ARIES SPHERICAL: TECNOLOGIA E MUITA SEGURANÇA

Novo capacete Aries traz a tecnologia Spherical by MIPS, sistema de proteção AURA e peso reduzido, o modelo indicado para ciclismo de estrada é o mais recente lançamento mundial da Giro Sport Design. Trata-se de um modelo topo de linha em termos de desempenho e estilo com a classificação 5 estrelas da Virginia Tech quando o assunto é segurança

Área frontal reduzida e grandes entradas de ventilação são os destaques do Aries Spherical – foto: Giro Sport Design

A Giro Sport Design amplia sua linha de capacetes com um novo modelo para o alto desempenho, o Aries Spherical foi desenvolvido para o universo do ciclismo de estrada, mas que pode resultar em um ótimo equipamento de proteção para o gravel ou mountain bike cross country graças às suas qualidades: leve, desenho compacto, ventilação otimizada e a tecnologia de proteção Spherical desenhada por MIPS.

“ Um novo capacete de estrada topo de linha da Giro é sempre uma grande novidade, mas o Aries Spherical é diferente de todos os capacetes anteriores ”, destaca Peter Nicholson, gerente de marca da Giro. “ Como sempre, os engenheiros da Giro realmente fazem a diferença com todos os recursos à sua disposição aqui em Scotts Valley, em nossas instalações de Pesquisa e Desenvolvimento DOME. O DOME é inigualável, desde o nosso túnel de vento, até o Therminator, nosso manequim termossensível exclusivo, até nossas mais de 50 instrumentos de teste. Somos líderes na ciência de capacetes há quase 40 anos, e tudo isso resultou em um capacete único que praticamente “desaparece” quando você começa a pedalar, e consegue receber a melhor pontuação que a Virginia Tech já deu em seus rankings de quais capacetes melhor reduzem o risco de lesões”, conclui Nicholson.

foto: Giro Sport Design

A tecnologia Spherical já se encontra presente em outros capacetes da tradicional marca estadunidense, como o Helios e o Eclipse ou em alguns modelos da empresa irmã Bell. O Aries traz o MIPS – Sistema de Proteção contra Impactos Multidirecional, uma evolução tecnológica que garante uma maior proteção contra lesões cerebrais para cacetes. A Giro utiliza esta tecnologia há mais de quatro anos, e em sua linha são 8 modelos que compartilham esse sistema.

A principal diferença entre o MIPS de membrana convencional e este Spherical  é que o primeiro é instalado externamente na parte interna do capacete e o segundo é integrado à própria estrutura. O Spherical é composto por duas camadas de espuma com densidades diferentes, que ao momento de uma queda do ciclista giram levemente em uma direção ou outra com a carcaça, dependendo da força do impacto. Assim, redireciona a energia do golpe para fora, protegendo o crânio e o cérebro.

Canais internos profundos se conectam com as enormes aberturas dianteiras e traseiras de fornecendo um caminho para o ar frio fluir sobre o couro cabeludo do ciclista e sair pela traseira, levando o excesso de calor – foto: Giro Sport Design

Aries Spherical, o mais leve da Giro

A adoção da tecnologia Spherical significa eliminar a membrana MIPS e criar um melhor sistema de ventilação, com uma otimização do desenho, da aerodinâmica e uma significativa redução de peso.  O Aries tem o peso de 265 g – no tamanho M – se não é o mais leve em sua categoria, o modelo é talvez o que traz mais benefícios em design, aerodinâmica e peso e está na primeira posição,  com 5 estrelas,  nos testes de segurança da conceituada lista de classificação de capacetes da Virginia Tech feita em parceria com o Insurance Institute for Highway Safety (Instituto de Seguros de Segurança Rodoviária).

O arco Aura II reforça a integridade estrutural do Aries – foto: Giro Sport Design

Ainda nos itens que elevam a segurança, o Aries traz a proteção reforçada Aura II – um arco translucido que envolve o capacete de lado a lado, por toda a estrutura do casco, garantindo ao ciclista a integridade estrutural para que o capacete não se desmonte em caso de quebra em um acidente mais extremo, tudo isso sem acrescentar maior peso ao produto final.

A terceira barreira de proteção está na própria estrutura do capacete, produzida a partir de poliestireno Nanobead EPS, com densidade progressiva, ou seja, mais dura no exterior e mais macia no interior, capaz de gerenciar pancadas leves, médias e extremas com mais eficiência, justamente por criar um sistema que absorve o choque de forma gradativa. 

Desenvolvido no túnel de vento, o Aries teve reduzida a área da superfície frontal para eliminar mais arrasto – – foto: Giro Sport Design

Máxima ventilação

O desenho do Spherical com 24 aberturas e túneis internos que otimizam o fluxo de ar ao redor da cabeça do ciclista garantem uma melhor ventilação e conforto. E o novo sistema de gerenciamento de suor DryCore proprietário da Giro redireciona a umidade da testa do piloto e elimina a irritação causada por gotas de suor nos olhos, isso é possível graças a um cordão interno de silicone.

O contato confortável entre o Giro Aries Spherical e a cabeça do ciclista fica a cargo das espumas com tratamento Ionic+, que evitam o mau cheiro e a proliferação de bactérias, combinadas com o consagrado sistema de retenção RocLoc®5+ Air, capaz de prender o capacete na cabeça de forma segura e confortável, mantendo um alto fluxo de ar, mesmo em baixas velocidades. 

DryCore ‘tira’ o suor da testa e evita que caia nos olhos e óculos do ciclista – – foto: Giro Sport Design

Giro Aries Spherical – destaques

  • Tecnologia Spherical by MIPS (Exclusividade Giro e Bell)
  • Construção In-Mold –  em Poliestireno Nanobead EPS com densidade progressiva
  • Arco de reforço AURA II
  • 24 aberturas de ventilação com canalização de ar
  • Espumas Ionic+
  • Sistema de gerenciamento de suor DryCore
  • Sistema de retenção RocLoc®5+ Air

No Brasil, o Giro Aries Spherical é importado e distribuído Isapa, o Giro Aries com preço sugerido de  R$ 2.499,00.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.