BRASILEIRO DE MTB’2023: KAREN OLÍMPIO e AVANCINI OS CAMPEÕES NO MOBAI BIKE LAND

Avancini em um final de semana perfeito, no Mobai Bike Land, emplaca seu tradicional estilo para levar mais dois títulos pra sua coleção. No feminino, Raiza Goulão venceu o XCC e Karen Olímpio conquista o bicampeonato no XCO. Em seu último ano como Sub23, Gustavo Xavier conquista o brasileiro pela quarta vez e Giugiu Morgen foi a campeã

Largada da prova de XCC – foto: Alan Modesto/CBC

Disputado nas trilhas do Mobai Bike Land com suas descidas rápidas e subidas longas e um traçado para a competição desenhado pelo 9 vezes campeão de cross country da elite, Márcio Ravelli, a 34ª edição do Campeonato Brasileiro reservou grandes disputas e levou a disputa para dentro de um bike park, com suas particularidades com obstáculos e curvas inclinadas construídas em madeira em um traçado com piso compacto que fez as bicicletas levantarem muita poeira em alguns trechos e o traçado das competições no circuito curto – XCC – utilizando trechos do circuito de pump-track.

Um grande evento que agradou os muitos competidores e o público que pôde se deslocar para acompanhar ao vivo, mas que por outro lado pecou ao não ter conseguido viabilizar a transmissão por streaming, provocando um certo vazio nos fãs e no crescente público que acompanha a modalidade, além de não trazer a necessária exposição de patrocinadores que vem investindo na manutenção de equipes e no apoio a ciclistas.

Raiza conquistou o tricampeonato brasileiro de XCC – foto: Alan Modesto/CBC

XCC – AVANCINI E RAIZA CONFIRMAM OS TÍTULOS

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike começou na (21/07) com a disputa da prova de Short Track no circuito de 1,2 km, onde tanto na categoria feminina quanto na masculina, o favoritismo se confirmou com Raiza Goulão conquistando seu terceiro título, o segundo consecutivo, e Henrique Avancini mantendo a hegemonia ao conquistar o quarto título consecutivo no circuito curto.

Na prova feminina, Raiza praticamente ditou o ritmo da prova e liderou grande parte do percurso, confirmando a atual boa forma que vem apresentado ao longo da temporada’2023 completando as sete votas em 24min24 e cruzando a meta com uma vantagem de 12 segundos sobre Karen Olímpio que ficou com a medalha de prata e 15 segundos à frente de Isabella Lacerda que ficou em terceira.

Avancini lidera nas rampas do circuito curto, seguido por José Gabriel – foto: Alan Modesto/CBC

Entre os homens a disputa foi intensa com várias trocas de posições em um circuito rápido com características de Bike Park passando por Pump Track e trechos. Nas voltas finais Avancini mostrou que está afiado e tomou a dianteira, aumentou o ritmo, abrindo uma pequena vantagem evitando qualquer ataque para assegurar o tetracampeonato brasileiro de XCC. A segunda posição ficou com o sub23 Gustavo Xavier e o terceiro foi Nicolas Machado.

XCO – O BICAMPEONATO DE KAREN

A prova feminina foi disputada em 5 voltas no circuito de 5,6 km – e teve um início de muito estudo pois o calor, a poeira do percurso e as longas subidas eram mais um adversário a ser superado, e isso trouxe certa cautela ao grupo que só foi quebrada a partir da penúltima volta quando Raiza Goulão acelerou o ritmo sendo seguida por Karen Olímpio e Isabella Lacerda. O trio tomou a ponta e passou a se distanciar com Raiza, Karen e Isabela se revezando na liderança. Na última volta Karen resolveu não ser surpreendida e acelerou, com o movimento conseguiu romper com o grupo e abrir uma pequena vantagem e se firmar na ponta, para conquistar o seu segundo título brasileiro de cross country olímpico (o primeiro foi em Mairiporã’2021). Em busca do seu sexto título no cross countray Raiza Goulão (Squadra Oggi), vencedora no circuito curto –XCC –  na sexta-feira, entrou na pista para revalidar o título de  2022, procurou dar ritmo à prova, porém no mano a mano decisivo com Karen acusou o desgaste, cedeu terreno e cruzou a linha de chegada na segunda posição a 9 segundos da vencedora. Isabella foi terceira a 26s da vencedora e a 17 segundos de Raiza.

Com a vitória no Mobai Bike Land, Karen conquistou seu segundo título brasileiro –
foto: Alan Modesto/CBC

“Muito feliz em ter conseguido entregar positivamente o maior objetivo da temporada, terminando com essa linda vitória. Trabalhei a temporada inteira para esse momento, passei por erros e tropeços, mas sempre acreditando no proposito final. Agradeço a Deus por tudo que está acontecendo, meu treinador e a minha equipe, essa vitória é de todos nós”, destacou Karen.

XCO’ELITE 9X AVANCINI

A disputa mais aguardada pelo grande público que foi ao Mobai Bike Land era a da categoria Elite, de um lado os muitos fãs de Avancini do outro os que apostavam que sua supremacia seria posta à prova ao longo das 6 voltas no circuito de 5 quilômetros.

Sem transmissão por streaming, acompanhar as disputas ficou restrito às pessoas que se deslocaram até São José dos Campos e que puderam ver desde a largada uma prova que começou com um ritmo intenso e que teve mais uma demonstração de força de Henrique Avancini que já havia feito isso na sexta-feira quando venceu a prova de XCC.

Impondo seu ritmo, Avancini dominou a prova de XCO – foto: Felipe Almeida

Em busca do seu 9 título na Elite do cross-country – mesmo número de Márcio Ravelli nessa especialidade– Avancini correu ao seu melhor estilo e atacou forçando o ritmo, com isso já na segunda volta aparecia destacado, quando conseguiu uma boa margem manteve a cadência assegurando a primeira posição e mais um título brasileiro, ao todo já são 23 desde as categorias de base; o décimo quarto na elite quando somados ao de Maratona e aos quatro de short track – mantendo-se invicto nesta especialidade desde que começou a valer como campeonato nacional em 2020.

Tentar acompanhar o ritmo de Avancini e as disputas intensas pelas demais posições desgastaram o grupo, Cocuzzi e José Gabriel são o melhor exemplo pois na última volta já estavam fora da disputa, deixando a decisão entre Ulan Galinski e Nicolas Machado. O ciclista da equipe Caloi estava mais forte e conseguiu abrir 10 segundos de vantagem para assegurar a medalha de prata e fazer a dobradinha com Avancini; Nicolas ficou com a medalha de bronze, a terceira neste brasileiro, pois ele repetiu a posição obtida no XCC na sexta-feira e o terceiro lugar na prova de Eliminator disputada no sábado.

Avancini comemora o 9º título de XCO – 23º de sua carreira em todas as categorias – foto: Felipe Almeida

“Mais uma vez é uma honra ser campeão brasileiro e vestir esta camisa por mais um ano. Agradeço a todos pela torcida. Foi uma prova muito física e espero que todos tenham curtido. Essa vitória tem um valor muito especial pra mim. Estou muito feliz e grato pelo excelente trabalho e comprometimento da equipe. Foi um dia abençoado”, disse Avancini.

SUB23

Na categoria Sub23 masculina confirmou-se o favoritismo de Gustavo Xavier que em seu último ano na categoria conquistou o quarto título consecutivo do XCO.

Gustavo tinha como principal adversário Alexandre Malacarne que nas etapas 4 da Copa do Mundo que disputaram juntos tinha mostrado um melhor desempenho, porém o paulista de Ibiúna entrou com o objetivo de manter a camisa, e foi o que fez ao impor ritmo à prova e abrir uma vantagem de 1m13s sobre Alex e 2m41s sobre Cainã Oliveira.

Gustavo Xavier – 4º título consecutivo na categoria Sub23 – foto: Cesar Delong

Entre as garotas Giuliana Morgen, também partiu para o ataque desde o início, ao assumir a liderança buscou ampliar a vantagem que chegou aos 3m27s sobre a segunda colocada Sabrina Oliveira e a 4m10s sobre a terceira, Ana Laura Moraes. “Eu já perseguia esse título da Sub23 e agora chegou no momento certo. Estava me sentindo muito bem, fiz uma prova agressiva, mas ao mesmo tempo consciente e estou saindo feliz por ter conseguido entregar tudo na pista e conquistado a medalha de ouro“, contou Giuliana.

Giugiu Morgen – campeã brasileira categoria Sub23 – foto: Cesar Delong

Campeonato Brasileiro de MTB – Mobai Bike Land/São José dos Campos – 21 A 23/07/2023

XCC – short track/circuito curto de 1,2 km

Elite Feminina – 7 voltas

1- Raiza Goulão – Squadra Oggi– 24m24s353

2- Karen Olímpio –Audax Racing – 24m36s631

3- Isabella Lacerda – Scott Brasil – 24m39s556

4- Hercília Najara – TSW Sram Racing Team – 24m41s657

5- Ana Laura Moraes – Houston Bike Team – 25m48s530

Raiza e Avancini – campeões do XCC’2023 – foto: Alan Modesto/CBC

Elite Masculina – 8 voltas

1- Henrique Avancini – Caloi-Henrique Avancini Racing – 23m09s844

2- Gustavo Xavier – Clube Maringaense de Ciclismo –S pecialized Brasil – 23m13s844

3- Nicolas Machado – Ciclismo Rio do Sul-FMD-Royalciclo p Audax Racing – 23m16s776

4- Alex Malacarne – Pref. Medianeira-Trinity Racing MTB – 23m17s572

5- José Gabriel – Squadra Oggi – 20m43s907

XCO – cross country olímpico – circuito de 5,6km

Sub23 Feminina – 4 voltas –

1- Giuliana Morgen – Sense Factory Racing – 1h09m46s921

2- Sabrina Oliveira – Caloi-Henrique Avancini Racing – 1h13m13s943

3- Ana Laura Moraes – Houston Bike Team – 1h13m56s440

4- Luiza COcuzzi – 1h16m24s254

5- Lorena Marques – 1h20m47s298

Elite Feminina – 5 voltas

1- Karen Olímpio – Audax Racing – 1h28m18s176

2- Raiza Goulão  – Squadra Oggi – 1h28m27s858

3- Isabella Lacerda – Scott Brasil – 1h28m44s434

4- Hercília Najara – TSW Sram Racing Team – 1h32m17s181

5- Liege Walter – 1h35m46s432

Campeões Brasileiros de XCO’2023 – Sub23 e Elite – Gustavo Xavier, Avancini, Karen e Giugiu –
foto: Alan Modesto/CBC

Sub23 Masculina – 5 voltas

1- Gustavo Xavier –  Clube Maringaense de Ciclismo –Specialized Brasil – 1h11m13s381

2- Alex Malacarne – Pref. Medianeira-Trinity Racing MTB – 1h12m26s162

3- Cainã Oliveira – Caloi-Henrique Avancini Racing – 1h13m54s327

4- Pedro Henrique de Oliveira – 1h16m05s640

5- Fernando Nunes de Souza – 1h17m54s350

Elite Masculina – 6 voltas

1- Henrique Avancini – Caloi-Henrique Avancini Racing – 1h23m14s607

2- Ulan Ganlinski – Caloi-Henrique Avancini Racing – 1h23m33s180

3- Nicolas Machado – Ciclismo Rio do Sul-FMD-Royalciclo- Audax Racing – 1h23m43s061

4- José Gabriel – Squadra Oggi – 1h24m39s827

5- Luiz Henrique Cocuzzi – Sense Factory Racing – 1h28m25s198


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.