Martin Vidaurre se firma na liderança da categoria sub23 ao conquistar a quarta vitória consecutiva na Copa do Mundo. Único representante brasileiro na categoria, Alex Malacarne ficou em 23º. Entre as garotas Puck Pieterse conseguiu quebrar a hegemonia da francesa Line Burquier vencedora das três etapas anteriores
100% de aproveitamento. Quatro etapas, quatro vitórias, o chileno Martín Vidaurre está construindo uma história e cria grandes expectativas sobre o seu futuro quando no próximo ano passará à Elite do mountain bike, enquanto isso ele não dá espaço aos adversários e vem dominando em todos os circuitos.
Em Leongang, com seu traçado de cross country à moda antiga, com longas subidas,o chileno mais uma vez venceu, o seu adversário direto mais uma vez foi o italiano Simone Avondetto que já havia tentado seguir sua roda em Nové Mesto, e que desta vez resistiu por três voltas, junto com outro italiano, Filippo Fontana, na roda de Vidaurre.
Na penúltima volta, Vidaurre, aumentou o ritmo, fez a volta mais rápida do dia e conseguiu abrir uma margem de 17 segundos e se destacou dos dois perseguidores, rodando tranquilo na última volta. Avondetto não conseguiu encurtar a diferença, mas manteve-se em segundo, Fontana não resistiu ao ritmo e perdeu 15 segundos para o segundo colocado, terminando na 3ª posição.
Alex Malacarne foi o único brasileiro na sub23
O brasileiro Alex Malacarne, ficou na 23ª posição, mesmo sem cometer erros nesse duro circuito. Leogang tem um traçado muito exigente e Alex comentou que faltaram pernas para poder buscar uma melhor colocação.
Na próxima semana o brasileiro troca de bicicleta por uns dias, deixa a mountain bike para correr no Tour da Irlanda, disputado em 5 etapas.
Gustavo Xavier que se destacou com o segundo lugar em Albstadt e o 4º lugar em Nové Mesto optou por não disputar a etapa austríaca da Copa do Mundo, visando aprimorar sua preparação para o resto da temporada; com sua ausência caiu para a 7ª posição na classificação geral com 227 pontos, porém a disputa está embolada, o vice-líder Avondetto tem 287 pontos, o 3º colocado Janis Baumann soma 262, mesma pontuação de Lucca Schätti; a liderança com folga é de Martín Vidaurre com 500 pontos.
Entre as garotas, a neerlandesa Puck Pieterse conseguiu quebrar a hegemonia da francesa Line Burquier vencedora das três etapas anteriores. As duas já se enfrentaram também no ciclocross, onde Pieterse leva vantagem, é a última campeã mundial e foi 3ª na copa do Mundo dessa modalidade, a francesa tem como melhor resultado o 4º lugar no último mundial, mas no mountain bike tem se mostrado superior onde conquistou no ano passado o Campeonato Europeu e o Mundial.
Duelo das garotas sub23
A prova começou com a dinamarquesa Sofie Pedersen forçando e liderando, mas não aguentou o forte ritmo, e na segunda volta no circuito perdia contato com Pieterse e Burquier que assumiram a ponta e passaram a travar um duelo pela primeira posição. A prova foi definida no sprint com Pedersen que não disputou a prova de Petrópolis e vinha de dois segundos lugares, superando a francesa. A terceira colocada, Olivia Onesti chegou a 1m30.
Giuliana Morgen que havia disputado as etapas de Albstadt e Nové Mesto, não foi para Leogang. Em suas redes sociais, Giugiu após o Pan-americano de Catamarca priorizou em sua preparação as próximas provas do calendário nacional.
Após 4 etapas a liderança é de Line Burquier com 475 pontos, em 2º Puck Pierse com 325 pontos e Sofie Pedersen em 3º com 305. A brasileira Giuliana está em 21ª com 124.
MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MTB XCO SUB23 – Cross Country
4ª Etapa – Leogang – Áustria – 12/06/2022 –
Sub23 masculina – 94 competidores de 26 países- Circuito 2.5 km+5×3.7km = Total 21 km – volta mais rápida: Martin Vidaurre 11m45s vel. média 18.89 km
1- Martin Vidaurre – Lexware Mountain Bike Team – Chile – 1h06m54s
2- Simone Avondetto – Willier-Pirelli Factory Team – Itália +19s
3- Filippo Fontana – CS Carabinieri – Cicli Olympia Vittoria – Itália +34s
4- Luca Schätti – Bike Team Solthurn – Suíça +1m29s
5- Janis Baumann – Willier-Pirelli Factory Team – Suíça +1m48s
23- Alex Malacarne – Trinity Racing MTB – Brasil +5m07s
Sub23 feminina – 52 competidoras de 19 países- Circuito 2.5 km+4×3.7km = Total 17.30 km – volta mais rápida: Puck Pieterse 13m31s vel. média 16.42 km
1- Puck Pieterse – Alpecin Fenix – Países Baixos – 1h04m41s
2- Line Burquier – Canyon CLLCTV – França +2s
3- Olivia Onesti – França +1m30s
4- Sofie Pedersen – Dinamarca +1m58s
5- Luisa Daubermann – Trek/Vaude – Alemanha +2m50s