CALOI ELITE 2021 – 3ª GERAÇÃO DO MODELO TRAZ NOVA GEOMETRIA XC

Terceira geração do modelo topo de linha da Caloi teve projeto redesenhado resultando em um quadro mais leve e com geometria especifica para o cross country. A linha é formada por dois quadros,  um de alumínio e outro em carbono e 4 modelos:  Elite, Elite Carbon Sport, Elite Carbon Racing e Elite Carbon Team o mesmo utilizado pela equipe de mountain bike da fábrica que colaborou no desenvolvimento do projeto que também recebeu sugestões de Henrique Avancini

Caloi Elite teve seu projeto totalmente desenvolvido pela fábrica com geometria específica para o cross country

A evolução de um projeto que começou em 2012 quando a Caloi lançou a primeira versão de sua mountain bike com quadro de carbono, a Elite, a primeira de uma marca nacional e que chega à sua terceira geração com grandes mudanças e mostrando uma grande evolução: a começar pelo desenvolvimento dos quadros – em alumínio e carbono – que foram totalmente desenhados pela equipe de engenheiros da Caloi.

O novo modelo começou a ser desenvolvido há quase 2 anos, em 2018 quando o conceito do projeto começou a ser avaliado, e nesse momento também foram escutadas sugestões de Henrique Avancini.

Marcela Lima, Ulan Galinski e Pedro Lage participaram do desenvolvimento da nova Caloi Elite

O desenvolvimento de um novo quadro e principalmente de moldes exclusivos para a sua construção, como é o caso da nova Elite,  leva tempo e requer um maior investimento do que simplesmente fazer a aquisição junto a um bom fabricante asiático, sugerir uma ou outra mudança no projeto – dentro daquilo que é possível quando se trata de modles abertos e sem exclusividade para que este se encaixe nos interesses comerciais e na proposta de público a qual a bicicleta foi pensada.

O quadro em carbono da Elite 2021 tem um peso reduzido em relação às versões anteriores, graças ao retrabalho das fibras, seguindo uma tendência de todos os grandes fabricantes reforçando os locais onde se exige maior rigidez e diminuindo a quantidade de malhas de carbono em pontos menos exigidos, além de todo o triângulo traseiro retrabalhado recebendo espessuras diferentes.

Mesmo sem divulgar oficialmente o peso do quadro, durante a apresentação foi informado que um quadro no tamanho P deve ter um peso de 910 g sem acabamento, mais  100 ou 120 g relativas ao acabamento (tinta+adesivos) ou que resulta em um peso final de 1,01 kg; para o tamanho GG o peso final deve estar na casa de 1,1 kg.

Além disso novos ângulos de caixa de direção e do tubo selim deixaram a bicicleta com uma geometria dentro do que se convencionou XC – ou seja voltada para o cross country, nesse processo, segundo a Caloi também foi estudado o perfil do ciclista brasileiro.

Ulan Galinski correu último Mundial em Leogang com a Elite Carbon Team ainda com a pintura camuflada do pré-lançamento

Sobre o desenvolvimento da nova Elite, Marcos Ribeiro, Gerente de Produto da Caloi explica:  “Um dos maiores desafios desse projeto foi fazer um quadro com uma geometria cross country completamente do zero. Nós analisamos o perfil do ciclista brasileiro e adaptamos as tecnologias do quadro para entregar uma verdadeira máquina de competição. Falando do quadro, os ângulos de cabeçote foram ajustados para entregar uma confiança melhor na descida e ser mais agressivo. Conseguimos encurtar a traseira para entregar não só tração, mas uma melhor absorção de impactos graças ao canote mais exposto e aos tubos do triângulo traseiro com espessuras variadas em sua extensão. Outra grande novidade para o público é que incorporamos também agora o tamanho GG as bikes da família Elite”.

Para se chegar ao modelo final, foram necessárias 3 versões de quadros. Para mostrar a importância que a Caloi deu ao projeto, para a Elite foi feito um trabalho como modelo em 3D – não pedalável – que apesar de elevar os custos do projeto, nele podem ser montadas todas as peças e com isso é possível ter uma real visão de como as peças irão se encaixar, nesse processo se chegou à  importante decisão de  aumentar o espaço na traseira que passou a aceitar pneus de até 2.4.

Durante o desenvolvimento do projeto também estiveram presentes os mountain bikers do Caloi Team – Marcela Lima, Pedro Lage e Ulan Galinski – que testaram os protótipos, avaliando reações e desepenho nas trilhas.

Mesmo com o modelo já aprovado para lançamento, pode-se dizer que o teste final foi feito por Ulan Galinski durante a Copa do Mundo de MTB, em Nove Mesto e  no mundial de MTB XCO, realizado em Leogang,na Áustria onde o brasileiro disputou a competição utilizando a Elite Carbon Team, mas com a pintura camuflada, a mesma utilizada pré-lançamento feito em junho deste ano.

Sobre o desempenho da nova Elite Carbon Team, Ulan Galinski, que ficou na 14ª colocação no Campeonato Mundial na categoria Sub-23, melhor desempenho de um brasileiro nessa categoria,  comentou: “Para mim foi um teste perfeito competir o mundial com a nova linha de carbono da Caloi, pois eu estava enfrentando os melhores ciclistas do planeta que estavam pedalando bikes de diversas marcas. Lá, nós vimos todo tipo de marca de bicicleta no mercado mundial, das mais famosas às mais desconhecidas. Então foi onde eu tive convicção que eu realmente tenho material do mesmo nível deles. Pude testar isso em uma prova importante, testar ao extremo, e foi onde eu vi que me atendeu perfeitamente. Posso falar e afirmar que tenho uma bike de nível mundial e internacional”.

O modelo de entrada é o Elite com quadro em alumínio  6061 tratado, com tubulação hidroformada e com espessura triple-quadri butted, isto é com três ou quatro espessuras diferentes, cabeamento interno, Thru Axle/Flat Mount equipada com suspensão RockShox Judy Silver 100mm – solo Air/Boost. Com preço sugerido ao consumidor de R$ 8.699,99 ela vem montada com guidão FSA Comet de 740 mm, avanço 70mm (P) 80mm (M e G) e 90mm (GG) – 20° negativos e canote FSA V-Drive e componentes Shimano Deore e a transmissão 1×12. Outra boa novidade da nova linha é que os avanços de guidão agora estão adequados ao tamanho da bicicleta com  70mm (P) 80mm (M e G) e 90mm (GG).

A Elite Carbon Sport é o modelo mais acessível em fibra de carbono com preço sugerido de R$ 13.900  e vem com suspensão RockShox Recon Silver 100mm – Solo Air/Boost/TrhruAxle;   montada com câmbio, pedivelas e trocador 1×12 da família SLX, aros Stann’s No TRube Arch calçados com pneus Shwalbe Racing 29×2.25 Ray na dianteira e Ralph na traseira. A FSA fornece o Guidão flat bar Comet 740 mm, avanço de 20º negativos e canote V-Drive

O segundo modelo da linha Elite Carbon  é a Racing com o mesmo quadro com freio a disco flat mount, thru axel 148mm e cabeçote tapered equipado com a suspensão Fox Float Performance 32 com curso de 100mm. Como se trata de um modelo voltado para a performance vem equipado com o grupo Shimano XT 1×12 – cubos, freios, câmbio traseiro, cassete, pedivela e trocador da mesma familia. Com guidão de 740 mm, avanço de guidão com 20º de inclinação e canote FSA SLK. Os aros são os Aros Stan’s No Tubes Arch MK3 e aqui também calçados com os pneus Schwalbe Racing Ray (d)/Ralph (t).  e preço sugerido de R$ 24.700.

O ponto alto da família é a versão Elite Carbon Team, o mesmo quadro de carbono que recebe as tradicionais cores da equipe Caloi – azul, branco e vermelho. É a mesma bicicleta usada por Ulan Galinski, Marcela Lima e Pedro Lage equipada com a supensão Fox Float Fact 32/100mm – Boost / Kashima, grupo completo XTR – 1×12 (câmbio traseiro, cassete 10/51D, pedivela 170 ou 175mm de 34 dentes, trocador, freios a disco com rotores de 180mm na dianteira e 160 mm na traseira). Os pneus Schwalbe Racing Ray/Ralph dobráveis 29×2.25 usados em toda a linha vem montados em aros ZTR Crest MK3. Guidão de  720mm (P) e 760mm (M, G e GG) e suporte de guidão 70mm (P) 80mm (M e G) e 90mm (GG) – 12° e canote de selim série FSA K-Force. A hardtail em carbono da equipe Caloi tem preço sugerido ao consumidor de R$ 37 mil.

Todos os modelos estarão disponíveis nos tamanhos 15 (P), 17 (M), 19 (G) e 21 (GG).

2 comentário em CALOI ELITE 2021 – 3ª GERAÇÃO DO MODELO TRAZ NOVA GEOMETRIA XC

  1. Marco Melo disse:

    Ainda não vai dar pra mim sair da Barra Forte, vou ficar só na vontade!

  2. CESAR disse:

    Achei interessante ser o mesmo quadro de carbono para os três modelos.

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