Um sonho dourado? Se quiser você poderá chamar assim a bicicleta criada em parceria pelas francesas Dior Homme e Bogarde. Com produção limitada a 100 peças, essa BMX de forte inspiração nostálgica nos anos 80 é parte da linha cápsula dourada da Dior Homme com quadro e peças folhadas a ouro, protetores de couro e peças da mais pura Old School
Não se trata de uma bicicleta para colocar nas pistas, a Dior Homme BMX Gold-Bogarde, está mais para dar rolezinho em algum pico descolado. Apesar da forte inspiração nostálgica nas BMX dos anos 80, a bicicleta produzida pela casa francesa Bogarde é o segundo de três modelos feitos em parceria pelos franceses com a casa de alta costura Dior para atender um publico que busca um produto conceitual, vintage e muito exclusivo.
O primeiro modelo a ser criado pela parceria Dior-Bogarde foi uma aro 24”, ou cruiser como também são conhecidas essas bicicletas; com quadro cromado todo em Cromoly 4130 com tubos de espessura tripla, rodas Skyway Tuffwheels T-spokes e detalhes em preto nos protetores e selim em couro confeccionados na Itália; conduíte e pneus de faixa vermelha – as cores da grife Dior Homme.
Para o segundo modelo, apresentado em dezembro do ano passado durante o festival Dubai Sun DXB , resolveram ir além do usual para uma bicicleta de BMX . E assim o quadro em cromoly recebeu um tratamento dourado polido, rodas com raios cruzados, protetores em couro de bezerro e o logotipo com a abelha da Dior na ponta das manoplas e um selim da mais pura old school, o tradicionalíssimo Kashimax.
Os projetos da Dior com a Bogarde surgiram depois que Adrian Ward Reese, diretor da Dior Homme , comprou uma Bogarde, daí foi uma pedalada até a parceria entre o designer de moda da casa Dior, Kirs van Assche e Brice Moreau, fundador da Bogarde e que define suas BMX como uma homenagem aos bons tempos, um olhar para a infância aonde as bicicletas são um hibrido, um ponto de encontro entre o homem crescido atual e o garoto de que costumávamos ser.
A Bogarde não é um fabricante tradicional de bicicletas, mas uma marca que surgiu de uma necessidade pessoal de seu criador, Brice Moreau que em 2013 buscava uma bicicleta que lhe trouxesse atitude, tivesse aquela condução nervosa e divertida. Logo veio à cabeça a estilosa BMX dos tempos de garoto.
A velha escola da Diamond Back, as coleções de revistas de BMX foram fonte de inspiração, mas a proposta nunca foi a de competir com marcas atuais. O processo de criação da bicicleta não foi dos mais fáceis, encontrar peças vintage e um quadro no tamanho certo para uma pessoa grande levaram Brice à criação do quadro. “Usei um um ótimo software 3D chamado BikeCAD o que claramente me ajudou muito a criar o design. Foi assim que fizemos o primeiro protótipo com rodas de aro 24 ” rodas, quadro em tamanho 21” e geometria old school. Naquela época eu não tinha o conhecimento de fabricar uma bicicleta do zero, mas consegui ajuda e aprendi. No final, posso dizer que tive a sorte de conhecer as pessoas certas no momento certo”, declarou Moreau, em recente entrevista para o site The Arsenale.
Alinhando seu conceito de bicicleta com a moda, Brice Moreu desvincula completamente suas criações do mundo das competições: “Eu tenho muito respeito pelas marcas históricas do bmx, por pilotos, freestylers, mas não podemos comparar a Bogarde a nenhuma outra marca de bicicletas. Porque fazemos tudo do nosso jeito. Nossa abordagem é diferente porque venho da indústria do luxo e da moda. Eu sei o quão importante é o produto, a marca. Nós não estamos no segmento “esporte” ou “freestyle” , Bogarde é algo à parte e é isso que nossos clientes estão procurando. Minha ideia para a Bogarde era trabalhar duro para criar um produto único, não importando o que nos custasse. Eu sabia que com o tempo o produto encontraria o seu caminho, e foi isso que aconteceu”.
A Dior Homme BMX Gold-Bogarde tem uma edição limitada a 100 exemplares com a numeração de produção gravada na coroa de acabamento cromado espelhado. Sua comercialização, começou a três meses, a um preço de US$ 5.425 – algo como R$ 21.400 – uma bike muito exclusiva que não permite circular por aí sem aparecer.