Após três edições com vitórias da Velocio Sram (antiga Specialized-Lululemon) no contra-relógio por equipes, as ciclistas da equipe de bandeira holandesa Rabo Liv arrasaram as adversárias, colocando ao final de 43 km uma vantagem de 26s5 na abertura da 8ª etapa da copa do Mundo de Ciclismo Feminino, na sexta-feira (21/08) em Vargarda na Suécia.
As equipes largaram na ordem inversa da sua classificação na Copa do Mundo, assim o Team Finlandia abriu o evento e a última a sair foi a que vem se apresentando com maior força ao longo da temporada a Rabo Liv. Na primeira intermediária no km 16,4 o melhor tempo foi da Velocio Sram. A equipe Boels Dolmans da líder da Copa do Mundo, Lizzie Armitstead e as holandesas da Rabo Liv cravavam o mesmo tempo 18m46s. Daí em diante o trabalho da Rabo Liv ganhou intensidade rodando com maior velocidade e determinação, sendo conduzidas pela especialista em contra-relógio, a australiana Shara Gillow , a cada quilômetro percorrido foram aumentando a vantagem até garantirem a vitória e com isso, na classificação individual, Anna van der Breggen sobe para a segunda posição, à frente da italiana Eliza Longo Borghini/Wiggle Honda; a liderança da ciclista mais jovem se mantém com Katarzyna Niewiadoma, confirmando que a Rabo Liv é o esquadrão mais forte do ciclismo feminino.
A equipe Ale Cipollini aonde corre a brasileira Flavia Oliveira, terminou na 12ª posição, a mais de 4 minutos das vencedoras.
Domingo acontece a 9ª etapada da Copa do Mundo, também conhecida por Crescent Vargarda em um percurso de 133,5 km, com uma volta em um circuito longo com 56,5 km e mais 7 voltas em um circuito menor com 11 km. Espera-se uma corrida muito disputada, com Anna van Der Breggen/Rabo Liv tentando superar a Elizabeth Armistestead/Boels Dolmans e com Eliza Longo Borghini/Wigle Honda lutando para recuperar a posição perdida na classificação geral. As brasileiras Flavia Oliveira e Uênia Fernandes correm a etapa pela equipe italiana Ale Cipollini.
O clube organizador do evento tem em suas origens um valor inestimável para a história do ciclismo escandinavo, o Vårgårda Cycle Club foi fundado pelos lendários irmãos Gösta, Erik, Sture e Tomas Pettersson em 1961, muito antes deles se tornarem referência na extinta prova do 4x100km aonde conseguiram 3 títulos mundiais e 2 medalhas olímpicas (bronze/Tóquio’64, prata/México’68). Gösta foi campeão mundial em 1969 e chegou ao profissionalismo um ano depois quando terminou o Tour de France de 1970 na 3ª posição e em 1971 venceu o Giro d’Italia, Giro dell’Appennino. Encerrou sua carreira em 1974 tendo como melhor resultado a 2ª posição na classificação do Tour da Suíça.
8ª etapa da Copa do Mundo Feminina – Contra-Relógio por Equipes
1 – Rabo Liv (Lucinda Brand, Anna Van der Breggen, Shara Gillow, Thalita de Jong, Katarzyna Niewiadoma, Moniek Tenniglo) – 52m51s2 – 48,8 km/h
2- Velocio Sram (Lisa Brennauer, Trixi Worrack, Karol Ann Canuel, Alena Amialiusik, Elisa Delzenne, Mieke Kroegger) a 26s5
3- Boels Dolmans (Elizabeth “Lizzie” Armitstead, Chantal Blaak, Evelyn Stevens, Katarzyna Pawlowska, Chistrine Majerus, Romy Kasper a 28s9
Assista os melhores momentos da 8ª Etapa da Copa do Mundo Feminina