Mais uma vez, em um torneio continental disputado no país, desta vez em Goianá, Karen Olímpio se destaca, e com superioridade sobre as demais concorrentes conquista o bicampeonato Pan-americano de cross country maratona. Entre os homens, o chileno Sebastian Gesche que vem se dedicando a provas de longa distância foi o vencedor, e saindo do XCO para testar suas pernas no XCM, José Gabriel Marques conquistou a medalha de prata
Goianá, na Zona da Mata em Minas Gerais, recebeu no último domingo (09/06), o Campeonato Pan-Americano de Cross Country Maratona. As disputas aconteceram em duas voltas em um circuito de 47 km e uma altimetria acumulada superior a 1.900 metros.
Na Elite Masculina, a vitória foi do chileno Sebastian Gesche que conseguiu abriu uma vantagem de 35 segundos, para deixar o brasileiro José Gabriel Marques com a medalha de prata na segunda posição; a medalha de bronze ficou com Bruno Lemes que cruzou a linha de chegada a mais de 2 minutos do vencedor.
Gesche tem 25 anos e no ano passado foi medalha de bronze realizado em Antioquia, na Colômbia, e na atual temporada vem se dedicando ás provas de mountain bike maratona – disputando 5 provas por etapas, entre elas a Mediterranean Epic, na Espanha e a 4 Islands na Croácia. Uma semana antes do Pan-Americano de Goianá correu a Roc Laissagais, na França onde terminou na 9ª posição.
Após a conquista, o chileno declarou: “É difícil até de explicar! Foi um dia incrível vivido aqui em Goianá. Consegui conquistar o primeiro lugar após uma corrida extremamente exaustiva e muito estratégica. Estou muito grato por todo apoio recebido e principalmente a minha equipe que tem conseguido extrair o melhor de mim tanto como atleta quanto como pessoa”.
Em uma corrida fora de suas características, José Gabriel Marques, especialista em provas mais curtas do XCO, vice-campeão em Guianá se surpreendeu com o resultado, o que pode ser uma nova especialidade para levar em conta, principalmente porque o circuito mundial de provas de mountain bike maratona vem ganhando destaque com um calendário com 3 provas válidas pela Copa do Mundo, além do Mundial onde Avancini conquistou dois títulos.
KAREN BI-CAMPEÃ PAN-AMERICANA XCM (GOIANÁ’2024/CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO’2022)
Na prova feminina, Karen Olímpio conquistou seu segundo título continental de maratona mountain bike, e desta vez com uma superioridade indiscutível ao abrir mais de 10 minutos de vantagem sobre a equatoriana Michela Molina e mais de 12 minutos sobre Isabella Lacerda. Em um pódio muito parecido ao do pan-americano de 2022 em Conceição do Mato Dentro, quando Karen conquistou seu primeiro título, onde Isabella foi medalha de prata e a equatoriana foi medalha de bronze.
Karen se destacou desde o início da prova, quando ela e mais duas ciclistas conseguiram se distanciar do pelotão já na primeira grande subida após os quilômetros iniciais, porém sem acordo entre as competidoras foram alcançadas pouco antes do final da primeira volta.
Na segunda volta, Karen e a equatoriana Michela Molina, que no ano passado foi medalha de prata no Pan-Americano de Cundinamarca, atacaram a subida da serra com um ritmo mais forte e mais uma vez se distanciaram do pelotão, porém a Molina não conseguiu acompanhar o ritmo da brasileira que se distanciou e iniciou sua corrida solitária em busca da medalha de ouro, ampliando, quilômetro a quilômetro a sua vantagem para confirmar o seu segundo título continental.
“Estou muito feliz por ter conquistado o ouro para o Brasil com esse título que foi fruto de muita batalha. Foi uma prova desafiadora e estou orgulhosa do meu desempenho”, comentou a bicampeã Karen.
Além do título da Elite masculina e feminina, em Goianá, também aconteceram as disputas das categorias Master , com Daniel Zoia 🇧🇷 e Daniela Alvarado 🇨🇱 como campeões da A2, Cláudio Altivo 🇧🇷 e Lucineia Barone 🇧🇷 campeões da B1, enquanto Luciano Borim 🇧🇷 e Viviane Castellões 🇧🇷 conquistaram o título na B2. Sandro Contins 🇧🇷 e Simone Lei 🇧🇷 conquistaram a vitória na C1 e Abraão Azevedo 🇧🇷 e Karoline Meyer 🇧🇷 venceram na C2. Mário Roma 🇧🇷 foi campeão na D1 e José Lourenço 🇧🇷 levou a melhor na D2.
Após o sucesso no ano passado do Pan de XCC-XCO em Congonhas e o bom trabalho feito para o Pan-americano de Estrada em São José dos Campos, as provas continentais de mountain bike maratona ainda não conseguem ser um grande atrativo para a maioria dos mountain bikers latino-americanos e com isso a ‘internacionalização’ das disputas é bem mais reduzida que nas outras especialidades do MTB – como no XCC/XCO ou mesmo no downhill – e isso aconteceu no ano passado em Antioquia, na Colômbia; foi assim em Conceição do Mato Dentro’2022 e em San Pedro de Atacama’2021 e assim se tornam uma grande prova nacional com alguns poucos estrangeiros.
Com a inclusão no calendário da Whoop UCI MTB World Series – Copa do Mundo de Mountain Bike de três provas de Maratona (Nove Mesto, Alta Sabóia e Laked Place ) os mountain bikers europeus e estadunidenses (muitos com bom desempenho em grandes provas de MTB por etapas) passaram a dar atenção especial à essa modalidade; a prova de abertura na Tchéquia reuniu, na elite, 106 competidores de 21 países e o único latino-americano foi o colombiano Leonardo Páez, bicampeão mundial de maratona (Grächen’2019 e Sakarya’2020), seria muito bom vermos algum brasileiro buscando resultados nessas provas mais longas; foi no XCM que Avancini conquistou seus dois mundiais (Auronzo di Cadore’2018 e Glasgow’2023).
Campeonato Pan-Americano de MTB XCM – Goianá/MG
2 voltas – circuito 47 km = 94 km
Elite Masculina – 52 competidores de 7 países
🥇- Sebastián Gesche 🇨🇱 – 3h24m31s281
🥈- José Gabriel Marques 🇧🇷 +35s713
🥉- Bruno Lemes 🇧🇷 +2m08s816
4- Cristian Lazzari 🇧🇷 +4m57s620
5- Edson Resende 🇧🇷 +4m57s884
Elite Feminina – 20 competidoras de 6 países
🥇- Karen Olímpio 🇧🇷 – 4h14m59s581
🥈- Michela Molina 🇪🇨 +10m58s534
🥉- Isabella Lacerda 🇧🇷 +12m34s768
4- Liege Walter 🇧🇷 +17m1s716
5- Raiza Goulão 🇧🇷 +20m16s643