Há certos produtos que vão muito além da finalidade para a qual foram desenvolvidos. Este é o caso da nova linha de bidões, as popularmente denominadas caramanholas, da italiana Elite e sua linha Fly com sua versão em homenagem às três Grandes Voltas: Tour de France, Giro d’Italia e Vuelta a España – tão icônicas que se tornarão peça de muitos colecionadores de itens do ciclismo e da bicicleta
No pelotão WorldTour ela é uma das mais utilizadas, 10 das 19 equipes abastecem seus ciclistas com as caramanholas Fly (INEOS Grenadiers,Team DSM, Bahrain Victorious, Israel Start-Up Nation, Movistar Team, UAE Team Emirates, AG2R Citroën Team, Team Cofidis, Intermarché-Wanty-Gobert Materiaux eGroupama-FDJ).
A PREFERIDA DE 10 EQUIPES WOLRD TOUR
Os bidões Fly se tornaram um sucesso graças à sua leveza, pesando apenas 54 gramas – para o modelo que comporta 550 ml – e segundo a fabricante é 30% mais leve que os modelos similares disponíveis no mercado. Porém é sua estrutura e construção que fazem a diferença.
A caramanhola é construída com espessuras variáveis, recebendo menos matéria prima em pontos específicos e isso possibilita ser comprimida – apertada – facilmente, resultando em um jato de água abundante com a menor pressão da mão, e isso conta muito para todo ciclista, imagine fazer menos força para beber água durante uma competição.
MAIS LEVE DO MERCADO
A tampa ergonômica com uma válvula push-pull mais ampla e uma abertura mais generosa também contribuem para um alto fluxo de líquido. O desenho possibilitou uma abertura 20% maior em relação aos modelos padrão, facilitando tanto na hora de abastecer com líquidos e na limpeza do bidão (sim é esse o termo correto em português para as garrafinhas de ciclismo – a palavra vem do francês bidon e poderia ter sua origem do escandinavo bida [copo ou jarra] ou do grego medieval pithon [tonel]. – e se você é ciclista ou está começando na modalidade, nem ouse chamá-la de squeeze – vá certeiro em caramanhola, e se não gostar da palavra fique com a tradicional: garrafinha)
A Fly tem paredes laterais de apenas 0,6 mm (contra os 1,2 mm do modelo Corsa da Elite) é confeccionada em material plástico inovador, inodoro, macio e resistente, resultado de 3 anos de estudos em Centros de Pesquisa Universitários. Um material adequado para contato com alimentos de acordo com as normas europeias CE e da estadunidense FDA, é livre de BPA e 100% reciclável.
O design é inconfundível e de alto apelo desportivo, foi desenvolvido para garantir uma maior estabilidade no suporte de caramanhola além de facilitar o tira-e-põem durante as pedaladas. Por ser mais compacta possibilita sua utilização mesmo em quadros de tamanho menor. Além disso, o diâmetro standard de 74mm a faz compatível com a maioria dos suportes disponíveis no mercado.
Cuidados com sua Fly: esse modelo pode ser facilmente lavado na máquina de lavar louça a 40°C, mas também pode ser lavado à mão com o detergente lava-louças clássico ou deixando uma solução de vinagre ou bicarbonato de sódio e água quente trabalhar durante a noite. E outra dica importante para todas as caramanholas: lembre-se sempre de secá-la com cuidado antes de fechá-la novamente, evitando com isso a formação de fungos
Com distribuição exclusiva pela Blue Cycle, a Fly nsa versões Tour de France, Giro d’Italia e Vuelta a España já estão disponíveis nas melhores lojas bicicletarias do Brasil.