Com a aposentadoria das competições, Henrique Avancini confirma a sua posição de gerente da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing. Sem alterações para a temporada 2024 a equipe aposta no desenvolvimento de seus três ciclistas, os jovens de 22 anos Sabrina Oliveira e Cainã Oliveira e o mais experiente Ulan Galinski
Para quem passou uma parte de sua vida competindo é muito difícil manter-se longe do mundo esportivo, conforme era esperado após sua aposentadoria em agosto de 2023, Henrique Avancini confirma que assumira o comando da equipe na função de manager da Caloi / Henrique Avancini Racing.
No ano passado, após conquistar em Glasgow o bicampeonato mundial de maratona mountain bike, Avancini, após mais de duas décadas de competições, anunciou que disputaria algumas provas de despedida até o final da temporada e que estaria se retirando do profissionalismo, porém que não abandonaria a bicicleta. Desta forma, agora ele confirma que assumirá o comando do projeto que ele e seu pai, Ruy Avancini, criaram há dez anos e que conta com o patrocínio da Caloi
“Estamos chegando à marca de dez temporadas da Henrique Avancini Racing, o que pra gente é um motivo de muito orgulho e honra. Nós começamos esse projeto de uma forma modesta, porém muito ambiciosa, com o objetivo de nos tornarmos referências como gestores, e acredito que hoje conseguimos alcançar o patamar de sermos a equipe referência, de sermos a equipe com o modelo de gestão esportiva mais desenvolvida no mountain bike brasileiro. Sempre foi uma meta nossa que pudéssemos contribuir diretamente e indiretamente com o crescimento do esporte”, explica Henrique Avancini.
Ainda sobre a equipe, Avancini relembra a história e a importância da parceria com a mais tradicional fabricante de bicicletas do país : “Continuaremos encarando os desafios, buscando conhecimento, evoluir, e agora nessa nova fase, como Manager do time, eu pretendo colocar ainda mais energia na parte de gestão e planejamento da equipe. E poder continuar compartilhando isso ao lado do meu pai, que foi meu parceiro na criação do projeto, na liderança da execução da operação esportiva da Henrique Avancini Racing, é algo maravilhoso, que chega a faltar palavras. É um orgulho imenso como filho construir e compartilhar essa história com o meu pai, e temos como maior objetivo agora construir novas histórias para que essas novas histórias tragam um legado para esse esporte que tanto amamos. Damos agora sequência a parceria com a Caloi, cada vez mais produtiva e próxima, e temos certeza que vamos seguir colhendo grandes resultados. Queremos valorizar o desenvolvimento dos atletas. Estamos construindo carreiras. Assim como a minha carreira teve relação de longo prazo com as marcas e os projetos que participei, acredito que estamos construindo jornadas com os ciclistas de agora”.
Para a temporada 2024, a formação da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing manteve os três pilotos que se destacaram ao longo do ano que passou. Ulan Galinski, que foi vice-campeão brasileiro de XCO em 2023 – atrás apenas de Avancini, será o estandarte da equipe na Elite. Na Sub-23 a equipe conta com Sabrina Oliveira (vice-campeã brasileira em 2023) e Cainã Oliveira (terceiro colocado no Brasileiro da categoria).
No programa para esta temporada estão as disputas das principais provas nacionais e competições internacionais, porém na apresentação da equipe não foram divulgadas quais as provas que a equipe ou seus ciclistas marcarão presença.
Está mantida a estrutura de alto desempenho em Petrópolis, com academia, sala de recuperação, sala de fisioterapia e oficina, além da colaboração de mais de 15 profissionais de diversas áreas- entre elas treinador, psicólogo e nutricionista – que contribuirão para o bom desempenho e evolução dos ciclistas. Para as provas na Europa, está mantida uma equipe de experientes profissionais, que darão apoio para que os ciclistas tenham os cuidados necessários para entrarem nas competições com segurança e a tranquilidade necessárias.
“A Caloi tem no seu DNA de investir no ciclismo nacional. Já atuamos em todas as categorias do ciclismo em mais de 100 anos de história da marca e há mais de uma década investimos principalmente no mountain bike, que virou uma paixão de milhares de brasileiros. Foi assim que lá atrás impulsionamos a carreira do Henrique Avancini e colaboramos para que ele chegasse onde chegou, um ícone mundial do MTB e uma referência para todos. Seguimos com a nossa parceria com ele, agora como manager do time, pois temos o compromisso de lapidarmos outros jovens para que o mountain bike brasileiro siga crescendo e surjam novos campeões”, diz Eduardo Rocha, CMO da Caloi.
Além de contribuir no crescimento dos ciclistas, um dos pilares da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing está também no desenvolvimento de produtos. A indústria brasileira de bicicletas deu um salto de tecnologia nos últimos anos graças também aos investimentos da Caloi na modalidade.
“A Caloi a cada ano vem inovando mais, trazendo produtos mais refinados, de alta performance e de maior valor agregado, e o papel da equipe Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing também é cada vez mais ajudar no desenvolvimento de produtos, não só testar equipamentos, mas trazer uma análise crítica. Assim é o padrão das grandes marcas mundiais e a Caloi segue esse caminho”, explica Henrique Avancini.
Para a temporada 2024, um novo quadro foi desenvolvido para a Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing. Marcos Ribeiro, Diretor de produtos da Caloi, comenta sobre o desenvolvimento desse produto, que trará benefícios não só à equipe, mas também aos ciclistas amadores que buscam cada um melhor desempenho em seus desafios.
“A Caloi desde 2016 vem trabalhando com quadros de geometria própria. E ter o time no decorrer desses últimos anos foi muito importante, pois conseguimos com ele evoluir na qualidade dos nossos quadros, proporcionando novas experiências não só aos atletas, mas ao consumidor final. Nessa temporada a Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing competirá com um quadro full suspension. Trata-se de um novo quadro, com geometria atualizada, com leitura de terreno mais precisa, com Anti-Squad e Pedal Kick Back, que são pontos-chaves para um atleta de performence, tudo equilibrado e, obviamente, uma bike com suspensão de 120mm. Com o feedback dos atletas e o suporte do nosso time de engenharia na Ásia, conseguimos também estudar e entender melhor as fibras do carbono e ângulos para que pudéssemos chegar em um quadro extremamente leve mas com reforço nas áreas de maior estresse, para que ele seja rígido quando necessário”, explica Marcos Ribeiro, revelando que também haverá novidades para o consumidor.
“Esse é o ponto mais importante, pois conseguimos com todos esses estudos trazer três novas tecnologias de carbono. Uma com um nível de entrada, que será comercializada para o mercado. Um segundo nível extremamente leve e que também chegará ao consumidor final. E a bike da equipe, que em um primeiro momento será exclusiva para os atletas”.