Os pilotos franceses mais uma vez dominam o traçado de Lenzerheide, foi assim na etapa da Copa do Mundo de 2021 e na de 2019. Myriam Nicole repete o resultado da temporada passada e com uma descida perfeita conquista, neste ano, sua primeira vitória no evento. Amaury Pierron mantém a consistência conquistando sua terceira vitória no ano, e já igualando o desempenho de 2018 quando foi campeão
Em uma pista extremamente técnica e exigente como é da de Lenzerheide na Suíça, a líder geral da Copa do Mundo, Camille Balanche, era a grande favorita após ter feito o melhor tempo na classificação, com uma descida muito rápida e técnica.
A prova também marcou o retorno de Rachel Atherton às disputas da Copa do Mundo, sua última temporada foi em 2019 quando rompeu o tendão de Aquiles quando treinava para a etapa de Les Gets, naquele ano mesmo sem ter disputado as três etapas finais terminou na 5ª posição. A hexacampeã da Copa do Mundo e pentacampeã Mundial aproveitou também para dar uma parada nas competições para ter seu primeiro filho.
Balanche e Nicole o duelo das campeãs marca a temporada
Em seu retorno e sendo a 9ª competidora a descer mostrou que apesar de três anos longe das competições está em forma, fez uma descida muito boa e colocou-se naquele momento com o melhor tempo. Logo depois foi a vez de Valentina Höll que sem cometer erros superou a marca da britânica.
A italiana Eleonora Farina foi a primeira a fazer um tempo que poderia leva-la ao pódio e temporariamente assumiu a ‘hot seat’. A campeã europeia, a eslovena Monika Hrastnik, fez um início de descida muito rápido, porém não conseguiu superar a marca da italiana.
A francesa Myriam Nicole e a suíça Camille Balanche seriam as últimas a descer – um duelo de campeãs mundiais que vem ganhando força ao longo da temporada.
Nicole enfrentou a descida e sem cometer erros fez um tempo 8s433 melhor que a italiana, líder até o momento. Balanche fechava o evento, mas mesmo melhorando o seu tempo em relação ao da classificação, sua marca não foi suficiente para superar o tempo da francesa, ficando a 4s419, com isso a francesa garantiu a sua primeira vitória na temporada da Copa do Mundo depois de terminar duas vezes em segundo (Lourdes e Leogang) e uma em terceiro (Fort William).
“Graças a Cami (Balanche), eu realmente tenho que superar meus limites… então, honestamente, isso é muito bom. Estamos entrando na segunda parte da temporada e será longa, então eu realmente precisava dessa vitória”, comentou Myriam Nicole que ocupa a segunda posição na classificação geral, 100 pontos atrás da suíça Balanche que lidera com 895 pontos.
Na prova masculina o melhor tempo na classificação foi do francês Amaury Pierron e isso logo de cara o colocava como favorito e último a entrar na pista. O canadense Finn Illes, 46º a enfrentar a descida e foi o responsável por estabelecer a marca a ser superada, 4m248s55 para os 1.845 metros do percurso.
Grandes pilotos como Thibaut Daprela, Matt Walker, Andreas Kolb, Luca Shaw e Benoit Coulanges não conseguiram superar o tempo do canadense, apenas o sul-africano Greg Minnaar havia chegado perto, ficando a 303 décimos de segundo.
Penúltimo a descer, o estadunidense Dakota Norton, que se classificou com o segundo melhor tempo começou muito bem, fazendo uma descida muito rápida, mas ainda 1 segundo atrás do tempo de Illes, quando caiu no trecho final, ficando fora da disputa pelo top 10.
Último a descer, só Amaury Pierron poderia superar a marca do canadense. O francês é reconhecido por uma pilotagem arrojada e correu em busca da vitória, fazendo a terceira e a quarta intermediárias com o melhor tempo, para fechar o percurso com 1s402 segundos de vantagem sobre Illes, assegurando a sua terceira vitória na temporada e mais 250 pontos, mantendo-se na liderança da competição com 830 pontos, 230 à frente de Matt Walker (556 pontos).
Pierron tem 3 vitórias nesta temporada
O biker de 26 anos mostra-se motivado e ainda faltando 4 etapas para o final é forte candidato ao título. “Eu me senti bem durante todo o fim de semana, e quando você se sente bem, você só tem que ir em frente. Estou super empolgado”, comentou.
O brasileiro Roger Vieira ficou com o 40º tempo e comentou que a diferença de tempos entre os competidores estava muito apertada, optou por fazer uma descida mais segura, sem arriscar o que talvez tenha prejudicado uma melhor colocação. Seu irmão Douglas entrou na competição com um dedo quebrado, nos treinos livres saiu da pista e ainda se chocou contra um dos postes de sinalização da pista, agravando a lesão, com dores optou por não largar para a tomada de tempo classificatória.
Mercedes Benz Copa do Mundo UCI de MTB Downhill
4ª Etapa – 8 e 9 de Julho – Lenzerheide, Suíça – descida de 1.845 m
Elite Feminina – 36 competidoras de 15 países – 15 melhores avançaram à final
1- Myriam Nicole – Commencal/MucOff by Riding – França – 3m11s751 – vel. média 34.639km/h
2- Camille Balanche – Dorval AM Commencal – Suíça +4s419
3- Eleonora Farina – MS Modraker Team – Itália +8s433
4- Monika Hrastinik – Dorval AM Commencal – Eslovênia +10s228
5- Valentina Höll – Rock Shox Trek RaceTeam – Áustria +11s212
Elite Masculina – 164 competidores de 25 países – 62 melhores tempos avançaram à final
1- Amaury Pierron – Commencal/MucOff by Riding – França – 2m47s153
2- Finn Illes – Specialized Gravity – Canadá +1s402
3- Greg Minnaar – Santa Cruz Syndicate – África do Sul – +1s705
4- Andreas Kolb – Continental Atherton – Áustria +1s712
5- Benoit Coulanges – Dorval AM Commencal – França +2s754
40- Roger Vieira – Brasil +9s722
DNS – Douglas Vieira – Brasil