A cidade histórica de Congonhas recebeu a última etapa da CIMTB -Michelin e as disputas começaram com o Desafio da Ladeira. No sábado aconteceu a Maratona que consagrou Jaqueline Mourão como a grande campeã, Henrique Avancini garantiu o título geral mesmo sem ter participado da última etapa; A Copa Sense fechou o evento no domingo
A quarta e última etapa da CIMTB Michelin começou na sexta-feira (16), em Congonhas (MG) com a o tradicional Desafio da Ladeira. A competição é uma subida de 700 metros entre a antiga Estação Ferroviária de Congonhas subindo por um percurso com o piso em pedra sabão em direção à Basílica do Senhor Bom Jesus de Matozinhos. Apesar da curta distância, a competição exige muita habilidade e técnica e os vencedores levaram 25 pontos na classificação geral o evento.
Na categoria Elite, o sub23 Edson Gilmar de Rezende Júnior/Caloi Avancini Team foi o vencedor com 3m00s607, a segunda posição ficou com o veterano Rubinho Valeriano/Sense Factory Racing e em terceiro lugar o júnior, Alex Júnior Malacarne/Specialized.
“Foi muito difícil vencer, eu sabia que ia doer, mas sabia também que o resultado valeria a pena. Na largada eu não saí na frente, mas quando inclinou consegui abrir vantagem e administrei a força para conseguir chegar em primeiro, estou muito cansado e muito feliz”, destacou o vencedor do Desafio da Ladeira, Edson Rezende que abriu uma vantagem de 7 segundos sobre o segundo colocado e de 8 segundos sobre o terceiro.
Com a segunda posição e cruzando a meta a 7 segundos do vencedor, Rubinho Valeriano estava em busca de pontos, pensando na classificação geral , apesar de estar longe do líder Avancini que não disputou a última etapa, usou estratégia para somar 21 pontos. “É uma prova muito explosiva e não tem como abrir vantagem logo no início, foi preciso ter calma e na medida que fui pedalando achei o ritmo”, destacou o experiente Rubinho.
Sem a experiência de outros competidores, o júnior Alex Malacarne usou da sua boa forma física para testar suas forças e terminar em terceiro. “Fiz a prova para sentir como é o ritmo e é uma prova muito dura e mesmo sendo uma prova curta deu para ganhar experiência, fiquei muito feliz com o resultado”.
No feminino Karen Olímpio/FKS Bike precisou de 4m05s612 para conquistar a vitória, cruzando mais de 2 segundos à frente de Marcela Lima/Caloi Avancini Team e quase 5 segundos à frente de Jaqueline Mourão/Sense Factory Racing.
Karen destacou o forte ritmo das adversárias, mesmo em uma prova tão curta, “Foi um pouco fora do que eu esperava, as meninas foram com um ritmo muito forte, mas eu não deixei de acreditar em nenhum momento, no último desafio eu consegui vencer, então vim buscar mais essa vitória, estou muito feliz com meu desempenho, cheguei no meu limite e agora é me recuperar para a maratona”, contou.
Marcela Lima, que ficou com a segunda posição destacou esforço para garantir o pódio: “Não é um esforço curto, porque precisa puxar muito para manter mas me segurei bem e consegui esse resultado hoje, foi incrível”.
Uma semana após disputar a etapa da Copa do Mundo em Lenzerheide, na Suíça, Jaqueline Mourão entrou na prova mais preocupada em marcar pontos e não deixar que Leticia Cândido/ Corinthians Audax Bike Team estivesse à sua frente. “Já são cinco semanas que estou disputando direto sem ir para casa, mas decidi correr no Desafio, é minha primeira participação e essa mulherada não está para brincadeira, foi cansativo mas valeu muito a pena, estou muito feliz pois esse resultado me deixa mais perto do meu objetivo”, destacou a mountain biker, após terminar a prova na terceira colocação.
O Desafio ainda contou pontos para a Copa Sense Bike para os competidores que estiverem entre os Top15 das categorias Expert, Cadete, Master, Veterano, Peso Pesado e Segurança Pública, que largaram em uma bateria. O vencedor, Diego Trigueiro, da categoria Cadete, terminou com o tempo de 3:00.314, milésimos de segundos abaixo do campeão da bateria da Super Elite, Edson Rezende que fez em 3:00.609. André Zanini Marineti finalizou como vice-campeão com 3:35.200. O terceiro colocado, Túlio Faria /Fly Injetados), concluiu em 3m41s710.
No sábado aconteceram as disputas do Cross Country Maratona, prova válida pelo ranking da UCI. Em um percurso de 60 km e uma altimetria acumulada de 1.572 metros a vitória ficou com Halysson Henrique Ferreira/Tropix Factory Race que cobriu a distância em 2h10m03s826. Na segunda posição e a mais de 17 segundos do ganhador chegou Kennedi Sampaio de Oliveira/Squadra Oggi, e em terceiro a 28 segundos Edson Gilmar de Rezende Júnior/Caloi Avancini Team, na quarta posição chegou Rubens Valeriano/Sense Factory Facing.
“Essa etapa é muito dura e relativamente curta então o ritmo é muito intenso, vencer aqui é um sonho desde que eu corria nas categorias de base. Esse ano eu consegui, não está sendo um ano fácil para mim e essa vitória renova minhas energias e lava minha alma”, destacou Halysson.
O segundo colocado no XCM, Kennedi Sampaio destacou sua evolução na prova que já havia disputado em edições anteriores. “Fiz uma prova com o ritmo intenso e em todo o momento estive consciente e consegui me encaixar, já completei essa prova três vezes chegando em quarto lugar e hoje subi para a segunda colocação, estou muito satisfeito”.
Na classificação geral, o título foi conquistado por Henrique Avancini que venceu o XCC e XCO em Petrópolis e conquistando a vitória geral em Araxá ao dominar o XCM, XCT, XCC e o XCO na etapa em que somou mais pontos. Com os resultados da última etapa ele assegurou, mesmo à distância o terceiro título geral da CIMTB
Nas redes sociais Avancini comentou a vitória. “Esse ano não pude participar dessa etapa que é tão tradicional e que já faz parte do calendário brasileiro porque estou na Itália fazendo um treinamento para o Mundial daqui a duas semanas. Fiquei muito feliz, apesar de não estar presente, de ter conquistado mais um título da Copa Internacional com a combinação de resultados das outras etapas, é uma etapa dura e muito competitiva com atletas de alto nível e fiquei muito feliz de mais uma vez registrar meu nome como campeão”, concluiu.
Na prova feminina, Jaqueline Jaqueline Mourão/Sense Factory Racing colocou ritmo próprio à competição e conseguiu abrir quase 3 minutos e vantagem sobre a segunda colocada, Letícia Cândido/Corinthians Audax e mais de 5m20 de diferença para Viviane Favery/Cannondale Brasil Racing,
Com a vitória na quarta etapa Jaqueline Mourão assegurou o título da CIMTB 2019. “Estou sem palavras, muito feliz em ter voltada para o mountain bike, e mais feliz ainda em ser acolhida pela minha equipe incrível”, destacou a campeã que venceu na primeira etapa de Petrópolis o XCC e o XCO, foi 3ª em Araxá e Ouro Preto. “Todos os desafios que enfrentei me trouxeram aqui hoje, não poderia ser melhor”, declarou a vencedora.
Letícia Cândido que disputava a classificação geral com Jaqueline , com a segunda posição na etapa ficou com o vice-campeonato. “Realmente essa prova, junto com o Desafio da Ladeira que acontece um dia antes, são as mais duras, acho que chegar aqui após uma semana puxada como esta é muito bom, estou muito feliz com meu resultado e agora é me preparar para o mundial”, disse.Além da Super Elite Masculina e Feminina as outras categorias CIMTB Michelin disputaram a Maratona de Cross Country. Nna categoria Sub30, Ygor do Nascimento Castro foi campeão geral; na Sub35 o campeão foi Danillo Henrique Silva/Clinica Do Pedal Audax Team; na Sub40, Claudio Levi Campolina Altivo. Na categoria Sub45 o campeão geral foi Leandro Andre Rambo/Smel Foz; na Sub50 João Erildo Silva/Socabota chegou em primeiro, na categoria Sub55, o campeão foi Claudio Roberto Alves de Souza/Extralight Bicycles- Smetult e na categoria Sub60, quem chegou em primeiro foi o atleta Marcelo Simas Weinem/Petrópolis Bike & Parts Já nas categorias Ultra e Dupla Pró, os campeões foram Daniel Filgueiras Mendes/Centralbike/Farmaciavivaz) e Wesley Alves da Silva/Bra Ciclo
No domingo (18/08) aconteceram as provas da Copa Sense Bike de Amadores com a participação de mais de 700 ciclistas divididos nas categorias da CIMTB Femininas (Sub15, Sub17, Júnior, Sub30, Sub40, Sub50 e Over50), Masculinas (Sub15, Sub17, Júnior, Sub65 e Over65) e da Copa Sense Bike de Amadores, E-BIKE, CX (CycloCross), Duplas e Ultra. A largada para o percurso de 42 km aconteceu em frente à Basílica Bom Jesus de Matozinhos .
Matheus Heliandro dos Santos foi o primeiro a cruzar a linha de chegada na Sub15. O atleta que foi campeão brasileiro de XCO na mesma categoria em 1h58m52s. O vice-campeão foi Breno Bomtempo Pereira Ronzani com 2h06m01s e a terceira colocação ficou para Guilherme Assis Moreira Lino com 2h14m32s.
A Maratona de Congonhas que é conhecida por oferecer diversos terrenos, desde estradões a single tracks, não intimidou o vencedor que garantiu também o primeiro lugar na classificação geral da categoria “Com certeza uma prova muito dura e com muitas subidas. Esse ano o obstáculo foi a poeira, ano passado choveu e foi a lama. É assim nunca é fácil, mas estou muito feliz com meu resultado”, contou Matheus.
Na Sub17 Feminina, Giuliana Morgen/Sense Factory Racing confirmou seu favoritismo. A mountain biker de 16 anos foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada com 2h03m55s235, abrindo uma vantagem de pouco mais de 18 minutos sobre a segunda colocada, Ana Laura Oliveira/Time Raiza Goulão-Audax e de quase 29 minutos sobre a terceira colocada Camila Andrade/ Time Raiza Goulão-Audax.
Com o resultado, Giugiu Morgen conquista mais uma vez o título da CIMTB Michelin. “Tentei não errar e comecei a prova com mais calma, dei tudo no final. Tinha muita poeira e teve horas que estava até difícil respirar, mas consegui conquistar minha terceira vitória na Copa Internacional. Sem falar que essa é a prova que eu mais gosto aqui do Brasil, só tenho a agradecer”, ressaltou.
Na PNE, , o vencedor da etapa foi José Antônio Pereira que concluiu o percurso com 1h58m17s82, seguido de Cicero Lima e Adesio Genesio. O líder da categoria, Bruno Paim/Corinthians Audax Bike Team, sofreu com um forte resfriado e não conseguiu completar a prova. Wanderson Braga concluiu no Top5. “Essa prova é sempre pesada, exige muita técnica e nem sempre é possível terminar. mas com tranquilidade e sabedoria esse ano eu completei e gostei do meu resultado, sempre buscar evoluir a cada ano e não desistir ”, finalizou.
Na categoria Júnior, para competidores entre 17 e 18 anos, a decisão do masculino se deu em um sprint emocionante entre Alex Malacarne/Specialized Racing BR e Gustavo Xavier/Corinthians Audax Bike Team com o resultado final exigindo a verificação no photo finish. A vitória da etapa ficou com Alex e o título geral com Gustavo. . O terceiro lugar foi de Luiz Eduardo Gouvêa/Team Groove-Chaoyang-ASW-Shimano.
“Quando acontece um Sprint, nós atletas conseguimos ver alguma coisa, eu imaginei que eu tinha chegado na frente. Fiquei com a impressão e depois confirmei”, contou o vencedor que comemorou sua primeira vitória no evento: “É uma história especial, já que é a minha primeira vitória na CIMTB, é meu primeiro ano no evento e na Júnior. Foi a primeira da vida e vai ficar marcado especialmente depois dessa disputa”.
Apesar o segundo lugar na Maratona, Gustavo Xavier termina como vitorioso da CIMTB2019 e assegura sua terceira vitória geral no evento. “Foi muito disputada, chegamos no Sprint Final. A prova foi muito dura e este foi meu último treino antes do Mundial no Canadá. Saí muito contente com o resultado e com meu terceiro título do campeonato”, comentou.
Na Júnior Feminina, Julia Leite/Set Mogi Guaçu foi a vencedora, seguida de Laurien Miranda/Groove-Shimano-Chaoyang/ASW e Iara Caetano Leite/Caetanos Bike. Para a vencedora da Maratona, o percurso foi favorável, pois segundo ela, tem o perfil para provas longas como XCM. “Eu me senti segura, fiz o que eu treinei e acreditei que daria tudo certo. Foi uma etapa muito dura principalmente por causa das subidas e da poeira. Acabei tendo problema com a terra porque estava sem óculos e machucando o olho. Tive que parar um pouco durante a prova já que não conseguia enxergar muito bem. Mas isso não me impediu e garanti o primeiro lugar”, afirmou.
Apesar o segundo lugar e de ter concluído a quase 10 minutos da vencedora, Laurien Miranda assegurou o primeiro lugar da classificação geral . “Foi uma prova dura especialmente porque eu estava gripada. Mas, consegui completar e alcançar meu objetivo que era levar a camisa do campeão geral da CIMTB para casa”, finalizou.
Vencedores da Maratona Copa Sense Bike
Veterano – Roberto Da Silva Leal (Brother Race Team)
Ultra – Daniel Filgueiras Mendes (Centralbike/Farmaciavivaz)
Segurança Pública – Alessandro Rodrigues De Morais (Ciclopower)
Peso pesado – Julio Cezar Souza Duarte (Escolinha Mtb Team)
Master – Humberto Cardoso dos Santos (V3team)
Expert – Andre Zanini Marineti (Avulso)
E-bike – Albert Guinter Erich Morgen Junior (Sense Factory Racing)
Dupla Sub100 – Gilberto e Marcilio Dos Anjos Lacerda (Djows)
Dupla Sub85 – Geraldo Rodrigues da Silva Junior (Bike Sport/ Brother Race Tea)
e Joao Erildo Silva
Dupla Sub70 – Danillo Henrique Silva e Edimar Jose Soares (Audaz Bike Team)
Cadete – Gelson Junior Rezende Fernandes
Cyclocross – Caio Melo E Silva Paixão (Metal Bike)
Dupla Mista – Weslley Silva De Resende e Camila Machado De Oliveira (Lagoa
Dourada)
Dupla Over100 – Giovani A. V. Mendes e Gilvano Cesar Cagnoni
Dupla Sub60 – Ygor Do Nascimento Castro e Diogo Do Nascimento Castro
Vencedores da Maratona categorias CIMTB Michelin
Sub15 – Matheus Heliandro Dos Santos
Sub17 – Lazaro Jesus Moreira (Squadra Oggi)
Sub65 – Emilio Sergio Machado (Ascicam)
Júnior Masc – Alex Junior Malacarne (Specialized Race BR)
Júnior Fem – Julia Leite Braga (Set Mogi Guacu)
Over65 – Niedson Pastor de Albuquerque (Fundação Marcopolo/Brl Distibuidora)
PNE – Jose Antonio Pereira De Araujo
Fem Sub17 – Giuliana Salvini Morgen (Sense Factory Racing)
Feminino Sub30 – Thairine Esteves Teodoro (Brutas Race Team)
Feminino Sub40 – Emiliana Mara Lopes Simões (Verdinhas/Diamantina)
Feminino Over50 – Aneris Machado Rolim Rosa (Mrteam / Mazza Sports)
Feminino Sub50 – Stefanye Lindolfo Da Silva Ferreira
(Hoffmannxco/Groove/Taubaté/Mrs Ta)
Campeões Gerais da Copa Sense Bike 2019
Veterano – Ruberlei Casemiro Coutinho
Segurança Pública – Marcelo Barbosa Rocha
Peso Pesado – Mauro Pereira
Master – Claudio Lopes De Brito
Cyclocross – Caio Melo E Silva Paixão
E-Bike – Albert Guinter Erich Morgen Jr
Cadete – Gelson Junior Rezende
Expert – Gustavo De Castro Machado
Campeões Gerais CIMTB Michelin 2019
Super Elite Feminina – Jaqueline Mourão
Super Elite Masculina – Henrique Avancini
Júnior Masculina – Gustavo Xavier De Oliv Pereira
Júnior Feminina – Laurien Miranda Barbosa
Sub15 – Matheus Heliandro Do Santos
Sub17 – Marcelo Antonio Da Silva Jr
Sub 30 – Joao Paulo da Silva
Sub 35 – Danillo Henrique Silva
Sub 40 – Claudio Levi Campolina Altivo
Sub 45 – Marconi Soares Ribeiro
Sub 50 – João Erildo Silva
Sub 55 – Claudio Roberto Alves de Souza
Sub 60 – Marcelo Simas Weinen
Sub65 – Dilermando De Fatima Melo
Over65 – Niedson Pastor De Albuquerque
Fem Sub 17 – Giuliana Salvini Morgen
Fem Sub 30 – Thairine Esteves Teodoro
Fem Sub 40 – Emiliana Mara Lopes Simões
Fem Over 50 – Aneris Machado Rolin Rosa
Fem Sub 50 – Stefanye Lindolfo da Silva