COPA DO MUNDO MTB XCO: EM ALBSTADT TODOS CONTRA A LAMA

Mathias Flüeckiger vence a primeira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike XCO, disputada em Albstadt, na Alemanha. Uma jornada marcada por uma chuva torrencial que tornou a etapa ainda mais dura. No feminino Kate Courtney se tornou a primeira estadunidense a vencer uma etapa da Copa do Mundo em 20 anos de disputas

Mathias Flüekiger conquiasta sua primeira vitória em uma etapa da Copa do Mundo de XCO- foto: Bartek Wolinski/RedBull Content Pool

A chuva torrencial que caiu logo após a largada da prova masculina foi mais um ingrediente para embaralhar os 150 mountain bikers que entraram na disputa da primeira etapa da Copa do Mundo de Cross Country, pelo Brasil alinharam Henrique Avancini que largou logo nas primeiras posições e  Luiz Henrique Cocuzzi que largou no meio do bloco na 73ª posição.

Logo de bandeira o campeão europeu Lars Forster e seu companheiro de equipe Nino Schurter resolveram partir para o ataque, com Avancini nesse momento buscando acompanhar o ritmo e dando as caras na ponta do grupo na primeira volta.

Mathieu van der Poel fez uma prova de recuperação para chegar em 2º – foto: Bartek Wolinski/RedBull Content Pool

Porém a dupla da Scott estava querendo pôr fogo na trilha e forçou o ritmo quando a chuva começou a cair com   maior intensidade. Lars Forster pagou caro por forçar o ritmo,   caindo várias vezes, até ser obrigado a abandonar a prova com uma possível lesão na perna.  Seu companheiro, Nino Schurter não resistiu aos ataques de Mathias Flüeckiger que assumiu a liderança na terceira volta e praticamente não mais largar a ponta até a linha de chegada.

Quem deu uma bela demonstração de força – e mais uma vez de estratégia foi o holandês Mathieu van der Poel um todo terreno que se destaca nas estradas, no ciclocross e no mountain bike XCO– nas primeiras voltas tentou andar na frente, se desgastou e optou por voltar para o bloco e depois recomeçar até entrar no ritmo e cruzar na segunda posição, superando no sprint ao francês Jordan Sarrou.

Flüekiger ditou o ritmo nas trilhas de Albstadt – foto: Bartek Wolinski/RedBull Content Pool

O brasileiro Henrique Avancini que havia começado bem, chegando a rodar na frente com os líderes, acabou se enroscando com o suíço Florian Vogel e como resultado teve um raio quebrado, meia volta depois foi obrigado a parar na área de boxes para trocar a roda, porém acusou o desgaste provocado pela quebra de ritmo, terminando em 18º. Já Luiz Henrique Cocuzzi teve que enfrentar um grande congestionamento na trilha, com o aumento da chuva muitos competidores se enroscaram no trecho mais complicado da trilha e isso exigiu negociar ultrapassagens, assim saiu de 73º na largada para 44º na final.

Avancini sofreu com um raio quebrado e precisou trocar a roda – foto: Bartek Wolinski/RedBull Content Pool

A prova feminina, que aconteceu horas antes da prova masculina, e da forte chuva que caiu na região foi um duelo entre a campeã da Copa do Mundo, Jolanda Neff e a campeã mundial Kate Courtney.

A estadunidense de 23 anos levou melhor no duelo, conseguiu abrir uma boa vantagem para conquistar sua primeira vitória na Copa do Mundo e para surpresa de muitos a primeira vitória, em 20 anos,   de uma norte-americana no XCO. A ucraniana Yana Belomoina, vencedora da Copa do Mundo em 2017 chegou em 3º.

Kate Courtney acabou com o jejum de 20 anos sem pódio dos Estados Unidos em uma prova de XCO feminino – foto: Bartek Wolinski/RedBull Content Pool

Jaqueline Mourão não teve um bom dia, enfrentou problemas com o canote tentou repará-lo no meio do percurso, sem sucesso; depois parou na área técnica para arrancar o canote, deu meia volta sem selim, passou mais uma vez pela área técnica quando colocou um novo canote, porem já com certo atraso, Jaqueline acabou sendo cortada por estar fora do tempo.

No domingo também aconteceu a disputa da SUB23 feminina, a austríaca Laura Stigger conquistou a primeira posição á frente da alemã Roja Eibl e da estadunidense Haley Batten. A brasileira Karen Olimpio terminou em 44ª e Marcela Lima Braga matos em 62º.

A categoria SUB23 masculina disputou o XCO no sábado, a vitória ficou com o suíço Filippo Colombo, com o romento Vlad Lascalu em segundo e o frnces Antoine Philipp em terceiro. O brasileiro Edson Gilmar de Rezende Júnior chegou em 80º – a 9 minutos do vencedor e Erick Eduardo Bruske não completou a prova.

Yana Belomoina ficou com a 3ª posição foto: Bartek Wolinski/RedBull Content Pool

MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MOUNTAIN BIKE XCO
1ª Etapa Albstadt – Alemanha

Elite Masculino

1- Mathias Flüeckiger/Thomus RN Swiss Bike Team – Suíça – 1h23m54

2- Mathieu van der Poel/Corendon-Circus – Holanda +32s

3- Jordan Sarrou/Absolute-Absalon – França +33s

4- Tutuan Carod/BMC Mountain Bike Racing Team – França +1m20s

5- Florian Vogel/KMC-Ekoi-Orbea – Suíça +1m22s

18- Henrique Avancini/Cannondale Factory Racing – Brasil +3m41s

44- Luis Henrique Cocuzzi/Lar-Scott – Brasil +6m34s

Elite Feminino

1- Kate Courtney/Scott-Sram MTB Racing – Estados Unidos1h26m03

2- Jolanda Neff/Trek Factory Racing XC – suíça  +0:49s

3- Yana Belomoina/CST-Saand Bafang MTb Racing Team – Ucrânia +1m31

4- Anne Tauber/CST-Saand Bafang MTb Racing Team – Holanda +1m49s

5- Anne Terpstra/Ghost Factory Racing – Holanda +2m20

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.