COPA DO MUNDO DH: MARINE CABIROU E BENOIT COULANGES ENLOUQUECEM A TORCIDA FRANCESA

Correndo em casa, os pilotos franceses Marine Cabirou e Benoit Coulanges foram os vencedores da sexta etapa da Copa do Mundo de Downhill, e levaram a barulhenta torcida que tomou conta do Mont Chéry ao delírio ao assistir, na prova masculina, uma final onde a diferença entre os 5 melhores do dia foi de décimos de segundo

Benoit Coulanges é carregado pela torcida francesa após fazer a melhor descida – foto: UCI

Com as encostas do Mont Chéry , em Les Gets,no sábado (09/09) tomadas por uma legião de barulhentos fãs, Marine Cabirou conquistou sua primeira vitória na temporada da Copa do Mundo de DH com uma descida perfeita no traçado íngreme e desafiador e superando a campeã mundial,  vencedora de três etapas e líder do torneio,  Valentina Höll.

Marine fez uma descida perfeita e vence o DH em Les Gets – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A austríaca Höll, após ganhar na semana anterior em Loudenville,  queria sair da França com mais uma vitória e para isso dominou a classificatória e a semi-final  fazendo o melhor tempo, deixando para trás a francesa Cabirou que ficou com o segundo tempo nas duas sessões classificatórias para a final .

Na final, disputada pelas competidoras que fizeram os 10 melhores tempos, algumas surpresas: a boa descida da italiana Gloria Scarsi, em sua primeira participação nesta temporada, terminou com o 5º melhor tempo.

CABIROU – sem errar a mais veloz

A decisão estava polarizada entre Marine Cabirou, penúltima a enfrentar a descida,  e a campeã mundial, Höll, última a encarar o desafio. A francesa entrou determinada e já na segunda intermediária marcava o melhor tempo, mantendo-se com as melhores passagens até o final do percurso.

Nina Hoffmann ficou com o 3º lugar – foto: UCI

A única que poderia tirar Cabirou da primeira posição era Höll,  que foi sempre a mais veloz nas classificatórias;  porém pressionada pela boa descida da francesa, arriscou demais no primeiro trecho do circuito, caindo na terceira curva da pista, limitando-se retomar a descida, mas já sem condições de disputar o pódio, terminou na 10ª posição.

A eslovena Monika Hrastnik que na classificatória e a semifinal fez o terceiro tempo, ficou com a segunda posiçãos, pouco menos de quatro segundos atrás da vencedora,  após uma corrida precisa e agressiva. Nina Hoffman que havia começado muito mal na fase classificatória, sendo desclassificada, mas recolocada na disputa pela proteção do regulamento,  ficou em terceiro, cerca de meio segundo atrás.

Monika Hrastnik, fez a 2ª melhor descida – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Valentina Höll manteve a liderança com 1842 pontos, e uma vantagem de 424 pontos sobre Nina Hoffmann, segunda colocada com 1418; com a vitória Marine Cabirou sobre para a teceria posição na classificação geral somando 1328 pontos.

DÉCIMOS DE SEGUNDO separam os 5 melhores

Em Les Gest, Benoit Coulanges que na etapa anterior, em Loudenvielle,  havia dominado a classificatória e a semifinal, mas caiu na final, terminando na 16ª posição, repetiu a boa atuação nas fases classificatórias, fazendo os melhores tempos na classificatória e na semifinal, tendo sempre atrás o seu compatriota Loris Vergier e o estadunidense Dakotah Norton.

Coulanges esteve perfeito, dominou as classificatórias e conquistou sua 1ª vitória na Copa do Mundo de Downhill – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

O brasileiro Roger Vieira, mais uma vez conseguiu passar para a semifinal, onde fez o 48º tempo, porém com esse resultado não conseguiu ir para a final, onde apenas os 31 melhores avançavam.

Löic Bruni, foi o primeiro a empolgar a torcida, ao registrar 3m20s228  e assumir temporariamente a primeira colocação, mas ainda havia muita competição pela frente, e  a final, só ganhou emoção quando os 6 pilotos com os melhores tempos na semifinal (Kolb, Goldstone, Brosnan, Dakota, Vergier e Coulange) iniciram suas descidas.

Andreas Kolb ficou com o 2º melhor tempo de descida – foto: UCI

Andreas Kolb com uma exibição épica, sinalizou que seria capaz de conquistar a segunda vitória da temporada ao registrar 3m19s733 – e esse seria a marca a ser superada. Golstone ficou a 250 décimos de segundo; Brosnan desceu acima de 3m20; Dakota errou no início de sua descida e saiu da disputa para ficar na última posição;  Vergier impressionou, esteve muito perto, mas ficou a 203 décimos de segundos, a expectativa era grande pois só faltava a descida de Coulanges.

COULANGES – Mais rápido nas classificatórias e na final

O francês, último a descer era a esperança da torcida francesa, e apesar de ter começado não muito rápido, Coulanges cresceu a partir da segunda intermediaria, mas ainda faltavam dois trechos cronometrados, foi na última passagem cronometrada que ele assumiu a primeira posição, superando a marca de Kolb por apenas 160 décimos de segundo, o suficiente para conquistar sua primeira vitória na Elite da Copa do Mundo e fazer a torcida explodir.

Após 6 etapas da Copa do Mundo , Löic Bruni lidera com 1330 pontos – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Na corrida pela classificação geral, após 6 etapas O francês Löic Bruni que  terminou em quinto, continua na liderança com  1330; o Sub23 canadense, Jakson Goldstone é o segundo com 1273 pontos e o francês, Loris Vergier, é terceiro com 1208 pontos.

JUNIORES – colombiana vence e lidera CG

Os juniores correram na sexta-feira e o destaque ficou por conta da colombiana Valentina Roa Sánchez que após 2 segundos lugares e um terceiro, finalmente conseguiu a vitória ao superar a australiana Sacha Mills por 3s398 e a francesa Lais Bonnaure por 3s543.

Colombiana Valentina Roa Sánchez, primeira vitória e liderança da Junior – foto: UCI

Com a primeira posição, Valentina assumiu a liderança classificação geral com 285 pontos, em uma disputa apertada com a francesa Lisa Bouladou que tem 275 pontos. A terceira colocada é a campeã mundial júnior, a neozelandesa  Erice Van Leuven que não disputou a etapa pois sofre uma forte queda nos treinos.

Na júnior masculina, o estadunidense Ryan Pinkerton conseguiu sua segunda vitória consevutiva, após a vitória em Loudenvielle repetiu a boa atuação em Les Gets. Em segundo lugar, a cerca de 3,7s, ficou Jon Mozell e Evan Medcalf foi o terceiro. Pinkerton lidera a classificação com 283 pontos, o canadense Bodhi Kuhn que ficou de fora da corrida após uma suspeita de concussão em Loudenvielle é o vice-líder com 195 pontos.

Pinkerton, duas vitórias consecutivas e liderança da classificação geral da Junior – foto: UCI

Copa do Mundo de Mountain Bike Downhill

6ª Etapa – Alta Sabóia-Les Gets/França

Elite Feminina – 36 pilotos de 16 países – descida com 2.380 metros

1- Marine Cabirou – Scott Downhill Factory – França – 3m47s390  – vel. média 37.680km/h

2- Monika Hrastnik – Dorval AM Commenca – Eslovênia +3s979

3- Nina Hoffmann – Santa Cruz Syndicate – Alemanha +4s417

4- Mille Johnset – Canyon CLLCTV Factory Team – Noruega +8s871

5- Gloria Scarsi – Itália +9s804

Elite Masculina – 172 pilotos de 29 países – descida com 2.380 metros

1- Benoit Coulanges – Dorval AM Commencal – França – 3m19s573 – vel. média 42.932km/h

2- Andreas Kolb – Continental Atherton – Áustria +0s160

3- Loris Vergier – Trek Factory Racing Gravity – França +0s363

4- Jackson Goldstone – Santa Cruz Syndicate – Canadá +0s410

5- Löic Bruni – Specialized Gravity – França +0s655

48- Roger Vieira – Impact Racing – Brasil 3m31s577 (semifinal)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.