Colombianos dominam o XCO em Taubaté, tomando as três posições da Elite masculina, encabeçados por Hilvar Calderón; a líder da competição e tetracampeã da CIMTB, Isabella Lacerda teve um final de semana perfeito vencendo nos dois dias e o jovem Cainã de Oliveira, de 21 anos, sobe pela primeira vez ao pódio da Elite
Ainda repercutindo a aposentadoria de Henrique Avancini, anunciada no meio da semana e coincidindo com a etapa de Andorra da Copa do Mundo de Mountain Bike, a Copa Internacional de Mountain Bike teve as disputas o Cross Country Olímpico – XCO- sendo realizadas no sábado (26/08) no Parque do Taim, em Taubaté e as provas no circuito curto, acontecendo no domingo (27/08) .
Na prova de maior pontuação, o cross country olímpico, válida pela terceira etapa da CIMTB, entre os homens, o domínio foi colombiano com “Mago” Hilvar Calderón na primeira colocação, seguido de Fabio Castañeda e Jhonnatan “Chuky” Botero. Na prova feminina, Isabella Lacerda manteve a liderança com a primeira vitória na temporada da CIMTB. A campeã brasileira Karen Olímpio foi a segunda e a colombiana e Gloria Melo (COL) ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente.
XCO ABRIU A PROGRAMAÇÃO
As disputas da Super Elite Masculina e Feminina no Cross Country Olímpico (XCO) foram a principal atração da Copa Internacional de Mountain Bike na manhã deste sábado (26), em Taubaté (SP). Após dias de muito calor na cidade do Vale do Paraíba, o tempo virou, com frio e chuva no Parque Municipal do Itaim. Entre os homens, um Top 3 composto apenas por colombianos: em primeiro lugar, o “Mago” Hilvar Calderón, seguido de Fabio Castañeda e Jhonnatan “Chuky” Botero. Já entre as mulheres, manutenção da liderança de Isabella Lacerda, que garantiu seu primeiro triunfo no ano. Karen Olimpio e Gloria Garzon foi a terceira.
Os colombianos Hilvar, Fabio e Jhonnatan dominaram grande parte da prova no circuito do XCO do Parque do Itaim. Um dos poucos ciclistas a incomodar o trio colombiano foi o mineiro Sherman Trezza, que chegou a rodar na frente no início da corrida, mas acabou completando a prova na sexta posição. O Sub23 Cainã Olviera ficou com a 4ª colocação na Elite e o chileno Ignacio Gallo foi o 5º
“Muito feliz pela vitória, principalmente por ser fora do meu país. O circuito era muito exigente, com subidas curtas. A parte final da pista era realmente dura. As duas últimas voltas foram eternas para mim, realmente longas, porque começou a chover. E aí, as forças que eu tinha começaram a diminuir e foi com o coração mesmo. O que eu fiz foi pensar positivo o tempo todo, mentalizando que era possível conseguir a vitória. Cheguei cansadíssimo, quase sem energia, mas muito contente por ser o campeão”, explicou Hilvar Calderón, que competiu pela segunda vez no Brasil, ele havia disputado em 2018 a CIMTB em Ouro Preto.
Mais experiente em provas no Brasil, correndo por aqui há quase dez anos, o vice-campeão Fabio Castañeda fez um curto relato sobre a disputa. “Contente por representar o meu país e minha equipe aqui na CIMTB. A chuva só caiu no final da corrida, mas eu já estava com um pneu intermediário prevendo isso. Pouco a pouco a prova foi ficando complicada e cheguei a última volta praticamente sem o freio traseiro. Consegui terminar e atingir o objetivo, de trazer pontos importantes para a Colômbia. Neste domingo (28) temos outra corrida, que também é importante para mim. Felicito o Mago Hilvar pela vitória. Corremos pelo mesmo estado na Colômbia”, comentou Castañeda.
PRIMEIRA VITÓRIA DE ISABELLA
Na Elite feminina, Isabella Lacerda impôs um ritmo forte e constante para conquistar sua primeira vitória na temporada de 2023, dominando a corrida do início ao fim. Vale destacar que as adversárias diretas na competição, Raiza Goulão e Hercília Najara estavam na Europa disputando a Copa do Mundo. Mesmo sem vencer nenhuma das cinco provas anteriores da CIMTB, três de XCO e duas de Short Track-XCC, Isabella já detinha a camiseta de líder da competição por ser a mais regular do circuito.
“Treinei demais para conquistar essa vitória. Eu venho numa crescente e sempre falei que cada atleta luta com as armas que tem. O que eu tive nas outras corridas era aquilo mesmo, sempre dei meu melhor. Para cá, eu vi com um objetivo só, de conquistar a vitória. Só o meu marido, que é o meu treinador, sabe o quanto eu treinei. O trabalho foi difícil demais para chegar aqui e vencer. Vim fazer o meu melhor e o que eu amo. A chuva deu um pouco mais de emoção. Impus meu ritmo do começo ao fim. Estava curtindo e sofrendo, abrindo diferença a cada volta. Muito feliz com a conquista”, disse Isabella.
“Meu marido e meu filho estiveram aqui torcendo por mim. Diante deles é tudo mais do fundo do coração. Cada instante eu pensava que era por eles, por mim, por nós. A gente abre mão de tanta coisa, para ter essa rotina não só de atleta profissional, mas também de esposa e mãe. Meu filho tem só 3 aninhos e é totalmente dependente. A gente viaja e já prepara tudo pensando nele. É bem mais complexo, mas em compensação ter eles comigo é um calmante no meu coração. Eu só pensava em fazer meu melhor, porque não era só por mim, mas por eles também”, finalizou a vencedora da Elite.
Com o segundo lugar a atual campeã brasileira de XCO, Karen Olimpio, somou, até o momento em Taubaté , 40 pontos para o ranking da UCI e na corrida para a classificação para os Jogos de Paris. “Dia atípico por conta da chuva. Conversei com os ciclistas locais, nunca eles tinham andado nessa pista molhada, o que apimentou um pouco mais a disputa. Dia também atípico para mim particularmente, porque não consegui desenvolver 50% do que eu preparei. Mesmo assim, estou feliz. A vida de atleta tem altos e baixos, a gente aprende a cada dia. Venho trabalhando em cima de um objetivo claro, que é conquistar a vaga para estar na Olimpíada de Paris/2024. Contente por cumprir todos meus compromissos da semana, disputar a vitória com a Isabella e conquistar esses pontos”, comentou Karen.
JÚNIOR MASCULINA
Também durante a segunda bateria do dia, estiveram na pista os ciclistas da Júnior Masculina para a disputa do XCO. Após quatro voltas, a vitória ficou com o ciclista Guilherme Galvão. Ele dominou a corrida do começo ao fim, para cruzar a linha de chegada pouco mais de 40 segundos à frente do segundo colocado, Henrique Bravo. O atual campeão pan-americano, Vinicius Howe, foi o terceiro.
E-Bike no XCO
As bicicletas a pedalada assistida, as e-MTB abriram a programação do sábado tendo como vencedores a Rubinho Valeriano (E-Bike Pró Masculina), Stefanye Lindolfo (E-Bike Pró Feminina) e Maurício Salgado (E-Bike Máster), que competiram antes da chuva começar a cair com maior força na pista do Parque do Itaim.
XCC – CIRCUITO CURTO
No domingo marcado pela chuva e o frio, Isabella Lacerda, voltou a repetir a boa atuação do dia anterior e se firmou na liderança com mais uma vitória, em um final de semana perfeito. O sub23 Cainã Oliveira, correndo junto com a Elite conquista sua primeira vitória.
Após garantir sua primeira vitória na temporada no XCO de sábado, Isabella Lacerda não deu chance para suas adversárias e confirmou o excelente momento com mais uma vitória, dominando a prova de ponta a ponta. O segundo lugar foi de Sabrina Oliveira, seguida de Ana Laura Oliveira. As colombianas Gloria Melo e Ana Maria Roa completaram o pódio, em quarto e quinto lugares, respectivamente.
“No mountain bike não tem muita escolha. O que tiver que ser, a gente está aqui para fazer. Independente se está sol e calor, ou chuva e frio, eu venho para fazer meu melhor. Quando dá a largada, só penso na minha prova e entregar tudo que trabalhei. Venho trabalhando muito, treinando muito para chegar com alta performance. Sabia que seria dolorido, porque isso é o Short Track, ainda mais depois de um XCO que foi muito pesado. Muito feliz com tudo que entreguei no fim de semana. Me dediquei muito e era para isso que eu estava aqui”, comemorou a vencedora da etapa de Taubaté da CIMTB.
CAINÃ ESTREIA NO PÓDIO DA ELITE
Os homens foram os responsáveis por encerrar a programação de competições do dia, e Cainã Oliveira deu uma demonstração de força, ao enfrentar ciclistas mais experientes de igual para igual e conquistar sua primeira vitória na Elite da CIMTB.
Cainã atacou na metade da prova e abriu uma vantagem de quase 30 segundos para seus concorrentes. Tranquilo na frente, soube manter a distância para vencer sem ser incomodado. A segunda posição ficou com o colombiano Jhonnatan Botero , seguido por Nicolas Machado; o chileno Ignacio Gallo foi o quarto colocado Guilherme Muller ficou com o quinto lugar.
“Primeira vitória UCI na minha carreira e estou muito feliz com isso. Agradeço demais ao meu time, Henrique Avancini Racing Team, porque sem eles eu não teria ganhado. Após a chuva deste sábado durante o XCO, minha bicicleta chegou acabada e neste domingo ela estava zerada. Então agradeço muito a eles. Sem eles, não teria sido possível“, agradeceu Cainã.
“Após a corrida do XCO, percebi que estava numa forma física muito boa. O percurso do XCC era muito duro e eu sou um atleta muito leve, ou seja, isso me favorecia. Coloquei meu ritmo, os adversários me acompanharam no começo e me mantive na frente. A quatro voltas do fim, abri um gap e depois me mantive conservador, para garantir essa conquista”, disse Cainã.
Short Track – Júnior Masculina
Uma das três baterias do dia para o XCC foi a da Júnior Masculina, a primeira do dia com chuva na pista. Embora o circuito tenha mudado bastante, o clima não impediu as promessas do mountain bike nacional de fazerem grande apresentação. Após 9 voltas, a vitória foi de Henrique Bravo, que fez grande disputa com Vinicius Howe e Erick Augusto.
“A prova do Short Track foi bem legal. Deu para se divertir bastante na lama. Na subida eu tava puxando forte, enquanto nas descidas eu procurei analisar bem as duas primeiras voltas para entender onde estava escorregando e onde estava mais tranquilo, para não cometer erros. Fiz isso volta após volta e consegui um excelente resultado”, explicou Bravinho, como é conhecido.
XCO Masculina
Ainda no domingo foi disputada a prova de XCO para ciclistas de várias faixas etárias, os vencedores foram:
Miguel Volpini (Sub-17), Gabriel Galvão (Sub-15), Luan Silva (ULTRA), João Dias (Sub-55), Celso Mello (Sub-60), Arley Jesus (Sub-65), Marcio Bordello (Over-65), Pietro Almeida (Sub-12). Já a segunda bateria, teve como campeões: Gustavo Vilela (Sub-30), José Souza (Sub-35), Diego Vicenti (Sub-40), João Paulo Firmino (Sub-45) e Edivando Souza Cruz (Sub-50).
XCC –
a terceira bateria do dia foi reservada às disputas em circuito curto para as mulheres, onde as vencedoras foram: Samara Freitas (Júnior), Florencia Rojos, da Colômbia (Sub-17), Hani Barbar (Sub-15), Maria Castro (Sub-40), Soraya Moraes (Sub-50), Ana Mello (Over-50), Letícia Rodrigues (Sub-12).
COPA INTERNACIONAL DE MOUNTIN BIKE
XCO – Cross Country Olímpico – sábado 27/08
Elite Masculina – 6 voltas
1- Hilvar Malaver – Colômbia – 1h32m46s
2- Fabio Castañeda – Colômbia – 1h33m41
3- Jhonnatan Botero – Colômbia – 1h34m31s
4- Cainã de Oliveira – Caloi-Henrique Avancini Racing – 1h34m01s
5- Ignacio Gallo – Chile – 1h35m12s
Elite Feminina – 5 voltas
1- Isabella Lacerda – 1h38m54s
2- Karen Olímpio – 1h41m37s
3- Gloria Garzon – Colômbia – 1h44m05s
4- Sabrina Oliveira – 1h44m41s
5- Ana Laura Moraes – 1h48m13s
XCC – Short Track – circuito curto – Domingo 28/08
Elite Masculina
1- Cainã de Oliveira – Caloi-Henrique Avancini Racing
2- Jonnathan Botero – Colômbia
3- Nicolas Machado
Elite Feminina
1- Isabella Lacerda
2- Sabrina Oliveira –
3- Ana Laura Oliveira