A alemã Nina Hoffman conquista sua segunda vitória na Copa do Mundo. O francês Amaury Pierron com uma descida perfeita, mesmo sob vento forte no trecho inicial do percurso de Fort William, manteve a invencibilidade após duas rodadas da Copa do Mundo, além disso esta foi sua terceira vitória consecutiva no circuito escocês
Após uma ausência de dois anos no calendário a causa da pandemia de Covid-19, uma das mais aguardadas etapas da Copa do Mundo de Downhill voltou a ser disputada nas encostas de Anoach Mòr, em Fort William na Escócia, levando mais de 21 mil empolgados torcedores.
O traçado da pista recebeu pequenas alterações em relação a edições anteriores, mesmo assim continua sendo o percurso mais longo da Copa do Mundo e acrescente a isso a instabilidade do clima escocês, com constantes mudanças, garoa intermitente o que deixa o piso traiçoeiramente enlameado e escorregadio exigindo muito da resistência física dos pilotos.
Na prova feminina de downhill, Nina Hoffmann conquistou sua primeira vitória neste duro traçado e a segunda em etapas da Copa do Mundo (Maribor’2020 foi a primeira). Nina dominou cada trecho fazendo as melhores intermediárias e mostrou-se, neste traçado, superior às demais competidoras, surpreendendo pois na fase classificatória, no sábado, foi prudente classificando-se com o oitavo melhor tempo, 24 segundos atrás de Camille Balanche.
A suíça Camille Balanche, última a descer a montanha, jogou com sua habilidade e pensando muito mais na classificação geral da Copa do Mundo, trazendo na bagagem uma vitória na primeira etapa, disputada em Lourdes, foi consistente e buscou não cometer erros. Terminou com o segundo melhor tempo, a 3s615 de Nina, mas com a certeza de manter a primeira posição na Classificação Geral com 435 pontos.
O terceiro melhor tempo do dia ficou com a francesa Myriam Nicole que desta vez não arriscou como é seu estilo, fazendo uma boa descida, mas ainda se recuperando da concussão sofrida durante os treinos para a primeira etapa da Copa do Mundo disputada em Lourdes, na França, no final do mês de março, onde ficou com a segunda posição. Myriam declarou que por um bom período vinha sofrendo de fortes dores de cabeça. Com o resultado de Fort William a atual campeã mundial se mantém na vice-liderança da competição com 370 pontos.
A italiana Eleonora Farina mostrou evolução neste traçado mais longo e terminou com o 4º tempo, à frente da austríaca Valentina Höll, quem não se entendeu com o traçado foi Marine Cabirou que terminou na 6ª colocação a distantes 12s394 da vencedora Hoffman.
Sobre a vitória em Fort William, a alemã declarou: “ É Lendário, vencer em Fort William. Foi quase a corrida perfeita. Os fãs são incríveis. Você só não precisa se importar com as condições (do tempo). Confie em sua bike.”
A prova masculina começou com um importante desfalque, Löic Bruni, tricampeão mundial de DH sofreu uma queda nos treinos livres da sexta-feira (20/5) e no sábado não se apresentou para a tomada de tempo classificatória. O francês que foi terceiro na etapa de abertura, não deu mais detalhes sobre sua lesão ou quanto tempo levará sua recuperação.
Outro competidor da forte legião francesa de pilotos de downhill, Amaury Pierron que havia vencido em Lourdes, usou mais uma vez seu excelente condicionamento físico e todo seu talento na pista escorregadia para marcar o melhor tempo do dia (4m37s115) e assegurar a vitória e se firmar na liderança da Copa do Mundo d eDH com 455 pontos. Além de conquistar sua terceira vitória consecutiva nesta etapa (2018/19/22)
Os franceses fizeram dobradinha no pódio, a segunda posição ficou com o companheiro de equipe de Pierron, Thiabut Daprela que fez uma descida muito parecida à do seu parceiro, fazendo os melhores tempos na primeira e na terceira parcial, sem erros que o deixaram a apenas 469 décimos de segundo do vencedor.
Laurie Greenland que saiu da classificatória com o melhor tempo (4m37s960) começou a descida dando sinais que repetiria mais uma vez a primeira posição, realmente foi o mais rápido, até a descida dos franceses Daprela e Pierron, e só não ficou à frente destes porque no trecho final, um retão que exige muitas pedaladas, não teve forças para sustentar o ritmo, e com isso ficou na 3ª colocação na etapa e manteve-se na 2ª posição na classificação da Copa do Mundo com 289 pontos, 166 atrás de Pierron.
O 4º lugar também francês, foi conquistado por Benoit Coulanges que ocupa o 3º lugar na classificação geral, também com 289 pontos. O britânico Matt Walker ficou na 5ª posição.
Líder da Copa do Mundo e com vitórias em 2018 e 2019, Amaury Pierron comentou: “Ganhar três seguidas aqui é muito difícil. Não me senti bem no início do fim de semana. Os britânicos foram muito rápidos neste fim de semana (ndr.: colocaram 5 entre os 10 melhores tempos de classificação). Foi muito difícil. Estava ventando muito no topo, mas dei tudo pela ponte. Uma batalha para chegar à vitória.”
Os irmãos brasileiros Roger e Douglas Vieira mostraram um bom desempenho passando pela fase classificatória e disputando a final no domingo. Douglas que havia sofrido um grave acidente que quase o afastou das competições e da bicicleta no ano passado em Leogang, disputa a segunda prova da Copa do Mundo com uma grande evolução, e após e classificar com o 57º tempo, não conseguiu fazer um salto e foi obrigado a fazer um traçado mais longo, perdendo tempo e terminando em 54º.
Roger Vieira que no sábado fez o 52º tempo, conseguiu uma grande evolução na final de domingo terminando na 27ª posição, uma evolução muito positiva com seu melhor resultado pessoal em uma etapa da Copa do Mundo e que o coloca cada vez mais próximo do top20.
A próxima etapa da Copa do Mundo de Downhill acontece no dia 12 de Junho, em Leogang, na Áustria.
Mercedes Benz Copa do Mundo UCI de MTB Downhill
2ª Etapa – 21 e 22 de Maio – Fort William/Escócia – Grã Bretana – descida de 3.057 m
Elite Feminina – 32 competidoras de 16 países – 15 melhores avançam à final
1- Nina Hoffmann – Santa Cruz Syndicate – Alemanha – 5m14s170 – vel. média 35.029 km/h
2– Camille Balanche – Dorval AM-Commencal – Suíça +3s615
3- Myriam Nicole – Commencal/MucOff by Riding – França +7s172
4- Eleonora Farina – MS Modraker Team – Itália +9s621
5- Valentina Höll – Rockshox Trek Race Team – Áustria +11s478
Elite Masculina – 147 competidores de 21 países – 65 melhores tempos avançaram à final
1- Amaury Pierron – Commencal/MucOff by Riding – França -4m37s115 – vel. média 39.713 km/h
2- Thibaut Daprela – Commencal/MucOff by Riding – França +0s469
3- Laurie Greenlad – Santa Cruz Syndicate – Grã Bretanha +0s916
4- Benoit Coulanges – Dorval AM-Commencal – França +0s936
5- Matt Walker – Madison Saracen Factory Team – Grã Bretanha +1s927
27- Roger Vieria – Brasil +12s103
54- Douglas Vieira – Brasil +26s742