COPA DO MUNDO DH#3: BALANCHE E WALKER VENCEM EM LEOGANG

A pista de Leogang tem suas armadilhas: clima instável, trecho secos, outros enlameados, raízes molhadas, um desafio superado pela suíça Camille Balanche que obteve sua terceira vitória na Áustria. E nesse traçado complicado que o jovem britânico Matt Walker de 23 anos conquistou a primeira vitória de sua carreira em uma etapa da Copa do Mundo

Camille Balanche a mais rápida conquista sua 3ª vitória nessa pista

A suíça Camille Balanche conquistou mais uma vitória na complicada pista de Leogang – a terceira consecutiva. A supremacia de Balanche nesta edição começou na sexta-feira quando fez o melhor tempo classificatório, superando a piloto local Valentina Höll a mais rápida no treino livre.

A campeã mundial Myriam Nicole, uma das favoritas cometeu um pequeno erro no início da descida quase caindo, montou novamente na bicicleta, mas seu tempo só foi suficiente para superar a italiana Leonora Farina que vem evoluindo ao longo da temporada.

Marine Cabirou, outra das candidatas ao pódio, fez um bom primeiro trecho do circuito, mas depois forçou demais, comprometendo sua descida e não completando o percurso.

Miriam Nicole, ficou em 2º e é vice-líder da Copa do Mundo DH – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Correndo com a torcida a seu favor, Valentina Höll fez uma largada muito boa com o segundo melhor tempo na primeira intermediária, mas ao entrar no trecho em meios às arvores, caiu, retomou a corrida, mas estava a mais de 11 segundos de Myriam Nicole, que tinha até então o melhor tempo e aguardava a última a descer.

Myriam Nicole lidera a Copa do Mundo

Camille Balanche tinha como grande desafio não cometer erros e se manter sobre a bicicleta. Fez mais do que isso, marcou os melhores tempos nas 4 intermediárias e superou o tempo da francesa Nicole em 11s368 garantindo mais uma vitória, a segunda na temporada e com isso firmando-se na liderança do torneio com 685 pontos, e uma vantagem de 130 pontos sobre a 2ª colocada, Myriam Nicole (555 pontos). Na terceira posição está Valentina Höll com 460 pontos.

Eleonora Farina, fez o 3º melhor tempo – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

“Tentei não arriscar muito. Estou na lua. Eu sabia que ia secar, mas foi super difícil escolher um pneu. Ainda estava enlameado no trecho de raízes e é nas raízes onde você ganha a corrida. Foi uma mudança de última hora!”, comentou a três vezes vencedora em Leogang.

Primeira vitória de Walker na Copa do Mundo DH

A prova masculina trouxe boas surpresas no pódio, com Matt Walker vencendo sua primeira etapa de Copa do Mundo e o espanhol Angel Suarez na terceira posição, repetindo seu melhor resultado conquistado em 2021 em Snowshoe.

Amaury Pierron não conseguiu a terceira vitória consecutiva, ficou em 4º e lidera a Copa foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Na sexta-feira o melhor tempo classificatório foi do francês Benoit Coulanges (3m41s645), seguido pelo canadense Finnley Iles e pela armada britânica formada por Matt Walker, Danny Hart e Laurie Greenland que dominam traçados enlameados.

Amaury Pierron, vencedor em Lourdes e Fort William entrou na pista com a vontade de se tornar o primeiro piloto a vencer uma sequência de três provas na temporada da Copa do Mundo, porém não foi rápido o bastante, pois logo após sua descida entrou na pista o espanhol Angel Suarez fazendo naquele momento o melhor tempo.

Angel Suarez – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

O bicampeão mundial de downhill Danny Hart entrou na pista em busca de sua quinta vitória na Copa do Mundo, desceu com muita agressividade dominando o trecho de raízes e lama, porém Hart não teve tempo para comemorar, pois logo atrás dele desceu seu compatriota Matt Wallker que fez o último melhor trecho cronometrado para garantir o melhor tempo do dia 3m28s816.

Ainda faltavam as descidas dos mais rápidos na classificação, o canadense Finn Iles e o francês Benoit Coulanges, que poderiam superar a marca de Walker. Illes cometeu pequenos erros, mas o suficiente para que o afastaram do pódio. Coulanges que até o terceiro trecho cronometrado estava virtualmente na primeira posição, errou no trecho final ficando apenas com a 20ª posição dando espaço à comemoração de  Walker.

Matt Walker, voando em Leogang para sua primeira vitória na Copa do Mundo DH – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

“É inacreditável. Não é uma pista que eu tenha feito muito bem no passado. Eu me senti muito bem esta manhã. Eu estava confiante com minhas linhas. Fiz algumas escolhas ousadas com a escolha de pneus e valeu a pena. Não tenho como agradecer o suficiente a todos pelo apoio. Trabalhamos tanto e é incrível alcançar um objetivo como este”, comentou o jovem de 23 anos, Matt Walker.

Mesmo com o 4º lugar, o francês Amaury Pierron se manteve na liderança da Copa do Mundo com 580 pontos. Com a vitória Walker que vem evoluindo muito na atual temporada com um 10º lugar em Lourdes e um 5º em Fort William se coloca na segunda posição na classificação geral (443) , 137 pontos atrás do francês, na 3ª posição está Danny Hart com 401 pontos.

Roger Vieira – foto: Sebastian Sternemann

O brasileiro Roger Vieira, vinha fazendo uma boa descida com seus tempos encaixando-se na 30ª posição nas 4 parciais, mas na última curva do circuito sofreu uma queda que o levou para o final da classificação. Seu irmão Douglas que no ano passado havia sofrido um grave acidente nessa mesma pista, no sábado sofreu uma queda e não conseguiu passar para a fase classificatória.

A próxima etapa da Copa do Mundo de Downhill acontece em Lenzerheide, na Suíça com os treinos acontecendo na sexta-feira 8/7 e a final no sábado 9/7.

Mercedes Benz Copa do Mundo UCI de MTB Downhill

3ª Etapa – 10 e 11 de Junho   – Leogang,  Áustria  – descida de 2.175 m

Elite Feminina – 32 competidoras de 15 países – 16 melhores avançaram à final

1- ­ Camille Balanche – Dorval AM Commencal – Suíça – 4m08s218 – vel. média 30.163km/h

2- Myriam Nicole – Commencal/MucOff by Riding – França +11s368

3- Eleonora Farina – MS Modraker Team – Itália +16s063

4- Louise-Anna Ferguson – Grã Bretanha +21.658

5- Monika Hrastinik – Dorval AM Commencal – Eslovênia +22s040

Elite Masculina – 180 competidores de 31 países – 64 melhores tempos avançaram à final

1- Matt Walker – Madison Saracen Factory Team – Grã Bretanha – 3m28s816 – vel. Media 37.439km/h

2- Danny Hart – Cube Factory Racing – Grã Bretanha +0s325

3- Angel Suarez – Commencal-100% – Espanha +1s554

4- Amaury Pierron – Commencal/MucOff by Riding – França +1s714

5- Andreas Kolb – Continetal Atherton – Áustria +2s433

60 – Roger Vieira – Brasil +23s690 112- Douglas Vieira – Brasil

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.