Copa do Mundo de MTB – DUELO DOS TODO TERRENO: VAN DER POEL X PIDCOCK

O circo do mountain bike foi armado mais uma vez em Nove Mesto. Nesta sexta-feira (14/5) aconteceram as disputas das provas em circuito curto – XC. No feminino Haley Batten surpreendeu e levou a vitória, no masculino confronto dos que migram do ciclocross para a estrada e se reencontram no mountain bike, com Mathieu Van Der Poel superando no sprint a Pidckok e ao campeão mundial Sarrou

Van Der Poel ataca como um gigante no sprint – foto: UCI

A chuva que caiu entre a quinta e a sexta-feira deixou suas marcas em alguns trechos do circuito curto de Nove Mesto na Morave, principalmente na sessão de obstáculos conhecida rollers que ficou extremamente escorregadia. Os organizadores também trabalharam em alguns trechos para tirar o acumulo de lama e deixar o traçado mais fluido.

A pista, em relação às edições anteriores, recebeu algumas alterações, com mais trechos de single track (trilhas estreitas e em alguns trechos com raízes) e agora com um rock-garden batizado de Mercedes-Benz Rock’n’Roll – no final foram adicionados ao traçado mais 300 metros deixando o percurso com 1.5 km.

Na prova feminina a francesa Loana Lecomte, vencedora do cross coutry no final de semana passada, resolveu testar suas adversárias desde a largada e forçou o ritmo e tomou a dianteira na primeira volta, levando um grupo formado por Martina Berta, Pauline Ferrand-Prevot, Haley Batten, Annie Last, Linda Indersgand e Jenny Rissveds.

Haley Batten vem crescendo na Copa do Mundo, após o 3º lugar no XCO em Albstadt, vitória no short track em Nove Mesto –
foto: Bartek Wolinski/RedBull Content Pool

A francesinha tentou ditar o ritmo, mas não conseguia despachar suas adversárias, além disso a lama tornava alguns trechos do circuito traiçoeiros e foi ao passar nos roller, no mesmo local aonde Avancini caiu em 2020 que a campeã mundial, Pauline Ferrand-Prevot  perdeu a aderência da roda dianteira, caiu batendo a cabeça em uma das placas que sinalizam o traçado e o selim na barriga, ela até se levantou e tentou continuar, mas desceu da bicicleta e se deitou com dores sendo obrigada a abandonar da prova, sendo conduzida ao hospital com fortes dores no estômago para realizar alguns exames.

Pauline Ferrand-Prevot – perde a roda dianteira e cai na 3ª volta – foto: reprodução RedBull TV

Sem a sua compatriota, que costuma acompanhá-la nos ataques, na terceira volta, Loana forçou o ritmo, conseguiu despachar uma boa parte das suas perseguidoras, mas Haley Batten saltou na sua roda e conseguiu acompanhar o forte compasso da francês.

Batten, que vinha de um 3º lugar no XCO em Albstad, queria mais e na 5ª volta foi ao ataque e conseguiu abrir uma pequena diferença. Lecomte não conseguiu acompanhar o ritmo da estadunidense, perdeu terreno e suas pedaladas perderam consistência.

Loana Lecomte atacou em busca da liderança desde a largada – foto: Bartek Wolinski/RedBull Content Pool

Batten assegurou a primeira posição, Lecomte foi segunda. A terceira posição foi disputada no sprint entre a campeã olímpica na Rio’2016, a sueca Jenny Rissveds, a britânica Annie Last e a a suíça Linda Indergand; Jenny foi mais forte na finalização garantindo a 3ª posição no pódio

DUELO DOS TODO TERRENO: VAN DER POEL x PIDCOCK

A tensão estava no ar antes da largada da prova masculina, algumas trocas de olhares e a pressão para tentar conseguir a melhor posição antes do estreitamento já entrando na primeira trilha.

A elite mais uma vez tomou a dianteira, Schurter, Pidcok, Avancini, Van Der Poel, Koretzky e Sarrou lutavam pela ponta, forçando ultrapassagens e, quando o terreno dava possibilidade, colocando lado a lado a bicicleta para marcar presença.

Avancini largou forte e buscou a dianteira do grupo – foto: Bartek Wolinski/RedBull Content Pool

Mais uma vez Avancini e Van Der Poel buscavam colocar fogo no grupo, atacando e levantando a temperatura das disputas, porém as ações não se traduziam em vantagem, sendo logo neutralizados e mantidos sob controle por quase duas voltas
Na penúltima volta (5ª) MVDPoel tenta mais uma vez desestabilizar seus adversários colocando pressão com mais um ataque, e este surtiu efeito pois quebrou o grupo maior deixando para trás a Nino Schurter e a Henrique Avancini, sendo seguido apenas por Pidcock, Koretzky e pelo campeão mundial  Jordan Sarrou.

MVDP foi ao ataque tentando quebrar o pelotão – foto: Bartek Wolinski/RedBull Content Pool

Na ultima volta a disputa estava entre os todo terreno que migram de uma modalidade a outra (ciclocross, estrada e mtb) Mathie Van Der Poel e Tom Pidcock contra os moutain bikers Sarrou, Koretzky (esse vez ou outra também faz suas incursões pela estrada) e tentando segui-los para entrar na disputa do sprint final o alemão Maximilian Brandl.

O ritmo na reta final foi intenso com  Pidcock começando à frente do holandês; mas Van Der Poel não se entregou e conseguiu se impor, a decisão foi para o foto finish onde se confirmou que MVDP  passou a linha de chegada com quase uma roda de vantagem, e assim conquistar sua segunda vitória consecutiva na prova de XCC da Copa do Mundo 2021.  

Por 4 voltas Avancini esteve lutando pela ponta – foto: reprodução RedBull TV

MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MOUNTAIN BIKE XCO 2ª etapa Nove Mesto Na Morave – República Techeca  –  XCC – Short Track – circuito curto Elite Feminina – 40 competidoras de 21 países – circuito   1.5km x 6 voltas  –  total 9km – volta mais rápida: Loana Lecomte – 3m40s – vel. média: 24.48 km/h 1 – Haley Batten – Trinity Racing MTB – Estados Unidos – 23m35s – vel. média 22.888 km/h 2- Loana Lecomte – Massi – França +16s 3- Jenny Rissveds – Suecia +21s

Haley Batten comemora a vitória no XCC – foto: UCI

Elite Masculina – 40 competidores de 21 países – circuito 1.5 km x 6 voltas – 9 km – volta mais rápida: Nino Schurter – 3m16s – vel. média: 27,47 km/h 1- Mathieu Van Der Poel – Alpecin-Fenix – Holanda – 20m48s – vel. média: 25.954 km/h 2- Thomas Pidcock – Grã Bretanha – m.t. 3- Jordan Sarrou – Specialized Racing – França – m.t. 13- Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing – Brasil +14s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.