COPA DO MUNDO DH#6: VALI HÖLL SURPREENDE E BRUNI É BICAMPEÃO EM SNOWSHOE

A última etapa da Copa do Mundo de Downhill, disputada no último sábado em Snowshoe foi marcada por grandes mudanças na classificação geral, uma verdadeira reviravolta.  No feminino, a jovem austríaca Valentina Höll conquistou a segunda vitória no evento e destronou a francesa Myriam Nicole. No masculino a lesão sofrida por Dapréla, deixou o caminho aberto para Loïc Bruni

Vali Höll fecha 2021 com duas vitórias em Snowshow e o título da Copa do Mundo de DH – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A estação de Snowshoe, na Virginia Ocidental, nos Estados Unidos,  recebeu as duas etapas que fecharam a Copa do Mundo de Downhill 2021. A penúltima etapa foi disputada na quarta-feira (15/9), em um percurso de 1,903 metros, onde a austríaca Valentina Höll , foi a mais rápida na descia de assegurou a vitória na 5ª etapa, superando a suíça Camille Balanche e a francesa Marine Cabirou, vencedora da última edição disputada em Snowshoe em 2019.

A prova masculina foi marcada pela queda na classificatória da penúltima etapa do atual campeão Mundial e até aquele momento líder da Copa do Mundo, Thibaut Daprela . O francês quebrou o polegar e sofreu uma fratura na fíbula direita passando por uma cirurgia com isso deixou o caminho livre para seus compatriotas Löic Bruni e Loris Vergier disputarem a classificação geral.

Campeã Mundial, Myriam Nicole um erro ao final do circuito tirou o título da francesa – foto: UCI

De moral alta com o resultado conquistado na quarta-feira, quando conquistou sua primeira vitória na Copa do Mundo, a jovem Valetina Höll evitou os erros do início da temporada, e com muita segurança e forçando nos saltos foi a mais rápida do dia marcando 3m39s679.

O tempo de Höll era a referência a ser superada pelas três adversarias que desceriam a montanha, Camille Balanche, Marine Cabirou e a campeã mundial Myriam Nicole. A suíça Balanche ficou muito abaixo do esperado e não incomodou.

Faltavam as francesas. Marine Cabirou – vencedora em Snowshoe 2019 – conseguiu superar Höll na quarta intermediária, melhorando o tempo em 849 décimos de segundo, mas não conseguiu sustentar essa vantagem no trecho final, perdendo 256 décimos, ficando com a segunda posição.

Camille Balanche ficou com o 3º lugar na Copa do Mundo de DH – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Útima a descer, a campeã mundial Myriam Nicole, bastava a ela um quarto lugar para garantir o título da Copa do Mundo. Nicole fez três intermediárias com tempos que lhe asseguravam o título, mas a pressão foi demais e ao entrar no último trecho onde era preciso forçar os pedais, sua roda dianteira dá uma escorregada, tirando o título da francesa de 31 anos, uma grande, a decepção. Vali Höll não acreditava no que estava acontecendo, ela era a vencedora da Copa do Mundo de 2021.

A prova masculina foi marcada por tombos e erros de muitos pilotos, o desgaste da temporada e a pressão ficaram claros em Snowshoe e isso também serviu para abrir oportunidades.

O espanhol Angel Suarez que tinha como melhor resultado na atual temporada, um 9º lugar em Maribor,  fez uma descida muito rápida e com um trecho final que fez diferença, marcando  3m14s010 estabelecendo o tempo a ser superado, quando ainda restavam 20 pilotos para descer a montanha.

Troy Brosnan garantiu o segundo lugar na 6ª etapa da Copa do Mundo DH – oto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Vencedor  na quarta-feira, Reece Wilson começou bem, mas ao entrar no trecho plano um problema na coroa da sua bicicleta provocou a queda da corrente, no trecho plano com isso ele cruzou a linha de chegada apenas no embalo.  
Amaury Pierron – campeão da Copa do Mundo em 2018 – competiu ainda sentindo as dores de uma queda que sofreu durante os treinos no início da semana, fez uma boa descida, mas ainda ficou a 144 décimos do espanhol que se mantinha com o melhor tempo.

Com todo o apoio da torcida local, Luca Shaw, fez uma boa descida, que no final lhe garantiu a 5ª posição, seu primeiro pódio na Copa do Mundo em três anos, para o deleite dos fãs.

Com a saída da disputa de Dapréla, Loris Vergier era o piloto que tinha a maior  chance de  conquistar o título da Copa do Mundo. Sob pressão errou o traçado e deu adeus ao título.

Angel Suarez, surpresa espanhola no pódio -foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

O australiano Troy Brosnan conseguiu superar o tempo do espanhol  Angel Suarez e se posicionava momentaneamente em primeiro quando faltavam  apenas dois pilotos.  

Penúltimo a descer, o canadense Finn Iles poderia chegar ao pódio, mas errou no meio do circuito não conseguindo repetir a boa performance da etapa disputada no meio da semana, quando ficou em 4º.

Último homem a descer, e com a experiência de cinco títulos mundiais, o francês Löic Bruni fez uma descida perfeita, sem cometer erros fez os melhores tempos nas quatro intermediarias, fechando a descida em 3m13s379, superando Brosnan por 421 décimos de segundo, e com isso conquistando o seu segundo título da Copa do Mundo de MTB DH

Loïc Bruni sem cometer erros foi o mais veloz, levou a etapa e o título geral da Copa do Mundo de DH – foto: UCI

MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MOUNTAIN BIKE DHI –

Downhill 6ª etapa – Snowshoe – Estados Unidos  –  18/09/2021  – Descida de 2.136  Km

Elite Feminina – 15 competidoras de 10 países

1- Valentina HöllValentina Höll – Rockshox Trek Race Team – Áustria – 3m39s679 – vel. média: 35.004 km/h

2- Marine Cabirou – Scott Downhill Factory – França +0s256

3- Camille Balanche – Dorval AM Commencal – Suíça +5s421

4- Tahnée Seagrave – Canyon Collective FMD – Grã Bretanha +6s557

5- Nina Hoffmann – Nina Hoffmann Racing Powered by – Alemanha +7s269

Loïc faz a torcida vibrar com o melhor tempo – foto: UCI

Elite Masculina – 63 competidores de 12 países

1- Loïc Bruni – Specialized Gravity – França – 3m13s379 –  vel. média 39.764km/h

2- Troy Brosnann – Canyon Collective Factory Team – Austrália +0s421

3- Angel Suarez – Commencal 21- Espanha +0s631

4- Amaury Pierron – Commencal – MucOff by Riding – França +0s775

5- Luca Shawn – Santa Cruz Syndicate – Estados Unidos +1s328

Aos 19 anos e sua primeira Copa do Mundo, Vali Höll surpreendeu a todos em Snowshoe – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Copa do MundoClassificação final após 6 etapas (Leogang, Les Gets, Maribor, Lenzerheide, Snowshoe, Snowshoe)

Elite Feminina

1- Valentina Höll – Valentina Höll – Rockshox Trek Race Team – Áustria – 1125 pontos

2- Myriam Nicole – Commencal – MucOff by Riding Addiction – França – 1079

3- Camille Balanche – Dorval AM Commencal – Suíça – 1065

Elite Masculina

1- Loïc Bruni – Specialized Gravity – França – 877 pontos

2- Thibaut Dapréla – Commencal – MucOff by Riding – França – 752 pontos

3- Loris Vergier – Trek Factory Racing DH – França – 713

109 – Roger Vieira – Brasil – 4

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.