO MUNDO XCC: PIETERSE E KORETZKY VENCEM EM LES GETS

A sexta rodada da Copa do Mundo de Pista Curta de Cross-country aconteceu nesta sexta-feira, em Les Gets, na Fança e nas provas da Elite as provas foram definidas no sprint. Puck Pieterse conquistou sua primeira vitória no XCC e Koretzky ressurge. Ulan Galinski foi 27º e na Sub23 Alex Malacarne foi 8º e Gustavo Xavier 11º em prova dominada por Adrien Boichis

32- Haley Batten, 2 – Alessandra Keller e 1- Puck Pieterse – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Mais uma vez Les Gets recebe uma etapa da Copa do Mundo, e desta vez além das provas de XCC, XCO e downhill também tem no programa a disputa de Enduro MTB. A prova da Elite Feminina começava com duas baixas importantes: a campeã do mundo Pauline Ferrand-Prévot por problemas de saúde, preferindo não disputar a prova no circuito curto e se recuperar para o cross country olímpico no domingo e Jolanda Neff e a suíça campeã olímpica Jolanda Neff.

Debaixo de um sol de 26°C e em um percurso seco,  empoeirado e ainda correndo diante de sua torcida, Loana Lecomte foi a primeira a impor ritmo à competição, após a largada forte da italiana Martina Berta .

Com Lecomte comandando e aumentando a velocidade, um grupo se formou com ela, Puck Pieterse  e Alessandra Keller, a uma curta distância Jenny Rissveds,  Evie Richards , Kate Courntey e Martina Berta formavam um bloco perseguidor que controlava o trio.

Puck Pieterse, antecipa a definição para vencer o XCC em Les Gets – foto: UCI

As ponteiras não diminuíam o ritmo e isso por si só serviu para selecionar o grupo a cinco ciclistas – Pieterse, Lecomte, Keller, Rissveds, Berta , pouco depois chegava  Haley Batten que se esforçou para alcança-las.

Havia tensão no grupo e na penúltima volta Alessandra Keller comete um erro, com sua roda traseira derrapando em uma curva fechada, quando rodava na segunda posição sendo obrigada a colocar o pé no chão e parar todo o grupo que a acompanhava, Lecomte que liderava aproveitou para aumentar o ritmo, porém o grupo fez força e rapidamente encurtou a distância.

Ainda se recuperando da lesão e do corte no joelho, Raiza ficou na 37ª posição – foto: Kike Abelleira

Na última volta, Pieterse inicia o ataque, Keller responde, porém não aguenta a velocidade da neerlandesa que abre uma pequena vantagem toma a dianteira e se impõem mantendo o ritmo forte até a chegada para cruzar à frente de Richards que conseguiu ultrapassar a Keller e ficar com a segunda posição, deixando o terceiro lugar para a suíça.

Raiza Goulão que ainda está se recuperando da lesão e do corte profundo que sofreu no joelho, onde recebeu 5 pontos, terminou na 37ª colocação na prova em Les Gets.

Com a vitória Pieterse  assume a primeira posição na classificação geral do XCC, com 1080 pontos, seguida por Alessandra Keller com 1050 e por Pauline Ferrand-Prévot com 850.

Largada da Elite masculina – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A exemplo das mulheres, a prova masculina também começava com uma importante baixa, Nino Schurter que na semana anterior havia abandonado uma prova na suíça por um resfriado, também preferiu se poupar para o XCO, além dele o campeão mundial da especialidade, Sam Gaze que já não havia participado da etapa anterior em Andorra ao optado por correr a Vuelta a España, prova que abandonou após a 7ª etapa também por questões de saúde.

Como nas etapas anteriores, e ao que parece já é um roteiro praticamente preestabelecido, quem pôs fogo à prova desde a largada, mais uma vez foi o alemão Luca Schwarzbauer que tomou a ponta do grupo para comandar a prova.

Litscher, Sarrou, o campeão europeu Campos e Schwarzbauer – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A arrancada de  Schwarzbauer recebeu a companhia do atual campeão europeu de XCC, o espanhol David Campos que resistiu na roda do alemão por três voltas, sendo acompanhado por seu companheiro de equipe, o belga Pierre De Froidmont e ainda pelo francês Jordan Sarrou, o suíço Thomas Litscher .

Koretzky que havia largado na 32ª posição, na 4ª fila já rodava com os ponteiros, atacou e forçou o ritmo, conseguiu encostar no alemão e os dois fizeram o trabalho de desgastar os perseguidores que não se descolavam.  Mas o alemão insistia em forçar sendo neutralizado por Koretzky .

Disputa entre franceses, Koretzky e Sarrou – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Na última volta, Koretzky daria o golpe final, um ataque mais forte que desmontou o alemão, mas foi acompanhado por seu compatriota Sarrou e pelo suíço Litscher e pelo belga Schuermans.

Koretzky ainda era o mais forte e levando em sua roda a Sarrou na entrada da reta final, enquanto Schwarzbauer tangenciou uma curva cortando a frente de Listcher que freou e caiu enquanto o alemão disparava para o 3º lugar.  O brasileiro Ulan Galinski foi 27º.

Shwarzbauer se mantém na liderança da classificação geral do XCC com 1270 pontos, e uma boa vantagem sobre os franceses Sarrou, com 1080, e Dubau com 738.

Largada da Sub23 – foto: Michal Cerveny

SUB23

Um dia antes da elite entrar na pista, a garotada da Sub23 mediu forças no circuito na quinta-feira (07/09). Na prova feminina, mais uma vitória, a sexta consecutiva da suíça Ronja Blöchlinger.

Porém, mais uma vez ela foi testada pela neozelandesa Samara Maxwell, a suíça Noëlle Buri e a dinamarquesa Heby Pedersen que formaram um grupo e se revezaram ao longo de 6 voltas na dianteira.

Na última volta, Ronja atacou, tomou a dianteira para cruzar com tranquilidade na primeira posição, com Maxwell em 2º e Buri em 3º, repetindo as posições da etapa de Pal Arinsal.

Sexta vitória consecutiva de Ronja Blöchlinger no XCC-Sub23 – foto: UCI

Na prova masculina da Sub23 Adrien Boichis conquistou sua quarta vitória na temporada, deixando mais uma vez para trás o estadunidense Riley Amos, repetindo o resultado da etapa anterior.

A prova foi muito disputada e apesar da constante demonstração de força de Boichis, ele foi testado ao longo das 8 voltas, com atuações de destaque dos brasileiros Alex Malacarne e Gustavo Xavier que rodaram no grupo dos ponteiros e terminaram em 8º e 11º.

Na classificação geral, Boichis lidera com 680 pontos, seguido pelo canadense Woods com 485 e por Riley  Amos com 475. Alex Malacarne é 7º com 319 pontos e Gustavo é 18º com 212.

Alex Malacarne no grupo dos ponteiros, atrás dele Adrien Boichis – foto: Michal Cerveny

Copa do Mundo de Mountain Bike – 6ª Etapa – Alta Sabóia – Les Gets/França

XCC – short track – circuito curto

Elite Feminina – 40 competidoras de 22 países – circuito de 1.1 km x 7 voltas = 7.7 km

1- Puck Pieterse – Alpecin-Deceuninck – Países Baixos – 20m28s – vel. média 22.573 km/h

2- Evie Richards – Trek Ractory Racing XC – Grã Bretanha +1s

3- Alessandra Keller – Thömus Axon – Suíça +3s

4- Haley Batten – Specialized Factory Racing – Estados Unidos +14s

5- Loana Lecomte – Canyon CLLCTV – França +17s

37- Raiza Goulão – Brasil   -1 volta

Elite Masculina – 40 competidores de 21 países – circuito de 1.1 km x 8 voltas = 8.8 km

1- Victor Koretzky – Specialized Factory Racing – França – 20m33s – vel. média 25.692 km/h

2- Jordan Sarrou – Team BMC – França m.t.

3- Luca Schwarzbauer – Canyon CLLCTV – Alemanha +2s

4- Jens Schuermans – Giant Factory Racing Off-Road Team XC – Bélgica +4s

5- Martins Blums – KMC MTB Racing Team – Letônia +5s

27- Ulan Galinski – Caloi-Henrique Avancini Racing – Brasil +41s

Adrien Boichis conquista sua 4ª vitória na temporada do XCC-Sub23 – foto: UCI

quinta-feira 07/09

Sub23 Feminina – 40 competidoras de 16 países – circuito de 1.1 km x 6 voltas = 6.6 km

1- Ronja Blöchlinger – Liv Factory Racing – Suíça – 18m19s – vel. média  – 21.610 km/h

2- Samara Maxwell – Nova Zelândia +2s

3- Noële Buri – Bixs Performance Race Team – Suíça +6s

4- Heby Pedersen – Willier-Pirelli Factory Team XCO – Dinamarca +10s

5- Noemie Garnier – Scott Creuse Oxygene Gueret – França +19s

Sub23 Masculina – 40 competidores de 20 países – circuito de 1.1 km x 8 voltas = 8.8 km

1- Adrien Boichis – Trinity Racing MTB – França – 20m52s – vel. média 25.285 km/h

2- Riley Amos – Trek Factory Racing XC – Estados Unidos +3s

3- Carter Woods – Giant Factory Off-Road Team XC – Canadá +6s

4- Luke Wiedmann – Thömus Maxon – Suíça +14s

5- Heby Pedersen – Willier-Pirelli Factory Team XCO +15s

8- Alex Malacarne – Trinity Racing MTB – Brasil +18s

11-Gustavo Xavier – Brasil +26s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.