CINELLI NEMO MENDINI, ARTE PURA PARA O GRAVEL

A essência da arte italiana aplicada à bicicleta Cinelli, produzida em edição limitada a 30 peças, numeradas e assinadas pelo mestre do design que criou a gramática dos signos. Nemo Gravel Alessandro Mendini, uma joia desenhada em Milão, fabricada na Itália reunindo marcas icônicas como Columbus, Campagnolo, Fulcrum, Selle San Marco e Pirelli

Cinelli Nemo Alessandro Mendini e ao fundo uma cadeira Proust, criação do arquiteto e designer italiano – foto: Cinelli

Apresentada na quinta-feira (28/10) na Galeria Antonio Colombo Arte Contemporanea, na Via Solverino 44, em Milão, a Cinelli Nemo Gravel Alessandro Mendrini é construída com a tubulação Columbus Spirit HSS em aço de espessura tripla muito leve com as tão destacadas características do aço aliando rigidez e flexibilidade, feita cuidadosamente a mão unindo a tecnologia mais avançada com a tradição.

A bicicleta vem equipada com o grupo Ekar da Campagnolo, é muito mais que uma bicicleta, vai além pois traz todo o conceito de uma obra de arte assinada por Alessandro Mendini, um mestre do desing italiano, radical, colorido, anárquico que acreditava na hibridização das artes.

Detalhe do triângulo traseiro com desenho dos tubos que remetem à lendária Cinelli Laser

Mendini desenhou e criou móveis, prédios, utensílios domésticos; deu cor as cafeteiras da Alessi, desenhou para a Swatch, Phillips e Cartier, entre outras grandes marcas.  Criou obras arquitetônicas como o Museu Groninger, o prédio da fábrica da Alessi,  o Forum-Museum de Omegna, o Teatrino della Bicchieraia de Arezzo e a reestruturação urbanística do distrito de  Maghetti em Lugano.

Mas além de todas essas obras impactantes, o designer e arquiteto milanês, morto em 2019, era muito amigo de Antonio Colombo dono da Cinelli e da Columbus e também grande incentivador da arte. Cinelli desde os anos de 1980 tem fortíssima ligação com a arte, recebendo contribuições do Studio Alchimia, um coletivo de “designers-produtores” da vanguarda pós-radical milanesa da qual Alessandro Mendini foi expoente. 

Dessa colaboração com designers surgiram a nova logomarca Cinelli assinada por Ítalo Lupi direcionando toda inovação e design de bicicletas e componentes para a arte. O coletivo Alchimia ainda deixou suas marcas no modelo Supercorsa qu recebeu grafismos de Alessanddro Guerriero, as fitas de guidão e roupas de ciclismo de Carla Ceccariglia e a mountain bike Rampichino com os grafismos de Alessandro Mendini.

Assim, a relação bicicleta e arte da Cinelli vem muito antes do que isso se tornasse uma moda, é algo conceitual para a marca, tanto que por vários anos, deu suporte a programa de projetos e colaborações com artistas: Cinelli Art Program.

“Cada um destes sistemas expressivos é um jogo fechado em si e corresponde a regras precisas.” A.Mendini

Mendini, vinha desenvolvendo um trabalho em parceria com Antonio Colombo até pouco antes de sua morte. A ideia era combinar a gramática de signos denominada Stilema Tre com os quadros da Cinelli.  O projeto ficou parado por um breve período, mas foi retomado com as suas filhas Fulvia e Elisa Mendini fazendo um estúdio minucioso para a conclusão do projeto.

O resultado do projeto é a personalização de 30 quadros Nemo Tig Gravel que receberam os padrões geométricos ou ‘a gramatica dos signos’ no quadro, garfo e no avanço, cada quadro, como uma obra de arte, leva a assinatura do mestre Mendini .

Em 2016 o encontro de Antonio Colombo e Alessandro Mendini na Galleria de Arte Contemporanea com o projeto de arte e poesia “Cose, case, città” – foto: Cinelli-

Os tubos da série Spirit HSS topo de linha da Columbus, que formam o quadro Cinelli com os grafismos de Mendini são de espessura tripla – de  Omnicrom “super aço” , com uma espessura central de apenas 0,4 mm. As formas cônicas do tubo superior e do tubo do selim foram escolhidas por sua resistência seletiva e grande capacidade de absorção das vibrações, ideal para o gravel. O triângulo traseiro, inspirado no modelo aero Laser de 1981, é particularmente elegante para dar elasticidade e conforto.  O quadro aceita pneus de até 40 mm e vem com o garfo em carbono, Columbus Futura Gravel. O quadro é rico em detalhes.

“Pesquisa sobre o efeito gráfico da visão escrita, quase literária, onde os alfabetos convergem na construção de verdadeiras linguagens visuais.” (A. Mendini, Stilemi, 2007)

O conceito de design e arte italiana só teriam razão em sua totalidade de expressão se viesse acompanhado por marcas icônicas daquele país. Assim, além da Cinelli e da Columbus, fornecedora dos tubos para a construção do quadro, uniram-se ao projeto a Campangolo que fornece o grupo especifico para gravel Ekar (1×13), Fulcrum com as rodas Radpid Red 500, a Selle San Marco com o selim Shortfit e a Pirelli com os pneus Cinturato Gravel.

Junto com a bicicleta o comprador recebe alguns presentes da Cinelli com a assinatura de Mendini – foto: Cinelli

Junto com a Nemo Gravel Alessandro Mendini Stilema Tre – com quadro numerado e assinado vem uma serigrafia original do artista e um kit com certificado de autenticidade, além uma série de produtos com os grafismos Stilema Tre – meias, boné de ciclismo  Art Program – Alessandro Mendini, Stilema Tre e um livro com registros do projeto – Cinelli Nemo Gravel Alessandro Mendini. A venda das 30 bicicletas será feita exclusivamente on-line, porém o comprador poderá retirar a sua bicicleta em uma das 19 lojas selecionadas pela marca para esse evento. O preço: 6 mil euros (R$ 39,600).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.