No traçado difícil e enlameado de Snowshoe, os líderes da Copa do Mundo de Mountain Bike Downhill, ampliaram sua vantagem. A suíça Camille Balanche conquistou a terceira vitória e o francês Amary Pierron a quarta. Entre os homens, os erros de muitos dos favoritos, abriram espaço para que Bernard Kerr e o jovem Ronan Dunne subissem ao pódio
A chegada da fase norte-americana da Copa do Mundo foi marcada por uma mudança climática, o tempo úmido fora de época deixou as íngremes descidas do Resort Snowshoe em situação muito complicada. Além disso, a prova masculina, em relação às disputadas na Europa teve uma grande diminuição no número de participantes, caindo em média de 140 para 93 competidores.
Com os pilotos entrando na pista, sulcos foram se abrindo no traçado. As muitas raízes das árvores expostas na trilha, eram mais uma armadilha. Apesar da pista ter secado ao longo da prova, muitos dos favoritos cometeram erros ao avaliar o traçado, pois no trecho de floresta cheia de pedras as condições permaneceram incrivelmente escorregadias, para alguns foi o trecho que serviu para fazer a diferença, para outros o fim de uma boa classificação.
Classificada com o melhor tempo na sexta-feira (29/7) com quase 7 segundos de vantagem sobre Myriam Nicole, a suíça Camille Balanche que havia terminado na terceira posição na etapa anterior em Valnord, buscava ampliar sua vantagem na liderança da Copa do Mundo.
Myriam Nicole mais uma vez não teve sorte, e como aconteceu na etapa anterior em Andorra, caindo quando estava a caminho de uma potencial vitória, a francesa mais uma vez estava fazendo uma descida muito rápida, mas após ter completado a metade do percurso, cometeu um pequeno erro perdendo a roda dianteira e caiu, porém sua descida foi tão rápida que conseguiu ficar com a segunda posição com mais de 4segundos de vantagem sobre Hoffmann.
Última a descer, e sem cometer erros nos trechos mais traiçoeiros, Balanche superou os tempos de Valentina Höll, Nina Hoffmann e de sua adversária direta Myriam Nicole, superando a marca da francesa em 4s145.
Com a vitória, Balanche soma 1335 pontos , 230 a mais que Nicole, a segunda colocada. Quarta colocada em Snowshoe, Valentina Höll é a terceira colocada com 966 pontos, a terceira colocada no dia, Nina Hoffmann ocupa a 5ª posição na classificação geral.
“É um alívio descer sem bater. Foi muito duro, difícil, super difícil. Gosto quando a pista é assim, não vou mentir. Com certeza, tenho tudo em mente, mas não quero mudar minha estratégia. Myriam está logo atrás de mim e é uma batalha incrível que vai até a última corrida”, comentou a líder do torneio, Camille Balanche.
4ª VITÓRIA DE PIERRON NA TEMPORADA
Os tempos de classificação colocavam mais uma vez os franceses Pierron – o mais veloz na classificação, Daprela e Bruni para o duelo pelo pódio, mas entre eles estavam o britânico Bernard Kerr e o jovem irlandês, de 20 anos Ronan Dunnes.
O canadense Finn Iles, 44º a enfrentar a descida foi o primeiro a levar o tempo de descida para a casa dos 3m40, ainda longe do tempo de classificação, mas levando-se em consideração as condições da pista, era um tempo de referência a ser superado. Pouco depois foi a vez do britânico Laurie Greenland enfrentar a descida, e melhorar o tempo.
O austríaco Andreas Kolb, que vem mostrando boa regularidade após a 3ª etapa da Copa do Mundo fez uma descida muito boa, posicionando-se como líder virtual quando ainda faltavam 5 pilotos para enfrentar a descida.
Nem o irlandês Ronan Dunne, nem o francês Loïc Bruni conseguiram melhorar o tempo de Kolb. Bruni fez uma largada muito forte, porém, foi forçado abandonar a descida com problemas no freio.
Antepenúltimo a descer o britânico Bernard Kerr, que se classificou com o 3 melhor tempo, voltou a fazer uma ótima descida, superou o tempo do austríaco em 1,394 assumindo a primeira posição quando ainda faltam as descidas de Thibault Daprella e Pierron.
Em uma temporada cheia de altos e baixos, Daprela mais uma vez errou e ficou fora da disputa, estava aberto o caminho para Pierron que não fez uma boa largada, estava quase 3 segundos atrás até o segundo trecho cronometrado, daí em diante entrou novamente na disputa e descontou a diferença para conquistar sua quarta vitória na temporada da Copa do Mundo superando o tempo de Kerr , e tornando-se o quarto piloto da história da competição a conseguir esse número de vitórias.
O brasileiro Roger Vieira terminou na 53ª posição, após sofrer uma queda e retomar a descida completando a prova. Apesar do tombo, ele confirmou que estará na disputa da etapa do Canadá no próximo final de semana.
Para o britânico Kerr, o desempenho em Snowshoe foi o melhor resultado de sua carreira com o terceiro lugar na classificação e o segundo lugar na final subiu para a 10ª posição na classificação geral liderada por Pierron com 1180 pontos, com 422 pontos de vantagem sobre o francês Loris Vergier e 434 sobre o canadense Finn Iles.
Mercedes Benz Copa do Mundo UCI de MTB Downhill
6ª Etapa – 29 e 30 de Julho – Snowshoe, Estados Unidos – descida de 2.101 m
Elite Feminina – 20 competidoras de 13 países – 15 melhores avançaram à final
1- Camille Balanche – Dorval AM Commencal – Suíça – 4m28s585
2- Myriam Nicole – Commencal/MucOff by Riding – França +4s145
3- Nina Hoffmann – Santa Cruz Syndicate – Alemanha +6s107
4- Valentina Höll – Rock Shox Trek RaceTeam +15s904
5- Monika Hrastinik – Dorval AM Commencal – Eslovênia +16s777
Elite Masculina – 93 competidores de 16 países – 63 melhores tempos avançaram à final
1- Amaury Pierron – Commencal/MucOff by Riding – França – 3m34s442 – vel. Media 35.271 km/h
2- Bernard Kerr – Pivot Factory Racing – Grã Bretanha +0s414
3- Andreas Kolb – Continental Atherton – Áustria +1s808
4- Ronan Dunne – Continental Nukeproof Factory – Irlanda +2.571
5- Greg Minnaar – Santa Cruz Syndicate – África do Sul +3.520 53- Roger Vieira – Brasil +38s210