ANNA MEARES SERÁ A PORTA-BANDEIRA DA AUSTRÁLIA NO RIO2016

A delegação australiana será liderada por uma ciclista na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio2016, no dia 5 de agosto no Maracanã. A multi-campeã com seus 11 títulos mundiais e 5 medalhas olímpicas Anna Meares será a porta-bandeira da Austrália.

Com 5 medalhas olímpicas Anna Meares será a porta-bandeira australiana foto: Gettty Images Sport

Com 5 medalhas olímpicas Anna Meares será a porta-bandeira australiana                                                             foto: Gettty Images Sport

Aos 32 anos de idade a pistard Anna Meares vem ao Brasil para disputar a sua quarta olimpíada. Sua primeira participação foi em Atenas/2004 aonde conquistou o ouro nos 500m (contra-relógio)  e o bronze na velocidade (200m). Em Pequim/2008 mais uma vez esteve no pódio da velocidade conquistando a prata, quatro anos depois em Londres/12  mais um ouro na velocidade e um bronze na velocidade por equipes. Vem ao Brasil como uma das favoritas ao pódio para disputar três provas a velocidade, o Keirin e a velocidade por equipes.

Porém antes de entrar no velódromo, em sua 4ª participação olímpica, Anna Meares terá a responsabilidade de ser a porta-bandeiras da delegação australiana na cerimônia de abertura dos jogos olímpicos Rio2016, no Estádio do Maracanã. A confirmação de que a ciclista abriria o desfile veio no começo do mês de julho, um dia após a sua convocação para mais um desafio olímpico.

Anna Meares comemora seu ouro olímpico nos Jogos de Athenas/04 - foto: CliveMason/Getty Images Sports

Anna Meares comemora seu ouro olímpico nos Jogos de Atenas/2004                                                        foto: CliveMason/Getty Images Sports

É a segunda vez que um ciclista carrega a bandeira australiana na cerimônia de abertura, o primeiro foi Edgard Laurence Dunc Gray, medalha de ouro no 1km contra-relógio em Los Angeles/1932 e que carregou a bandeira nos jogos de Berlim/1936. Ao aceitar o chamado do comitê olímpico australiano, Meares declarou:  “Toda minha vida eu sonhei em ser um atleta olímpico, uma campeã olímpica representando a Austrália, mas eu nunca contemplei ou sonhei que eu poderia ser a porta-bandeira” e completou “Para mim, uma garota do campo, filha de um minerador de carvão, me tornar o segundo ciclista na história a ser a porta-bandeira da equipe olímpica australiana, me deixa muito emocionada e orgulhosa“.

Em um evento na Federation Square, em Melbourne, a chefe da delegação australiana, Kitty Chiller, explicou a motivação pela escolha de Meares:  “Anna simboliza tudo o que  nossa Equipe representa. Respeito, humildade e excelência. Ela é um modelo para muitos, em todos os esportes e na comunidade“, disse Chiller. “Ela foi selecionada para sua quarta participação olímpica e ela irá inspirar não só seus companheiros da equipe de ciclismo no Rio, mas toda a equipe. Anna já é uma inspiração para a Austrália e eu sei que ela vai assumir esse papel com o compromisso e orgulho que tem sido a marca de sua carreira até à data.” 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.