Com um calendário cada vez mais globalizado, faltava no programa da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator – XCE – uma etapa na América do Sul, agora ela foi confirmada para a cidade de São Paulo, no mês de agosto dentro da 14ª edição do Shimano Fest que acontece no Memorial da América Latina
A City Mountainbike, organizadora das etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator, modalidade conhecida pela sigla XCE e a União Ciclista Internacional (UCI) divulgaram no último dia 5 de fevereiro o seu calendário internacional e ali havia uma grande surpresa com a inclusão de uma etapa na cidade de São Paulo em seu circuito, , conforme publicamos em nossas mídias sociais.
Agora o país que além de receber duas etapas da Copa do Mundo de XCC-XCO em Mairiporã e Araxaá – no mês de abril receberá em agosto uma etapa do circuito Eliminator. E não é coincidência que a data escolhida, 18 de agosto seja durante o Shimano Fest.
O evento será disputado durante o Festival da Bicicleta que tradicionalmente acontece no Memorial da América Latina, e para o público que estiver fora de São Paulo o evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Shimanto no YouTube.
A organização do evento e a geração de imagens estará sob responsabilidade da Avelar Sports. “Estamos preparados para receber os melhores bikers do planeta com estrutura de primeiro mundo. Além de toda a parte técnica que envolve uma etapa da Copa do Mundo, também garantiremos que todos os olhos do mundo se fixem em São Paulo, pois contamos com equipamentos de alta qualidade e expertise de transmissões ao vivo. Aliás, como fizemos no Desafio dos Gigantes MTB Short Track Shimano Fest 2023”, explica Felipe Avelar, proprietário da empresa.
O Shimano Fest ganha ainda mais relevância com uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator que o lança com muita força para o calendário internacional de eventos esportivos. Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America, destaca a importância da inclusão da competição no programa do festival “É um orgulho e uma responsabilidade enorme também, podermos oferecer uma experiência de alto nível para os atletas nacionais e para o público, que poderá acompanhar todas as emoções dessa prova supercompetitiva, de muito perto, dentro do nosso evento”.
As etapas da Copa do Mundo de XCE
A edição de 2024 da Copa do Mundo UCI Mountain Bike Eliminator começa em 20 de abril, em Paris, a capital da França. Uma semana depois, as corridas cruzam a fronteira e se deslocam para Barcelona, a capital da Catalunha, na Espanha (26 de abril).
Em maio o circuito vai para a Ásia com provas em Palangkaraya, Indonésia (19 de maio), Sakarya, Turquia (26 de maio); em junho será a vez de Leuven, na Bélgica (2 de junho). As três cidades já receberam eventos de Eliminator, com Palangkaraya e Sakarya a sediando o Campeonato Mundial UCI no ano passado e o Campeonato Europeu UEC, enquanto Leuven foi a cidade anfitriã do Mundial da modalidade em 2020.
No meio do calendário uma parada para a disputa do Mundial de Eliminator, que acontecerá no dia 13 de julho em Aalen, na Alemanha, cidade natal da lenda da modalidade Simon Gegenheimer, o que promete atrair um grande público local para as disputas.
Em agosto será a vez de São Paulo (18 de agosto), marcando o retorno da City Mountainbike ao Brasil que sediou uma etapa na cidade mineira de Congonhas em 2018.
Depois disso, o circuito vai para Bengaluru, na Índia, com a penúltima rodada no dia 29 de setembro. A grande Final da temporada 2024 acontecerá no dia 3 de novembro, em Riad, capital da Arábia Saudita.
XCE – mais dinâmico e urbano
O cross country Eliminador (XCE) é disputado em baterias de quatro ciclistas um percurso muito curto. Em cada bateria, os dois mais rápidos avançam para a próxima rodada da competição, enquanto os dois mais lentos são eliminados da corrida. É uma corrida que lembra muito as disputas do four-cross (4x) disputadas em montanhas, porém no caso do Eliminator não há descidas e é feita em circuito muito curtos, em ambientes urbanos.
Basicamente é uma corrida que remete muito ao mundo do BMX Race ou às provas de velocidade do ciclismo de pista: com muita explosão, técnica e definida muitas vezes no sprint. Além disso se desenvolve em um curto espaço de tempo, com provas que duram pouco mais de 1 minuto.
Os circuitos utilizados podem ser montados em praças, parques, ruas da cidade ou até mesmo dentro de shopping centers com obstáculos naturais, escadas, saltos ou rampas e outras dificuldades construídas especificamente para o evento.
Um pouco de história
A primeira competição de XCE com esse formato foi disputada em 2006 em Waregen, na Bélgica. Mas foi só em 2010 que começou a ganhar outros países com uma prova sendo disputada na Alemanha, no ano seguinte foi evento teste nas etapas da Copa do Mundo em Pickering-Dalby Forest, no Reino Unido e em Nove Mesto, na Chéquia.
Em 2012 três etapas foram intergradas à Copa do Mundo de MTB com etapas na Bélgica, Nove Mesto e La Bresse, na França, a especialidade manteve seu formato de Copa do Mundo até 2014 e só voltou em 2017 sob os cuidados da Citymountainbike e com 6 etapas (Waregen e Antuérpia /Bélgica; Columbus/Estados Unidos; Volterra/Itália; Apeldoorn/Países Baixos e Winterberg/Alemanha).
Em 2018 foram 7 etapas com a inclusão de uma etapa brasileira na cidade de Congonhas, com Luiz Henrique Cocuzzi em 2º lugar e Rubinho Valeriano em 5º e na prova feminina um pódio todo brasileiro com Marcella Lima, Karen Olímpio, Tania Clair Pickler Negherbon e Paula Gallan.
Em 2022 a brasileira Marcella Lima terminou o circuito na 3ª posição na classificação geral, disputando 7 das 8 etapas da Copa e com uma campanha notável vencendo a etapa de abertura em Dubai e fazendo dois 3º em Sakarya e Leh, na Índia. No ano passado foram duas as ciclistas brasileiras a disputaram algumas etapas, com Aline Simões terminando em 9º e Marcella Lima em 13º na classificação geral.
Entre as mulheres o grande nome da atualidade é a italiana Gaia Tormena, quatro vezes campeã mundial e dominadora também da Copa do Mundo e a alemã Marion Fromberger que desde 2020 ocupa a 2ª posição na Copa do Mundo.
Na disputa masculina o francês Titouan Perrin-Ganier com seis mundiais e vencedor da última Copa do Mundo que tem como um dos grandes adversários seu compatriota Lorenzo Serres e o alemão Simon Gegenheimer vencedor da Copa do Mundo em 2017 e 2022.