Imparáveis, dominadores no XCO. Coloque o adjetivo que quiser para o desempenho do chileno Martin Vidaurre e da francesa Line Burquier que em Nové Mesto , ambos conquistaram a terceira vitória consecutiva em etapas da Copa do Mundo e lideram com folga a competição. O brasileiro Gustavo Xavier esteve perto do pódio, terminou em 4º, Alex Malacarne foi 16º e Giugiu Morgen 39ª
As longo da temporada muito provavelmente veremos estes dois nomes se repetindo na primeira posição das provas de cross country da categoria sub23: Martin Vidaurre e Line Burquier, em três provas da Copa do Mundo três vitórias e todas com supremacia.
Na terceira etapa, disputada no sábado (14/5) em Nové Mesto, o chileno não deu chance aos adversários e após as duas voltas feitas em um circuito mais ao entrar no circuito oficial da prova ele simplesmente colocou seu passo e volta após volta foi abrindo vantagem e fazendo sua corrida solitária abrindo mais de um (1) minuto para quem estava atrás, um desempenho que o coloca em um nível acima dos demais competidores dessa faixa etária.
O italiano Simone Avondetto, os suíços Lillo Dario e Luca Schätti e o francês Adrien Boichis tentaram acompanhar o chileno na primeira volta, mas após a arrancada do chileno restava a disputa pelo pódio e entre eles foi acirrada.
O Gustavo Xavier que no grid estava na frente não conseguiu fazer uma boa largada e perdeu várias posições, na primeira volta no circuito entrou na 17ª posição rodando a 14 segundos do grupo principal
Volta a volta o brasileiro foi se recuperando e na penúltima volta entrou no grupo pela disputa do pódio. Avondetto partiu na penúltima volta e conseguiu abrir uma pequena vantagem que o colocou na segunda posição, a disputa pela terceira estava entre o francês Boichis e o suíço Lillo.
Na última volta Gustavo Xavier chegou em Lillo e Boichis, e se colocou na disputa pela terceira posição. O brasileiro e o suíço duelaram nos metros finais guidão a guidão, com Lillo superando o brasileiro na linha de chegada por muito pouco.
Na classificação geral após 3 etapas a liderança absoluta é de Martin Vidaurre com 375 pontos e uma vantagem de 148 pontos para Gustavo Xavier que se manteve na segunda posição (227 pontos), apenas 12 pontos à frente do suíço Lillo com quem disputou o sprint em Nové Mesto.
Na prova feminina, o roteiro da francesa Line Burquier é bem parecido ao de Vidaurre com 3 vitórias em 3 etapas e sempre com boa vantagem sobre as adversárias. Em Nové Mesto ela teve como única grande adversária a neerlandesa Puck Pieterse que chegou a liderar a prova em alguns momentos, mas quando a francesa decidiu arrancar pouco antes da penúltima volta conseguiu aos poucos abrir vantagem que chegou aos 45 segundos no final da prova.
A prova começou com uma forte aceleração da dinamarquesa Sofie Pedersen, sendo perseguida pela italiana Sara Cortinova, por Puck Pieterse, pelas suíça Noëlle Buri e Ronja Blöchlinger e pela francesa Burquier. O ataque de Pedersen veio antes da hora e contribuiu antecipar o desgaste do grupo.
Na terceira volta Pieterse passava a frente com Burquier acompanhando, as duas tinham uma vantagem de pelo menos 40 segundos sobre as demais. Quando a francesa percebeu que Pieterse estava começando a perder rendimento, ela simplesmente aumentou o ritmo e foi se isolando até cruzar a linha de chegada com 45 segundos de vantagem sobre a neerlandesa e mais de 2 minutos sobre a terceira colocada a italiana Giada Specia.
O programa de Nové Mesto também contou com a disputa da UCI Junior Series onde a vitória, a exemplo do que aconteceu na semana anterior, em Albstadt ficou com o dinamarquês Gustav Pedersen e com a suíça Monique Halter.
Os brasileiros Eike Yamauchi e Gabi Ferolla que atualmente estão estagiando no Centro Mundial de Ciclismo da UCI, em Aigle, participaram da competição. Eiki foi 67º a +7m19 do vencedor, isto depois de cair na volta de largada, ficando nas últimas posições e volta a volta se recuperando melhorando seu desempenho da semana anterior quando terminou em 90º em Albstadt. Gabi completou a prova, ficando uma volta atrás da vencedora, na semana anterior ela havia feito a 61ª colocação.
MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MTB XCO SUB23 – Cross Country
3ª Etapa Novè Mesto – Tchéquia – 14/05/2022
Sub23 masculina
Circuito 2×2.8km+5×3.9km = Total 25.10 km – volta mais rápida: Martin Vidaurre 7m13s vel. média 30.83 km/h – 161 competidores de 34 países
1- Martin Vidaurre – Lexware Mountain Bike Team – Chile – 1h08m41 km/h – vel. Media 21.924 km/h
2- Simone Avondetto – Willier-Pirelli Factory Team – Itália +1m10s
3- Dario Lillo – Suíça +1m23s
4- Gustavo Xavier – Brasil +1m23s
5- Adrien Boichcis – Trinity Racing Team MTB +1m25s
16- Alex Malacarne – Trinity Racing MTB – Brasil +3m06s
Sub23 feminina
Circuito 2.81km+6×3.678 km = Total 21.20 km – volta mais rápida: Sofie Pedersen 8m20s vel. média 26.47 km/h – 75 competidoras de 23 países
1- Line Burquier – Canyon CLLCTV – França – 1h07m58s –
2- Puck Pieterse – Alpecin Fenix – Países Baixos +45s
3- Giada Specia – Willier-Pirelli Factory Team XCO – Italia +2m05s
4- Sofie Pedersen – Dinamarca +2m20s
5- Noëlle Buri – Bixs Performance Racing – Suíça +2m54s
39- Giuliana Morgen – Sense Factory Racing +10m52s
UCI Junior Series
Masculina – circuito 2.8km+6×4.2km = total 23.80 km – 137 competidores de 28 países
1- Gustav Pedersen – Sel. Nacional Dinamarca – 1h03m47s –
2-Paul Schehl – Sel . Alemanha +36s
3- Nathan Cornillon – Team Creuse Mainsat Evaux – França +47s
67 – Eike Yamauchi – UCI-Centro Mundial de Ciclismo – Brasil +7m19
Feminina – circuito 2.7km+5×3.9km= total 18.30 km/h – 83 competidoras de 24 países
1- Monique Halter – Sel. Suíça -1h02m11s
2- Simona Spesna – JB Brunex Superior Factory Racing – Tchéquia +23s
3- Antonia Weeger – Sel. Alemanha +41s
70- Gabi Ferolla – UCI-Centro Mundial de Ciclismo – Brasil -1 volta