COPA DO MUNDO XCC VAL DI SOLE: Ronja Blöchlinger e Luca Schwarzbauer fazem a diferença no circuito curto

As provas de  XCC – short track – em Val di Sole confirmam que dois ciclistas dominam os circuitos curtos. Na categoria sub23 feminina, a suíça Ronja Blöchlinger está muito acima das adversárias e em 4 etapas tem 4 vitórias. Na Elite masculina, o alemão Luca Schwarzbauer com seu estilo explosivo garantiu sua segunda vitória, e é o mais regular nesse terreno

Pelotão da elite encara a subida do ‘jardim de pedras’ – foto: Giacomo Podetti/Val di Sole Bikeland

Na tarde de quinta-feira, 29 de junho, Val di Sole recebeu as provas de Short Tracks das categorias Sub-23 – masculina e feminina. A suíça Ronja Blöchlinger, tem se mostrado especialista no circuito curto e nesta primeira metade da temporada se mantém invicta com quatro vitórias nas quatro etapas disputadas. Na prova masculina o canadense Carter Woods conquista sua primeira vitória e salta para a vice-liderança da classificação geral.

Nove Mesto, Lenzerheide, Leogang e Val di Sole: Ronja Blöchlinger se confirma como a rainha da pista curta Sub-23 em Daolasa di Commezzadura, conquistando sua quarta vitória na Copa do Mundo em quatro corridas disputadas.

Ronja Blöchlinger conquista sua 4ª vitória em 4 etapas da Copa do Mundo – foto: UCI

Na Itália, a talentosa suíça teve de lutar para levar a melhor sobre a dinamarquesa Sofie Pedersen que repetiu o resultado da etapa anterior com mais um segundo lugar, a 6 segundos da vencedora; o terceiro lugar ficou com a francesa Noemie Garnier.

Blöchlinger e Pedersen duelaram pela ponta desde a primeira volta; graças à surpreendente largada da dinamarquesa manteve-se  na liderança até a terceira volta. Na metade da corrida, o duelo entre Blöchlinger e Pedersen ficou ainda mais intenso; as duas rivais seguiram juntas até a última volta, quando a suíça conseguiu atacar e se distanciar da dinamarquesa e cruzar a linha de chegada sozinha.

As brasileiras Giuliana Morgen e Sabrina Oliveira não competiram em Val di Sole

Na classificação geral da Copa do Mundo de Short Track, Blöchlinger lidera com a pontuação máxima – 500 pontos, seguida Pedersen com 360 e por Noelle Buri com 310. As brasileiras Giuliana Morgen e Sabrina Oliveira não competiram em Val di Sole.

Campeão canadense da Sub23, Carter Woods, vence o XCC de Val di Sole – foto: UCI

Na prova dos garotos da sub23 os indícios de que a prova no circuito curto teria uma disputa acirrada se confirmaram da primeira à última volta. O canadense Carter Woods, foi o vencedor após uma corrida intensa, onde não havia favoritos.

Woods teve como principais adversários o suíço Dario Lillo, o estadunidense Riely Amos e os franceses AdrienBoichis e Luca Martin. Até a última volta a disputa estava aberta, mas Woods conseguiu se impor no sprint final.  

Gustavo Xavier fez um bom começo de prova, fazendo as três voltas iniciais colado no grupo principal e forçando o ritmo, porém na metade da prova perdeu posições, terminando em 21º, a 29s do vencedor. Alex Malacarne conseguiu evoluir, saindo do meio do bloco até chegar à 16ª posição.

Boichis lidera a classificação geral com 430 pontos, 95 pontos à frente de à frente de Woods (335) e 100 à frende de  Lillo (330). Alex Malacarne está na 11ª colocação com 184 pontos e Gustavo Xavier é o 18º com 162

Nino Schurter força o ritmo e testa o pelotão de perseguidores – foto: UCI

ELITE

O alemão e a austríaca conquistaram a segunda vitória da temporada no circuito curto, debaixo da chuva que caiu no Val di Sole. Avancini ainda não reencontrou a boa forma e terminou em 29º

STIGGER NOVAMENTE NA PISTA CURTA FEMININA

Laura Stigger conquistou sua segunda vitória na temporada na Copa do Mundo de Short Track em Val di Sole. A jovem austríaca, vencedora na prova de do circuito mundial em Lenzerheide, desta vez deixou para trás a forte neerlandesa Puck Pieterse em um final de corrida intenso com a definição da vencedora acontecendo em cima da linha de chegada.

A francesa Pauline Ferrand-Prèvot que oscilou muito no início da prova conseguiu ter forças no final para terminar na terceira posição, a 6 segundos de Stigger e Pieterse, e à frente da frente da campeã da Copa do Mundo de 2022, a suíça Alessandra Keller e da sueca Jenny Rissveds .

Após um início de prova onde Evie Richards deu sinais de força, um sexteto formado por Pieterse, Stigger, Ferrand-Prèvot, Keller, Rissveds e Henderson assumiu o controle da prova, , seguido a curta distância por outro plantel liderado por Jolanda Neff.

Em cima da linha, Laura surpreende Puck Pieterse – foto: UCI

Com muita disputa não dava para assegurar quem ficaria com a primeira posição. Na penúltima das sete voltas programadas, Alessandra Keller tentou um ataque no ‘jardim de pedras’, mas a definição só aconteceria na volta seguinte com o ataque de Laura Stigger.

DUELO ATÉ O ÚLTIMO METRO

A austríaca aumentou o ritmo das pedaladas e apenas Pieterse conseguiu acompanha-la. A neerlandesa assumiu a ponta na tentativa de abrir o sprint na primeira posição. Mas Stigger não se entregou, saiu da roda de Pieterse e ganhar metro a metro até a linha de chegada para cruzar à frente.

Após a corrida, Laura Stigger comentou a fase decisiva da corrida na última volta: “Entrei no jardim de pedras com uma boa linha, e subindo senti que podia puxar forte, então tentei forçar a ultrapassar Puck e depois recuperar na descida em vez disso, Puck conseguiu voltar à frente na grama, e sei o quanto ela é competitiva no sprint: acho que ela é uma das atletas mais rápidas, conseguir ultrapassá-la no sprint foi incrível.”

Na corrida pelo título da Copa do Mundo de XCC, Ferrand-Prèvot manteve a liderança do Mundial de Short Track com 720 pontos, com uma vantagem de 14 pontos sobre Laura Stigger (706); Puck Pieterse é a terceira com  670.

Raiza Goulão que disputou as três etapas anteriores da Copa do Mundo, não disputou a prova de Val di Sole, sem pontuar na etapa está com 114 pontos na 37ª colocação.

SCHWARZBAUER, ESPECIALISTA EM PISTAS CURTAS VENCE MAIS UMA

Segundo muitos, a intensidade e as exigências do circuito curto de Val de Sole, acrescidos do terreno molhado eram as características ideais para o alemão Luca Schwarzbauer, sua explosão e potência mais uma vez se fizeram presentes para arrancar a segunda vitória na temporada e se firmar na liderança na classificação do short track.

foto: UCI

O XCC masculino foi uma corrida em grupo durante quase todas as oito voltas, na metade da prova Nino Schurter apareceu na ponta para testar Schwarzbauer se revezar na frente de um grupo de quinze ciclistas que se manteve compacto até  a última e decisiva volta.

A última volta foi ainda mais intensa com Schwarzbauer, Hatherly e Dubau pondo fogo na disputa. O alemão selecionou o grupo na subida e manteve o ritmo elevado na descida, abrindo uma pequena vantagem que controlou facilmente à chegada.

“Não esperava estar tão forte hoje. Sabia que estava em boas condições, mas me senti cansado depois do Campeonato Europeu (disputado em Cracóvia na Polônia) e da viagem;  no entanto, esperava ainda ter algo nas pernas”, disse o vencedor. – “Taticamente, acredito que interpretei a corrida da melhor forma. Tenho que agradecer ao Nino por ter liderado nas voltas finais, mas acho que fui o mais forte na corrida hoje. Este percurso combina muito comigo, com uma subida muito dura e explosiva, mas também com vários trechos de respiro, estou muito feliz com esta vitória na Copa do Mundo.”

Avancini – foto: Michele Mondini

Henrique Avancini até a penúltima volta esteve no grande grupo principal, mesmo sem conseguiu rodar na ponta marcou presença e foi visto dando combate, terminando na 29ª posição e só não terminou entre os 20 melhores porque na última volta se enroscou com outro ciclista e acabou travando a bicicleta no encontro. Apesar disso, em suas mídias sociais destacou que o XCC de Val di Sole foi o primeiro desta Copa do Mundo, com boas sensações.

Schwarzbauer lidera a classificação geral do Mundial de Short Track com 860 pontos, à frente dos francêses Jordan Sarrou, sétimo no XCC em Val di Sole com 680 pontos, e de Joshua Dubau com 488. Avancini é 37º com 140 pontos.

Pedersen, Blöchlinger e Garnier – foto: UCI

COPA DO MUNDO DE MOUNTAIN BIKE XCC – Short Track – 4ª ETAPA – VAL DI SOLE | ITÁLIA

Sub23 Feminina – 40 competidoras de 19 países – circuito curto : 1.1kmx7 – total:  7.70km

1- Ronja Blöchlinger – Liv Factory Racing – Suíça – 19m31s – vel. média: 23.653 km/h

2- Heby Pedersen – Willier-Pirelli Factory Team XCO – Dinamarca +6s

3- Noemie Garnier – Scott Creuse Oxygene Gueret – França +36s

4- Samara Maxwell – Nova Zelândia +38s

5- Ginia Calouri – Thömus Akros –Youngstars – Suíça +44s

Martin, Woods, Boichis – foto: UCI

Sub23 Masculina – 40 competidores de 20 países – circuito curto: 1.1kmx8 – total: 8.80km

1- Carter Woods – Giant Factory Off-Road Team XC – Canadá – 19m53 – vel. media: 26.553 km/h

2- Luca Martin – Orbea Factory Team – França +1s

3- Adrien Boichis – Trinity Racing MTB – França  +2s

4- Amos Riley – Trek Factory Racing XC – Estados Unidos +2s

5- Dario Lillo – Scott Davos MTB Project – Suíça +10s

16- Alex Malacarne – Trinity Racing MTB – Brasil +23s

21- Gustavo Xavier – Brasil +29s

Pieterse, Stigger, Ferrand-Prévot – foto: UCI

Elite Feminina – 40 competidoras de 19 países – circuito: 1.1kmx7 – total: 7.70km

1- Laura Stigger – Specialized Factory Racing – Áustria – 19m37s – vel. média: 23.532 km/h

2- Puck Pieterse – Alpecin-Deceuninck – Países Baixos – 0s00

3- Pauline Ferrand-Prévot – Ineos Grenadiers – França +6s

4- Alessandra Keller – Thömus Maxon – Suíça +7s

 5-Jenny Rissveds – Team 31 Ibis Cycles Continental – Suécia +9s

Hatherly, Schwarzbauer, Dubau – foto: UCI

Elite Masculina – 40 competidores de 20 países – circuito: 1.1kmx8 – total: 8.80km

1- Luca Schwarzbauer – Canyon CLLCTV – Alemanha – 19m45s- vel. média: 26.718 km/h

2- Alan Hatherly – Cannondale Factory Racing – África do Sul +2s

3- Joshua Dubau – Rockrider Ford Racing Team – França +3s

4- Pierre De Froidmont – Orbea Factory Racing – Bélgica +3s

5- Jens Schuermanns – Giant Factory Off-Road Team XC – Bélgica +4s

29- Henrique Avancini – Caloi-Henrique Avancini Racing – Brasil +28s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.