A essência da arte italiana aplicada à bicicleta Cinelli, produzida em edição limitada a 30 peças, numeradas e assinadas pelo mestre do design que criou a gramática dos signos. Nemo Gravel Alessandro Mendini, uma joia desenhada em Milão, fabricada na Itália reunindo marcas icônicas como Columbus, Campagnolo, Fulcrum, Selle San Marco e Pirelli
Apresentada na quinta-feira (28/10) na Galeria Antonio Colombo Arte Contemporanea, na Via Solverino 44, em Milão, a Cinelli Nemo Gravel Alessandro Mendrini é construída com a tubulação Columbus Spirit HSS em aço de espessura tripla muito leve com as tão destacadas características do aço aliando rigidez e flexibilidade, feita cuidadosamente a mão unindo a tecnologia mais avançada com a tradição.
A bicicleta vem equipada com o grupo Ekar da Campagnolo, é muito mais que uma bicicleta, vai além pois traz todo o conceito de uma obra de arte assinada por Alessandro Mendini, um mestre do desing italiano, radical, colorido, anárquico que acreditava na hibridização das artes.
Mendini desenhou e criou móveis, prédios, utensílios domésticos; deu cor as cafeteiras da Alessi, desenhou para a Swatch, Phillips e Cartier, entre outras grandes marcas. Criou obras arquitetônicas como o Museu Groninger, o prédio da fábrica da Alessi, o Forum-Museum de Omegna, o Teatrino della Bicchieraia de Arezzo e a reestruturação urbanística do distrito de Maghetti em Lugano.
Mas além de todas essas obras impactantes, o designer e arquiteto milanês, morto em 2019, era muito amigo de Antonio Colombo dono da Cinelli e da Columbus e também grande incentivador da arte. Cinelli desde os anos de 1980 tem fortíssima ligação com a arte, recebendo contribuições do Studio Alchimia, um coletivo de “designers-produtores” da vanguarda pós-radical milanesa da qual Alessandro Mendini foi expoente.
Dessa colaboração com designers surgiram a nova logomarca Cinelli assinada por Ítalo Lupi direcionando toda inovação e design de bicicletas e componentes para a arte. O coletivo Alchimia ainda deixou suas marcas no modelo Supercorsa qu recebeu grafismos de Alessanddro Guerriero, as fitas de guidão e roupas de ciclismo de Carla Ceccariglia e a mountain bike Rampichino com os grafismos de Alessandro Mendini.
Assim, a relação bicicleta e arte da Cinelli vem muito antes do que isso se tornasse uma moda, é algo conceitual para a marca, tanto que por vários anos, deu suporte a programa de projetos e colaborações com artistas: Cinelli Art Program.
Grupo Campagnolo Ekar 1×13 dropouts personalizadas com o C ‘alado’
“Cada um destes sistemas expressivos é um jogo fechado em si e corresponde a regras precisas.” A.Mendini
Mendini, vinha desenvolvendo um trabalho em parceria com Antonio Colombo até pouco antes de sua morte. A ideia era combinar a gramática de signos denominada Stilema Tre com os quadros da Cinelli. O projeto ficou parado por um breve período, mas foi retomado com as suas filhas Fulvia e Elisa Mendini fazendo um estúdio minucioso para a conclusão do projeto.
O resultado do projeto é a personalização de 30 quadros Nemo Tig Gravel que receberam os padrões geométricos ou ‘a gramatica dos signos’ no quadro, garfo e no avanço, cada quadro, como uma obra de arte, leva a assinatura do mestre Mendini .
Os tubos da série Spirit HSS topo de linha da Columbus, que formam o quadro Cinelli com os grafismos de Mendini são de espessura tripla – de Omnicrom “super aço” , com uma espessura central de apenas 0,4 mm. As formas cônicas do tubo superior e do tubo do selim foram escolhidas por sua resistência seletiva e grande capacidade de absorção das vibrações, ideal para o gravel. O triângulo traseiro, inspirado no modelo aero Laser de 1981, é particularmente elegante para dar elasticidade e conforto. O quadro aceita pneus de até 40 mm e vem com o garfo em carbono, Columbus Futura Gravel. O quadro é rico em detalhes.
“Pesquisa sobre o efeito gráfico da visão escrita, quase literária, onde os alfabetos convergem na construção de verdadeiras linguagens visuais.” (A. Mendini, Stilemi, 2007)
O conceito de design e arte italiana só teriam razão em sua totalidade de expressão se viesse acompanhado por marcas icônicas daquele país. Assim, além da Cinelli e da Columbus, fornecedora dos tubos para a construção do quadro, uniram-se ao projeto a Campangolo que fornece o grupo especifico para gravel Ekar (1×13), Fulcrum com as rodas Radpid Red 500, a Selle San Marco com o selim Shortfit e a Pirelli com os pneus Cinturato Gravel.
Junto com a Nemo Gravel Alessandro Mendini Stilema Tre – com quadro numerado e assinado vem uma serigrafia original do artista e um kit com certificado de autenticidade, além uma série de produtos com os grafismos Stilema Tre – meias, boné de ciclismo Art Program – Alessandro Mendini, Stilema Tre e um livro com registros do projeto – Cinelli Nemo Gravel Alessandro Mendini. A venda das 30 bicicletas será feita exclusivamente on-line, porém o comprador poderá retirar a sua bicicleta em uma das 19 lojas selecionadas pela marca para esse evento. O preço: 6 mil euros (R$ 39,600).