G4-X é a nova Colnago para a prática do gravel competitivo e que também tem seu quadro homologado pela UCI para o ciclocross. Uma evolução que traz um quadro monocasco em carbono com desenho mais compacto e triângulo traseiro rebaixado. Um quadro feito para quem tem um estilo mais agressivo, típico do mundo das corridas
Com cada vez mais corridas de gravel atraindo mais ciclistas da elite, as fábricas por outro lado buscam oferecer quadros que atendam o ciclista de alto desempenho. A Colnago está substituindo seu modelo G3-X com sua nova versão o G4-X.
O modelo é derivado das geometria dos quadros V4Rs utilizado pela UAE Team Emirates e a UAE Team ADQ e buscando com isso oferecer uma bicicleta destinada ao desempenho no fora de estrada.
G4-X: O equilíbrio perfeito dos elementos
A marca italiana, apesar de apresenta-la como bicicleta de alto desempenho, procurou em seu desenvolvimento encontrar o equilíbrio entre manobrabilidade, leveza, estabilidade e com grande capacidade de condução nas descidas tudo isso se traduz em um quadro altamente responsivo.
Segundo a fábrica, é neste conjunto de qualidades que reside a natureza única de um Colnago que uma sensação imediata de conforto e facilidade com a bicicleta, mesmo em condições adversas.
Nas disputas to circuito Gravel UCI e no Mundial de CX
A estreia da G4-X em competições de gravel foi no dia 1º de maio na largada do The Traka, prova de 5 etapas disputada em Girona, na Espanha. A equipe de gravel da Colnago – Club of Aces – entrou na disputa com Nathan Haas, Amity Rockwell, Mattia Gaffuri, Asbjorn Hellemose e Elliot Phillips.
Apesar de ser desenvolvido para o gravel, é um quadro homologado e aprovado pela UCI como quadro de ciclocross. Com isso a Colnago também substiui, as G3-X, usado por ciclistas como Silvia Persico e Ryan Kamp. O ciclocross é um dos terrenos de amplo domínio da marca com Sven Nys, vencedor de 6 mundiais e com Van Aert que conquistou dois títulos usando bicicletas da Colnago.
O quê tem de novo
O novo quadro se destaca por um maior espaço para os pneus – ou clearence – passando dos 40mm do modelo anterior para 45mm. E isso possibilita a utilização de pneus mais largos – mas será a combinação aro-pneu que determina de maneira eficaz a largura máxima das rodas e pneus que podem ser montadas.
O quadro Colnago G4-X pode ser equipado com qualquer tipo de grupo eletrônico e mecânico, com transmissão de coroa simples ou dupla. E seguindo as atualizações de mercado, também é compatível com UDH – Universal Derailleur Hanger – o novo sistema de fixação com uma gancheira universal para o câmbio traseiro desenvolvida pela Sram.
O movimento central utiliza o padrão T47. A abraçadeira do canote de selim, também tem uma nova versão, projetada para amortecer melhor os impactos das irregularidades do terreno.
O G4-X possui quatro pontos de fixação, dois na posição tradicional no tubo do canote de selim e no tubo inferior onde são colocados os porta-caramanholas e mais um voltado para baixo no tubo inferior e um no tubo superior.
A geometria do G4-X está inspirada no quadro V4Rs para oferecer uma posição de pilotagem mais compacta. Comparado ao G3-X, o ângulo da caixa direção foi revisada e o cockpit está mais compact0
Em geral, o alcance – reach – aumentou, para uma posição de condução mais longa do que no modelo anterior.
O G4-X estará disponível em 5 tamanhos slooping – com tubo superior inclinado: 450 – 480 – 520 – 540 – 570.
O novo quadro G4-X estará disponível nas lojas da Europa e Estados Unidos a partir da segunda quinzena de junho. Atualmente, apenas os ciclistas do Club of Aces estão utilizando o modelo em competições.
A G4-X poderá ser encontrada com as seguintes montagens (os preços são indicativos para os mercados da Europa e Estados Unidos – não temos previsão de disponibilidade ou preços para o Brasil)
● Grupo SRAM Red XPRL, rodas Zipp 303S – € 8.870 | USD 9.750
● Grupo SRAM Force XPRL, rodas Fulcrum Rapid Red 500 DB – € 5.710 | USD 6.250
● SRAM Rival Group, rodas Fulcrum Rapid Red 900 DB – € 4.830 | USD 5.250
● Grupo Shimano GRX RD-RX820 2x, rodas Fulcrum Rapid Red 900 DB – € 4.330 | USD 4.750
● Grupo Shimano GRX RD-RX822 1x, rodas Fulcrum Rapid Red 900 DB – € 4.330 | USD 4.750
Em todas as versões as rodas vêm calçadas com os pneus Pirelli Cinturato 700-40C. A versão topo de linha com o grupo Sram XPRL traz o cockpit – o novo guidão integrado Colnago CC.01 WIDE – em carbono tem maior curvatura ou flare se comparado à versão de estrada. O alcance do guidão é de 72,50 mm e uma curva de 120 mm com um ângulo do avanço de 82 graus. Os demais modelos trazem o guidão Deda SuperZero Gravel em alumínio e o avanço Colnago SR10 em alumínio.
Todos os modelos também compartilham o Selim Model X BB Fec da Selle Italia e o canote de selim em carbono da Colnago.
Para escolher as cores foi levado em conta o ambiente natural em todas as suas formas, em todos os graus de natureza selvagem do gravel. Com três opções o amarelo com detalhes de curvas que lembram as estradas de terra; o verde com silhuetas de pinheiros em diferentes tons de verde, para lembrar um ambiente arborizado e o logotipo Colnago cromado e o azul brilhante com uma delicada textura azul escura que lembra gelo e terrenos nevados com logotipos cromados.