Nomeado para os prémios Goya 2019, como melhor filme de animação, Bikes the movie apresenta uma cidade de bicicletas antropomórficas que vivia em perfeito equilíbrio até a chegada dos motores a gasolina. Uma trama animada, aonde as bicicletas reforçam a defesa do meio ambiente e de tecnologias sustentáveis. O futuro da cidade será decidido em uma apaixonante corrida de bicicletas
Se você vibrou com Cars, dos estúdios Disney/Pixar e é um apaixonado por bicicletas, talvez fique animado com a produção espanhola Bikes. O nome já diz tudo – e o enredo pode parecer até previsível, mas a animação é interessante e a trama se passa em Spokesville, ou Vila dos Raios, uma cidade fantástica para morar, trabalhar e se divertir, localizada entre montanhas, florestas e riachos e é habitada por bicicletas que tem vida própria.
O protagonista é Speedy uma mountain bike (com forte inspiração em uma Cannondale Trigger com a sua especifica suspensão Lefty) tão corajosa e adorável como rápida e que trabalha como carteiro para os correios locais.
Os seus melhores amigos são Pinhão, uma bicicleta urbana que sonha em se tornar um realizador de documentários, Gassy, uma alegre bomba de ar para bicicletas que dirige a oficina mecânica local e Montana, uma linda, inteligente e intrépida bicicleta-menina, que nunca tem medo de dizer o que pensa e como em toda a história há sempre um clima de romance entre ela e Speedy.
Spokesville é uma cidade mágica e colorida, com ar puro e ruas impecáveis. A vida para os cidadãos da bicicleta é idílica, até que um dia, um novo e surpreendente aparelho, o motor a gasolina, chega à cidade.
O que se segue é uma emocionante e hilariante aventura, que fará com que Speedy se torne o líder inconsciente de um grupo de ambientalistas, que estão determinados a impedir que o motor a gasolina polua seu refúgio intocado.
Para proteger sua cidade, o grupo terá que enfrentar os malvados Romulo e Remo, grandes incentivadores dos motores a gasolina e proprietários do banco de Spokesville e seu protegido, Rock Bikeson, campeão local de corridas e ídolo de Speedy.
Qual o futuro de Spokesville (Vila Raios)? Será que ela se voltará à utilização do motor a gasolina ou passará para a nova e revolucionária tecnologia “sustentável” que o velho sábio e inventor chinês, Mer. Cahn, está desenvolvendo em segredo. A decisão disso tudo se dá em uma dramática corrida de bicicletas que definirá o futuro da cidade.
Bikers The Movie, é uma co-produção entre Espanha, China e Argentina. Seu custo para os padrões dos grandes estúdios de Hollywood ou para produções europeias foi relativamente baixo, 5 milhões de euros (um valor pouco superior a R$ 21 milhões) sendo que 50% do capital é espanhol, 30% chinês (CVC Group e um 20% de investidores argentinos.
A animação foi dirigida por Manuel javier Garcia, o roteiro é do experiente Michael Mauer III (Scooby Doo, o Tesouro Perdido; O Pestinha, série em desenho animado; o terceiro ano da série Darwin Duck, a 1ª temporada do SuperBoy)
Bikes the movie, é a primeira coprodução cinematográfica entre Espanha e China originaria de um acordo bilateral assinado entre os dois países em 2014. Segundo o produtor espanhol Ximo Pérez
“O projeto levou alguns anos até que iniciar a produção, ali tudo é muito lento. Tudo precisa passar pelo governo que deve aprovar o conteúdo, o orçamento, a participação, o roteiro para que não tenha nada polêmico. Foram pouco mais de três anos até que assinarmos um pré-acordo.
A ideia de Bikes foi do diretor Manuel Javier García Pozo, um apaixonado por bicicletas que tem mais de 25 anos de experiência com passagens pelos estúdios Disney, Warner Bros, Universal e Hanna Barbera.
O diretor destaca que Bikes the movie remete diretamente ao êxito de Cars, produzido pela Pixar, mas neste filme com bicicletas como protagonistas; destacando o meio de transporte mais utilizado pela população chinesa. De acordo com seus criadores, a animação também foi projetada para o futuro desenvolvimento de videogames.
O filme tem para o mercado espanhol uma peça publicitária muito forte com o slogan: “Antes foram os carros, agora é o momento das bicicletas”.
A versão espanhola tem entre os dubladores o ex-ciclista e atual comentarista de ciclismo Pedro Delgado, vencedor do Tour de France’1988 e da Vuelta 1985/88 que faz a voz de vários personagens. Difícil de acreditar que na versão brasileira convidem a Mauro Ribeiro, Murilo Fischer ou a Luciano Pagliarini (não vamos sonhar com Avancini pois seria tirá-lo do foco ) para darem vozes às bicicletas.
Bikers the movie foi indicado como melhor filme de animação na 33ª edição do Goya, premiação entregue todos os anos pela Academia de Cinema Espanhol e que acontece no próximo dia 2 de fevereiro. A estreia na Espanha está programada para o dia 15 de março, no Brasil ainda não há previsão de lançamento.
BIKES THE MOVIE
Duração: 92 minutos
Animação
Produção: Espanha, China e Argentina
Equipe Técnica
Produtores: ANIMATION BIKES AIE (Espanha)
CVC GROUP (China)
ALEPH MEDIA AS (Argentina)
Diretor: Manuel J. Garcia Pozo
Roteiro: Jhon Michael Boughn e Michael Maurer III
Música: Diego Montesinos
Canção: Nacho Maño
Diretor de Produção: Iván González Penedo
Direção de Fotografia: Eric Robert
Montagem: Alberto Tauste
Direção Artística: Piru Velasco
Som: Calos Faruolo
Efeitos Especiais: Eric Robert
Duração: 92 minutos
Animação
Produção: Espanha, China e Argentina