COPA DO MUNDO DH: EM LOUSÃ MINNAAR VOLTA AO TOPO DO PÓDIO E CONQUISTA A 22ª VITÓRIA

O sul-africano Greg Minnaar é uma lenda do mountain bike downhill e aos 38 anos, se tornou o piloto mais velho a conquistar uma vitória em uma etapa da Copa do Mundo de DH. No feminino, no duelo francês Myriam Nicole superou a Marine Cabirou

Aos 38 anos Greg Minnaar é o mountian biker maisvelho a conseguir uma vitória na Copa do Mundo de DH – foto: Bartek Wolinski/RedBull Content Pool

Na temporada esportiva espremida pela Covid-19, o LouzanPak, um centro de mountain bike localizado em Lousã, a 25 km de Coimbra, em Portugal recebe pela primeira vez etapas da Copa do Mundo de Dowhnill – e a exemplo do que aconteceu em Maribor, serão duas jornadas, uma na sequência da outra.

A pista – batizada de DH2 já recebeu um Campeonato Europeu e  para muitos tem um quê de traçado vintage, é bem rápida, com percurso praticamente natural e com trechos técnicos, curvas fechadas, muito zigue-zague e no trecho de floresta raízes e erosões que exigem muita habilidade e uma leitura adequada da pista.

Myriam Nicole dominou a pista de Lousã – foto: Cerveny/UCI

Na prova feminina, a francesa Myriam Nicole mostrou, já na fase classificatória,  que a pista de Lousã é o seu domínio, afinal ela conquistou ali três edições da Taça de Portugal e fez o melhor tempo (4m30s658) com uma vantagem de 4s859 sobre a segunda colocada a australiana Tracey Hannah.

Com uma participação reduzida, com apenas 11 competidoras, mas com os principais nomes da modalidade na disputa com 6 títulos nacionais a líder da copa do mundo e a campeã mundial na pista

Líder da Copa do Mundo, Marine Cabirou ficou com a 2ª posição – foto: Cerveny/UCI;

Sétima a descer, a alemã Nina Hoffmann, vencedora da segunda etapa da Copa do Mundo, em  Maribor,   foi a primeira a fazer um tempo dentro dos melhores da fase classificatória, mas sua marca ainda estava distante de coloca-la no pódio,  e como na sequência à sua descida entrou na pista a líder do torneio, a francesa Marine Cabirou, a referência seria ela com 4m30s722, algo muito próximo à melhor marca obtida nos treinos.

A britânica Tahnée Segrave e a australiana Tracey Hannar desceriam na sequencia mas estavam longe do tempo de referência obtido por Cabirou que tinha, até o momento os melhores tempos nas 4 intermediárias do circuito, até a entrada de Myriam Nicole.

Myriam Nicole – foto: Cerveny/UCI

Última a entrar na pista, Myriam Nicole pulverizou o tempo, após a primeira intermediária mais rápida, no segundo trecho já era mais 1 segundo  mais rápida e com uma condução perfeita foi aumentado a diferença nos outros trechos, até chegar ao final com 4m26s325 – simplesmente  4s397 mais veloz que sua compatriota.

O resultado colocou Nicole na liderança da Copa do Mundo, com 625 pontos contra os 575 de sua compatriota Marine Cabirou. O duelo decisivo que definirá a campeã acontece no domingo (1/10).

Na disputa dos homens, o atual líder da Copa do Mundo, o francês Loris Vergier que chegou a Lousã como líder após as duas vitórias em Maribor fez o melhor tempo na fase classificatória, registrando 3m59s467.

O estadunidense Aaron Gwin foi o primeiro a fazer a diferença ao registrar 3m58s301 e assumir temporariamente a liderança, e somente após a descida de outros 11 pilotos é que foi removido pelo francês Loïc Bruni 1s10 mais veloz.

Aaron Gwin ficou com o 4º melhor tempo – foto: Cerveny/UCI

Bruni não teve tempo para comemorar, pois logo atrás desceu o sul-africano Greg Minnaar que fez a última sessão do circuito sem cometer erros, o que lhe garantiu o melhor tempo final com 3m55s239.

O tempo de Minnar passou a ser a referência quando ainda Luca Shaw, Matt Walker e Loris Vergier tinham que descer a montanha. O estadunidense Shaw ao cometer um erro no primeiro trecho ficou totalmente fora da disputa.

Matt Walker fez o 2º melhor tempo e assumiu a liderança da Copa do Mundo de DH
foto: ©Cerveny/UCI

O britânico Walker entrou na pista para fazer a diferença e fez três trechos intermediários com melhores tempos que Minnaar, porém no quarto e último trecho perdeu a consistência e deixou escapar uma possível vitória.

Com o melhor tempo classificatório e último a descer, o francês Loris Vergier era o favorito ao melhor tempo ou ao menos figurar entre os 3 melhores, porém foi traído por seu equipamento, sofrendo com um furo de pneu no primeiro trecho da descida que lhe tirou qualquer chance de disputa, deixando Minnaar com a primeira posição. Vergier não desistiu e com a última posição ainda conseguiu ‘beliscar’ 3 pontos.

Melhor tempo na classificatória e até então líder da Copa do Mundo – Loris Vergier sofreu com um pneu furado e ficou de fora do top10 – foto: Cerveny/UCI

Minnaar que completa 39 anos no próximo dia 13 de novembro se torna o piloto mais velho a vencer uma etapa da Copa do Mundo com a 22ª vitória de sua carreira.  Mas foi cuidadoso ao comemorar ao destacar o problema enfrentado na descida por seu rival e companheiro de equipe Vergier:   “Fiz uma ótima descida. É uma daquelas vitórias agridoces quando um de seus maiores rivais – que também é seu companheiro de equipe e seu melhor amigo e está liderando a Copa do Mundo – sofre um furo na descida . Sinto muita pena de Loris. Eu estava muito cansado para o dia de hoje, então estou feliz por ter tido as pernas para conseguir”.

Na corrida por pontos da Copa do Mundo, o britânico Matt Walker assumiu a primeira posição com 517 pontos, seguido por Vergier com 503 e por Minnaar com 427.

Os brasileiros Roger Vieria e Douglas Vieria disputaram a etapa de Lousã, Roger se classificou para a final, terminando com o 48º tempo.

Lousã recebeu pela primeira vez uma etapa da Copa do Mundo de MTB Dowhnill
foto: Cerveny/UCI

Copa do Mundo Mercedes Benz de Mountain Bike Downhill

Lousã, Portugal – pista de 2,508 km

Elite Feminina – 11 competidoras de 9 países
1-  Myriam Nicole – Commencal-Muc Off by Riding – França-  4m26s325 – vel. média 33.901 km/h
2-  Marine Cabirou – Scott Downhill Facoty – França + 4s397
3. Tahnée Seagrave – Canyon Collective FMD – Grã Bretanha + 5s075

Elite Masculina – 60 competidores de 19 países

1- Greg Minnaar – Santa Cruz Syndicate – África do Sul 3m55s239 – vel. média 38.381 km/h
2-  Matt Walker Madison Saracen Factory Team – Grã Bretanha + 1s833s
3. Loïc Bruni – Specialized Gravity – França + 1s960

48º Roger Vieira – Brasil +15s199

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.