A Copa Catalana BTT pode ser considerada como a abertura internacional das provas de XCO, com classificação HC no rankig da UCI . Essa pontuação contribuiu para que uma boa parte dos grandes nomes do cross contry internacional se deslocassem até o Parc de la Draga, em Banyoles. Aonde Henrique Avancini, neste domingo de Carnaval (23/02) deu uma excelente demonstração de força, superando com boa folga os franceses Koretzky e Sarrou. No feminino a vitória foi da britânica Evie Richards
Com uma primeira fila de muito respeito, formada por Avancini, Valero, Tempier, Sarrou, Koretzky e Vader e atrás um pelotão de grandes nomes da modalidade garantiam que a Copa Catalana, única prova de mountain bike espanhola categoria HC no ranking da UCI fosse das mais disputadas, mostrando que a temporada 2020 reservará grandes emoções. Entre os 10 melhores do ranking, 8 alinharam na prova disputada na região da Catalunha.
O francês Koretzky , três vezes vencedor desta prova apostou em antecipar o ataque e procurar romper com o pelotão. A tentativa obteve sucesso, mas em sua roda ficaram Avancini e o outro francês Sarrou, um pouco ais atrás estavam Litscher, Cullel, Filippo Colombo, Stephane Tempier, Manuel Fumic, Milan Vader e Anton Sintsov que sofreram muito para não ficar distanciados dos ponteiros.
Faltando três voltas o grupo estava praticamente aniquilado com Koretzky e Avancini rodando sozinhos. O francês, da Absolute Absalon, Jordan Sarrou até que tentou persegui-los mas perdia terreno a cada metro que a dupla avançava.
Na penúltima volta já era certo que a decisão seria um duelo entre o brasileiro e o francês. Avancini mostrou sua força ao atacar Koretzky em um trecho rápido de descida; foi o ataque definitivo, pois a partir daí o brasileiro só aumentou sua diferença em relação aos franceses Koretzky e Sarrou. Atrás quem surpreendeu foi o espanhol David Valero que conseguiu sair de trás para chegar em 4º à frente do companheiro de equipe de Avancini na Cannondale, Maxime Marotte.
A prova feminina foi disputada um dia antes, no sábado (22/02) com a presença de várias campeãs como a vencedora da edição de 2019, Annie Last, a australiana Rebecca McConnell – campeã continental e 3ª no Mundial do ano passado, a suíça com sua equipe nacional de muita qualidade, entre outras.
A australiana McConnel/Primaflor-Mondraker-Xsauce atacou logo após a largada e conseguiu se distanciar , atrás dela se formou um grupo com Last/KMC-Orbea, a italiana Eva Lechner, a britânica Evie Richars e a estadunidense Haley Batten.
O ritmo das ponteiras foi elevado e isso provocou que o grupo fosse se desmanchando ao longo da competição, sobrando na ponta Richards/Trek Factory Racing XCO e Batten/Specialized Racing, a definição se deu em um duelo na última volta. Evie Richards atacou quando faltavam 2 km para o final, mantendo-se na ponta e assegurando a vitória, deixando o 2º lugar para Haley Batten e Anni Last em 3º.
Copa Catalana Internacional BTT – MTB SUPER CUP MASSI
Banyoles – Girona – Espanha – circuito de 6,5 km
Elite Masculina – 32 km – vel. média 21,66 Km/h.
1- Henrique Avancini – Cannondale Factorry Racing – Brasil – 1h28m39s
2- Victor Koretzky – Kmc-Orbea – França +37s
3- Jordan Sarrou – Absolute Abaslon-BMC – França +45s
4- David Valero – MMR Factory Racing Team – Espanha +49s
5- Maxime Marotte – Cannondale Factory Racing – França +56s
Elite Feminina – 26 km – vel. média 18,73 km
1- Evie Richards – Trek FActory Racing XCO – Grã Bretanha- 1h23m16s
2- Haley Batten – S23 – Specialized Racing – Estados Unidos +20s
3- Annie Last – KMC-Orbea – Grã Bretanha +59s
4- Alessandra Keller – Swiss Cycling – Suíça +1m37s
5- Linda Indergand – Swiss Cycling – Suíça +1m45s