Albstadt abre a temporada oficial e a continuidade da corrida por pontos rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mathie van der Poel e Pauline Ferrand-Prevot deixam sua marca na prova disputada em circuito curto – XCC. Avancini fica em 4º seu melhor resultado numa abertura de Copa do Mundo
A Copa do Mundo de Mountain Bike 2021 começou nesta sexta-feira em Albstadt, na Alemanha, é a oitava vez que a competição é disputada na pequena cidade e como étradição o frio mais uma vez seria um adversário a ser levado em conta; a neve que chegou a cair pela manhã sumiu com o passar das horas e o terreno da pista mostrou uma boa drenagem – deixando o solo em condições para grandes acelerações.
O short track – disputado em um circuito menor de 1,2 km – é aberto apenas aos 40 mais bem colocados no ranking da UCI, e isso seleciona a competição, e os resultados dessa prova servem para a formação das linhas de largada para a prova que acontece no domingo.
As mulheres foram as primeiras a entrar no circuito, e após a largada fizeram duas voltas mantendo um grupo muito compacto dando sinais claros de prudência e sem exageros de energia.
Isso só até a terceira volta, quando a suíça Linda Indergand provocou o pelotão e atacou com uma arrancada que deixou o grupo sem reação. Linda aos poucos foi ampliando a vantagem e na quarta volta tinha 19 segundos de vantagem sobre o grupo liderado pela campeã mundial Pauline Ferrand-Prevot que levava em sua roda a Loana Lecomte, Kate Courtney, Rebecca McConell , Anne Tepstra, Sina Frei disputando posições e mais um grupo que não perdia distância.
Correndo sozinha, Indergand tentou manter o ritmo até a última volta; quando parecia que poderia sair vitoriosa, a britânica Annie Last ataca do meio do grupo tentando surpreender, nesse momento a campeã mundial Pauline Ferrand-Prevot toma o comando da prova, responde ao ataque e faltando meia volta para o final da prova sai em busca da suíça que vinha perdendo rendimento, a
Pauline alcançou a suíça e a superou poucos metros antes de chegar à reta final, Indergrand ainda tentou acompanhar, mas faltou força e a campeã mundial colocou mais uma vitória em seu currículo. A disputa da terceira posição foi apertada e definida no foto finish com Annie Last superando Kate Courtney
A prova masculina marcava o reencontro dos grandes nomes do cross country mundial e para marcar território o brasileiro Henrique Avancini manteve a tradição de forçar o ritmo na largada e buscar a ponta do pelotão.
Avancini rodava à frente sob marcação dos suíços Nino Schurter e Mathias Flueckiger e dos franceses Victor Koretzky e Jordan Sarrou, o atual campeão mundial. Havia um quê de tensão no grupo que disputava a ponta e era seguido por um pelotão que ainda rodava compacto.
Mas o holandês Mathieu van der Poel resolve testar as pernas e colocar à prova os demais competidores logo na segunda volta. Schurter responde, sendo acompanhado por Koretsky, Avancini e Sarrou, a aceleração de MVDP provocou uma quebra geral e colocou fogo por quem estaria colocado em sua roda, e isso durou mais uma volta.
Na quarta volta Van der Poel vai para trás do grupo, e como estradeiro buscou recuperar energias e se encaixar na roda dos adversários e estuda-los. Schurter, Koretzky e Avancini disputavam a ponta revezando na liderança.
Avancini passa em primeiro na 6ª volta e mantém a esperança da torcida em um possível pódio quando o ritmo. Na volta seguinte é Flueckiger que assume a ponta e a tensão sobe, pois de trás começa a ganhar posições Mathieu van der Poel.
Os ponteiros abriram a última volta embaralhados, com disputas quase físicas pela ponta. Mas o holandês é o mais forte e consegue impor sua força para assegurar a vitória, deixando para trás a Koretzky e a Schurter. Na disputa pela 4ª posição, Avancini superou o suíço Flueckiger no sprint.
De olho na temporada de mountain bike, MVDP comentou sua vitória: Estou feliz por ter vencido hoje, mas isso não significa nada para o que teremos no domingo. Já vimos em outros anos que o resultado do Short Track não tem nada a ver com o XCO. Mas estou contente por conseguir o máximo de pontos possíveis”.
Avancini, em sua conta pessoal no Instagram destacou que foi um começo satisfatório e destacou que é seu melhor resultado em uma etapa de abertura da Copa do Mundo
MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MOUNTAIN BIKE XCO
1ª etapa – Albstadt – Alemanha – XCC – Short Track – circuito curto 07/05 Elite Masculina – circuito 1x 1.1km + 7×1.2km – total 9.50km – 40 competidores – 19 países (volta mais rápida: Mathieu van der Poel – 2m17s – vel. média 31,42 km/h) 1- Mathieu van der Poel – Alpecin-Fenix – Holanda – 20m39s – vel. Média 27.586 km/h 2- Victor Koretzky – KMC-Orbea – França +2s 3- Nino Schurter – Scott-Sram MTB Racing Team – Suíça +3s 4- Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing – Brasil +9s 5- Mathias Flueckiger – Thömus RN Swiss Bike Team – Suíça +10s
Elite Feminina – circuito 1.1km + 6×1.2km – total 8.30km – vel. média 24.154 km/h 40 competidoras – 21 países (volta mais rápida: Pauline Ferrand-Prevot – 2m38s – vel. Média 27.20km/h) 1- Pauline Ferrand-Prevot – Absulute-Abasolon BMC – França – 20m37s 2- Linda Indergand – Liv Factory Racing – Suíça +1s 3- Annie Last – Grã Bretanha +2s 4- Kate Courtney – Scott-Sram MTB Racing Team – Estados Unidos +2s 5- Loana Lecomte – Massi – França +5s