C68 Rim Brake – Colnago, a primeira marca a montar freios a disco em uma estradeira, se posiciona contra a corrente e fugindo dos atuais padrões do mercado lança uma versão de sua Série C68 com freios tradicionais no aro e produção toda feita na a mão na Itália
Lançar em 2024 uma bicicleta de estrada com freios no aro é algo totalmente fora dos padrões, algo não convencional, levando-se em conta as tendências do mercado, e principalmente quando isso é feito pela casa que em 2013 foi a primeira a utilizar os freios a disco de acionamento hidráulico em 2013 com o modelo Colnago C59 Disc.
Os freios a disco tomaram o mercado, e isso deixou os mais tradicionalistas ou que buscam um sistema de freios eficiente e de manutenção mais simples sem muitas opções de bicicletas de estrada com freios tradicionais no aro.
Atualmente encontrar e um quadro de conceito moderno, mas com freios tradicionais, não é uma tarefa das mais simples. Para atender esse público específico a tradicional marca italiana criou uma opção com seu mais prestigiado quadro o C68.
Quatro ases e um curinga: C68 Rim Brake
A família de bicicletas da Série C representa a coleção mais diversa de quadros de guidão curvo – drop – para alto desempenho nos 70 anos de história da Colnago. A nova C68 Rim Brake está posicionada ao lado da Road, Allroad, Ti e Gravel compartilhando o mesmo nome C68.
Como todos os modelos da série C68 – a C68 Rim Brake – com freios no aro também é um quadro modular, totalmente construído na Itália, e como a tradição da casa, é montado à mão na sede em Cambiago usando o processo artesanal da série C.
C68 Rim Brake: quadro atualizado para uso do freio tradicional e gancheiras de titânio
Algumas modificações e atualizações foram introduzidas no quadro C68 para o uso dos freios no aro. A mudança mais perceptível está no garfo, que foi modificado para receber o sistema de freio de pivô duplo de montagem direta, e também nos tubos superiores do triângulo traseiro – seat stay – foram projetados estruturalmente para aceitar freios de aro de montagem direta.
As gancheiras do quadro estão construídas em titânio impresso em 3D, um metal que se liga perfeitamente à fibra de carbono sem qualquer risco de oxidação ou danos ao quadro.
A alma da família de quadros C68 está em sua forma de construção. A qualidade de pilotagem flexível e responsiva do C68 tem relação direta com a construção modular de vários tubos do quadro – com peças individuais, projetadas tanto em sua forma quanto em sua composição de carbono para atender a um propósito específico, sendo então habilmente unidas.
Essa nova versão de quadro para uso com freios no aro se explica graças ao método de construção modular que permite adaptações especificas no quadro, mesmo para lotes muito pequenos.
Cultura ciclística sofisticada
Segundo a Colnago, a C68 Rim Brake nasce pela paixão e amor da marca pelo ciclismo e transcende tempos e tendências e com um modelo de nicho, atende um público muito específico. E graças à sua produção artesanal e modular, é possível criar quadros como o C68 Rim Brake de maneira economicamente sustentável.
O lançamento está completamente alinhado com a própria história da Colnago, que sempre – em busca do extraordinário – nunca teve medo de se lançar em projetos quase personalizados e limitados em número.
Compatibilidade
A C68 Rim Brake é compatível com o sistema direct-mount, freios de pivô duplo (dual pivot) e tem espaço para suportar pneus 28c
Entre os grupos para montagem do C68 com freio no aro listado pelo fabricante estão:
● Campagnolo Super Record EPS 2×12 – para freios no aro
● Shimano Dura-Ace Di2 R9250 2x12v – para freios no aro
● Sram Force eTap AXS 2X – para freios no aro
A novidade está disponível como um kit que inclui: Quadro, garfo, canote de selim e Caixa de direção Ceramic Speed SLT (avanço e guidão não estão incluídos) Na Europa o kit C68 Rim Brake será comercializado por € 6.930, nos Estados Unidos o preço sugerido é de USD $ 7.750