Em ano Olímpico e aproveitando as férias de Verão, unidades do SESC apresentam ao público algumas modalidades olímpicas sob o tema “Qual o Esporte que te Move”. Em Sorocaba, o que move é o Ciclismo e para isso uma série de atividades incluindo palestras, exposição de bicicletas e muito pedal são as atrações.
O ciclismo de estrada (e de pista também) como fio condutor de atividades ligadas ao uso da bicicleta, desta maneira o SESC de Sorocaba, através de atividades gratuitas abriu, na última sexta-feira 08/01, com o painel “Ciclismo Brasileiro uma Nova Era a partir de 2016” . Em uma conversa descontraída, no painel coordenado pelo editor da revista Bicicleta – Therbio Cezar, o diretor técnico da CBC , Marco Antonio Barbosa, o professor e atual técnico da seleção Brasileira de Ciclismo Adir Romeo e pela Federação Paulista de ciclismo Julio Alves apresentaram ao publico, formado em sua maioria por profissionais de educação física, o atual momento do ciclismo nacional e também sinalizaram que é preciso motivar e trazer a criança para o ciclismo –desde o lazer até a pratica do ciclismo forma lúdica até a competição em todas as suas modalidades.
Após o painel foi inaugurada a Exposição “Ciclismo de Estrada e Pista” – aonde há varias peças do acervo pessoal de Ronaldo Paravani, Mauro Ribeiro, Adir Romeu e do diretor da equipe Padaria Real, José Eduardo de Souza, o Doia. Entre as tantas peças, vale destacar a primeira camisa da seleção paranaense de ciclismo, de 1953, a camisa de campeã do America Tour obtida pela equipe Padaria Real na temporada 2011/12, a camisa do líder do Tour de France no dia em que Mauro Ribeiro venceu a etapa de 14 de julho de 1991 autografada por alguns dos nomes mais importantes do ciclismo.
Das várias bicicletas expostas vale destacar a utilizada por Mauro Ribeiro na temporada de 1991, uma Liberia construída com tubulação Reynolds e equipada com câmbios Mavic. Outra peça interessante, é uma italiana De Rosa dos anos 70, equipada com cambio Campagnolo usada por Adir Romeo. Além disso há uma lendária Caloi Eddy Merckx e também uma bicicleta de pista dos anos 50 que pertence à família Romeo. No lado externo ainda está exposta a bicicleta usada pela campeã de BMX – Mayara Perez.
Para quem curte arte há a mostra “Bikes”. A exposição retrata diversos olhares sobre o pedalar, com ilustrações feitas pelos participantes do projeto Ilustradoria que trazem como tema o ciclismo e o pedalar como exercício e lazer.
Entre os vários eventos promovidos, no sábado ( 9/01 )o técnico da seleção Brasileira de Ciclismo, o curitibano Adir Romeo proferiu duas palestra sobre os aspectos metodológicos do ciclismo de Estrada e sobre treinamento em rolo. No mesmo dia, o ciclista Rafael Andriato que após 8 anos na Itália está voltando à equipe Memorial, conversou com o público.
Para o domingo 10/01 está programado um treino aberto pelas ruas de Sorocaba com o técnico da DataRo, Hernandes Quadri Júnior. Para quem perdeu essa saída às ruas da cidade, diariamente há possibilidade de disputar e conhecer estradas e velódromos pedalando no simulador de ciclismo.
Para quem curte ou deseja conhecer o Mountain Bike, os organizadores do evento construíram uma pista com pouco mais de 800 metros no Parque das Águas; o desenho do traçado da pista teve a colaboração do campeão Márcio Ravelli, trata-se de uma pista de Cross-country Short Track aonde instrutores de atividades físicas do SESC darão dias de como pedalar em trilhas.
Entre outras atividades serão realizados workshops aonde serão apresentadas dicas básicas para regulagens e reparos da bicicleta, além de informações uteis para pedalar com mais segurança e tranquilidade. E para quem quer conhecer os conceitos básicos do ciclismo de estrada, haverá palestras com o coordenador técnico da saudosa equipe Padaria Real, Erlon Marum de Freitas.
Estas atividades tem uma forte ligação com o projeto Bicicletando do SESC Sorocaba relacionado à mobilidade urbana que visa desenvolver a cultura do pedal no cotidiano das pessoas, de forma consciente, incentivando a utilização das ciclovias para transporte, lazer e pratica de atividades física pela cidade, afinal em Sorocaba são mais de 116 km de ciclovias.
A programação é bem interessante. Para quem é de Sorocaba e região é um ótimo programa de férias. Para quem é de mais longe, talvez seja uma boa oportunidade para conhecer a cidade, fazer uma visita ao SESC e porque não pedalar pelas ciclovias da cidade.
PROGRAMA:
Exposição “Ciclismo de Estrada e de Pista”
De 8/01 a 28/02
terça a sexta – das 9h00 às 21h30
sábados, domingos e feriados das 10h00 às 18h30
Simulador de Ciclismo
De 8/01 a 28/02
terça a sexta – das 9h00 às 21h30
sábados, domingos e feriados das 10h00 às 18h30
“Oficina de manutenção básica de bicicletas”
14h00 às 16h00
16, 23 e 30 de Janeiro
6, 13, 20 de fevereiro
*é necessário fazer inscrição antecipada
“Ciclismo de Estrada”
17 de janeiro – 7h00 às 10 h00
7 e 14 de fevereiro
*é necessário fazer inscrição antecipada
SESC SOROCABA – Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade
“Vivência Esportiva em Mountain Bike”
Com instrutores de atividades físicas do SESC Sorocaba
De 9/01 a 28/02
terça a sexta – das 16h às 18h
sábados, domingos e feriados das 10h às 12h
PARQUE DAS ÁGUAS
Av. Dom Aguirre, S/N – Jardim Abaete, Sorocaba – SP, 18081-085
Informações: SESC SOROCABA ou (15) 3332-9933