Cannondale apresenta sua nova máquina para o cross country: Scalpel HT Carbon 2. Uma bike de traseira rígida com uma geometria que garante mais estabilidade, melhor desempenho nas subidas e controle em altas velocidades. Novidade será apresentada ao público durante o Shimano Fest que acontece em São Paulo de 18 a 21 de agosto
Cannondale apresenta sua nova máquina para o cross country: Scalpel HT Carbon 2. Uma bike de traseira rígida com uma geometria que garante mais estabilidade, melhor desempenho nas subidas e controle em altas velocidades. Novidade será apresentada ao público durante o Shimano Fest que acontece em São Paulo de 18 a 21 de agosto.
Com uma abordagem muito específica, direcionada para quem busca performance ou a forma mais pura de corrida, a Cannondale apresenta a Scalpel HT Carbon 2, feita para quem pretende tirar o máximo de uma mountain bike – seja pela sua resistência, velocidade e alta eficiência.
Para o desenvolvimento da Scalpel HT Carbon 2 a marca tomou por base o aprendizado na construção dos modelos F-si – que foram suas bicicletas hardtail de competição no passado, e com a full suspension Scalpel para criar essa nova máquina capaz de superar qualquer expectativa.
Não foi apenas uma redução de peso, mas uma nova abordagem na própria construção do quadro com as fibras de carbono que formam as hastes do canote e da corrente (seatstays e chainstays) trabalhadas para absorver as vibrações do terreno e garantir maior controle, isso reduz a fadiga do ciclista o que resulta em uma melhor qualidade de pedaladas.
Por se tratar de um modelo para quem busca desempenho, a Cannondale Scalpel HT Carbon 2 é uma das bikes mais leves do mundo. A bicicleta no tamanho médio pesa 10,520 kg. Mas é na geometria que esse modelo faz a diferença. O ângulo do tubo do cabeçote é de 67 graus. Em uma categoria onde 69 graus é considerado “muito aberto” e lento, esta é a definição de geometria progressiva que oferece maior controle, estabilidade tão necessária em situações extremas como descidas, atrasar frenagens ou retomadas de curvas.
Ainda abordando a geometria da Scalpel HT Carbon 2, o modelo tem mais três qualidades técnicas insuperáveis. Resposta proporcional: design específico de resposta proporcional de tamanho que aumenta o comprimento da haste inferior ou da corrente (chainstay) à medida que os quadros ficam maiores. Este design, com centro de gravidade baixo, é uma assinatura da Cannondale, que garante um melhor posicionamento do ciclista entre as rodas para uma pilotagem limpa e com mais tração, isso possibilita que nas subidas o ciclista relaxe e fique menos tenso. Nas descidas, oferece uma posição mais estável para trechos rápidos e curvas precisas; Curso da suspensão: trata-se da primeira HT (traseira rígida) de competição com uma suspensão inovadora – uma exclusividade a Cannondale Lefty Ocho.
A suspensão Lefty Ocho, exclusiva da Cannondale, é outro diferencial no modelo que colabora com a geometria para encarar todos os obstáculos, assim como o ângulo do tubo do selim rígido, fator que aumenta a potência e eficiência nas subidas.
Para quem acredita que uma bicicleta sem suspensão traseira não tem mais espaço em traçados mais rápidos ou mesmo em maratonas o Gerente de Produto e Desenvolvimento da Cannondale no Brasil, Marcos Ribeiro dá uma boa dica: “O Brasil ainda é um mercado muito focado no XC, assim ter uma bike desenvolvida para atender as exigências dos percursos mais agressivos do mundo, conseguimos entregar para o ciclista brasileiro as melhores tecnologias para ele subir com a leveza de uma HT (hardtail) e descer com a velocidade de uma FS (full suspension) ” e com outra boa vantagem: uma manutenção muito mais simples, sem mecanismos de amortecimento na traseira o que muitos consumidores podem levar em conta na hora de comprar uma mountain bike.
No Shimano Fest, a Cannondale lançará no Brasil a Scalpel HT 2 , mas também chegarão ao mercado nacional as versões Scalpel HT 3 e Scalpel HT 4. Todos modelos começarão a ser vendidos no Brasil até o final do ano.
Scalpel HT
- Modelo Scalpel HT Carbon 2
- Quadro: Scalpel HT Carbon, Proportional Response Design, PF30-83, tapered head tube, linhade corrente 55mm chainline, Speed Release 12mm thru axle w/UDH hanger
- Garfo: Lefty Ocho, 100mm, trava remota (lockout) do amortecimento, OppO Spring System, tapered steerer, 55mm offset
- Caixa de direção Integrateda, 1-1/8 para 1.5″, rolamentos de contato angular selados
- Câmbio Traseiro: Shimano XT
- Trocadores Shimano XT, 12-velocidades
- Corrente Shimano SLX, 12-velocidades
- Pedivela HollowGram, BB30 83MTB, OPI SpideRing, 34T, linha de corrente 55mm chainline
- Cassete Shimano XT, 10-51, 12-speed
- Movimento central Cannondale Liga leve PressFit30
- Freios Shimano XT disco acionamento hidráulico, rotores XT 160/160mm
- Manetes de freio Shimano XT hydraulic disc
- Aros: Stan’s NoTubes Crest MK4, 28h, tubeless ready (sem
- Raios: DT Swiss Competition
- Pneus: (Diant.) Schwalbe Racing Ray EVO, 29 x 2.25″, SnakeSkin, Addix Speedgrip, tubeless ready, (Tras.) Schwalbe Racing Ralph EVO, 29 x 2.25″, SnakeSkin, Addix Speed, tubeless ready
- Cubos: (D) HollowGram Lefty 60 / (T) Shimano7110, 12x148mm thru-axle
- Guidão: Cannondale 1 Flat, Carbon, 31.8mm, 9°, 760mm
- Avanço: Cannondale 3, 6061 Al , 31.8, 7°
- Manoplas: Cannondale XC Silicone
- Selim: Prologo Dimension NDR, trilhos em Tirox – aço de liga leve
- Canote de Selim: Cannondale C1 Carbon, 27.2x400mm
- Conectividade: Sensor de roda Cannondale
- Preço ao consumidor: Cannondale lançará no Brasil a Scalpel HT 2 na cor vermelha com preço sugerido de R$ 47.799,99