AERO 111: GANHOS MARGINAIS COM UM NOVO PNEU DIANTEIRO

Aero 111 é um novo pneu desenvolvido em uma parceria entre a Continental, DT Swiss e a Swiss Side. Um projeto que só em estudos levou cerca de 4 anos, buscando minimizar e controlar os efeitos do vento cruzado com um sistema roda-pneu, oferecendo ganhos marginais e melhor desempenho

Pneu para uso na roda dianteira da bicicleta – traz uma banda de rodagem com 48 cavidades distribuídas igualmente pela superfície do pneu que melhoram o desempenho aerodinâmico

Buscar soluções aerodinâmicas que minimizem os efeitos do vento cruzado é uma constante no ciclismo e no triatlo moderno, a evolução que já passou por quadros e acessórios agora também chega ao pneu dianteiro, pensado em forma conjunta ou em sistema roda-pneu – o fabricante usa a sigla WTS ou wheel-tire system – para apresentar esta solução que busca benefícios aerodinâmicos principalmente ao enfrentar ventos laterais.

Para enfrentar ventos cruzados

A fabricante alemã de pneus, Continental estabeleceu uma parceria com  duas  marcas  suíças de ciclismo líderes, DT Swiss com suas rodas e Swiss Side com seus estudos e soluções aerodinâmicas  para criar o melhor sistema roda-pneu (WTS) para ciclistas amadores de alto desempenho e profissionais que buscam obter todas as vantagens marginais na procura de desempenho. A colaboração resultou num pneu inovador específico para a roda dianteira, concebido para estabelecer uma nova referência em desempenho aerodinâmico – o Aero 111.

O novo pneu dianteiro – Aero 111 – é o mais aerodinâmico produzido até agora pela Continental. Foi desenvolvido com uma banda de rodagem patenteada que incorpora 48 cavidades distribuídas igualmente pela superfície do pneu. Estas cavidades funcionam como geradores de vórtices que controlam a turbulência do fluxo de ar à medida que atinge a roda dianteira. Esta ação promove a aderência do fluxo de ar ao perfil do aro da roda dianteira e retarda a separação do fluxo, maximizando o efeito ‘veleiro’, reduzindo o arrasto e empurrando a bicicleta para frente.

AERO 111 levou 4 anos para ser desenvolvido, com muitos estudos de aerodinâmica em uma parceria da Continental, DT Swiss e Swiss Side
AERO 111 levou 4 anos para ser desenvolvido, com muitos estudos de aerodinâmica

O resultado é um sistema roda-pneu que se caracteriza pela ‘colaboração’  aerodinâmica do conjunto que  leva à redução do arrasto e à condução otimizada, permitindo que os ciclistas focados na velocidade avancem com maior controle em ventos laterais.

O pneu específico para uso na roda dianteira utiliza tecnologia comprovada da família Grand Prix 5000 TR de alto desempenho da Continental, incluindo a confiável tecnologia de proteção contra furos Vectran Breaker e pronto par montagem sem câmara de ar – tubeless-ready . O AERO 111 utiliza o composto Black Chili otimizado para corrida da Continental que oferecer menor resistência ao rolamento e aderência excepcional em condições molhadas e secas, enquanto a tecnologia Active Comfort absorve as vibrações para uma condução suave.

Aero 111 traz a tecnologia de composto Black Chili e Active Comfort

Disponível em duas larguras, 26-622 e 29-622, o AERO 111 foi projetado para criar o WTS – sistema roda-pneu  – mais aerodinâmico do mundo quando usado em combinação com as rodas DT Swiss Aero ou Endurance, porém isso não impede a sua montagem e o melhor desempenho em rodas ou aros de outras marcas .

Segundo a Swiss Side para quem busca economizar watts em busca de velocidade, tirando proveito do baixo arrasto do do Aero 111pode combinar uma boa roda com o pneu de 26mm, quem gosta de acumular quilômetros; já o pneu de 29 mm de largura é indicado para quem terá pela frente longos percursos aproveitando das vantagens aerodinâmicas para economizar energia.

VANTAGENS DO AERO 111 MESMO EM VELOCIDADES MAIS BAIXAS

As vantagens do pneu, segundo o fabricante, é que o Aero 111 entrega velocidade, independente do efeito ‘veleiro’ e melhora as condições de pilotagem,  e isso pode ser conseguido mesmo por um ciclista médio rodando a 30 km/h, uma velocidade facilmente conseguida com uma bicicleta de estrada, segundo a Swiss Side isso é a ‘democratização do desempenho aerodinâmico das rodas’.

Hannah Ferle, gerente de produto da Continental Tires, disse sobre o lançamento : “Com o AERO 111 adicionamos ao nosso portfólio um pneu de estrada de alto desempenho que pode fazer tudo: é aerodinâmico, com alta aderência e rápido. Esta colaboração permitiu-nos expandir as nossas tecnologias já comprovadas em corridas para construir um pneu diferente de qualquer outro. Da próxima vez que você enfrentar um vento cruzado, não terá desculpa para não andar na frente”.

Jean-Paul Ballard, CEO e fundador da Swiss Side, acrescentou: “O desenvolvimento dos recursos do Vortex Generator encontrados nos pneus AERO 111 levou mais de 4 anos. O resultado é um design perfeitamente otimizado para as versões de pneus de 26 mm e 29 mm, que proporciona uma melhoria aerodinâmica revolucionária no desempenho das rodas, em todas as velocidades”.

Matthias Meier, diretor de vendas de marketing e vice-presidente da DT Swiss, disse: “Olhando para trás, vários anos de pesquisa e desenvolvimento conjunto de produtos com a Continental e a Swiss Side neste projeto, estamos entusiasmados em apresentar nada menos do que o pneu para ciclismo de  estrada mais rápida do mundo. Este pneu representa a nossa busca coletiva pelo melhor desempenho e o nosso compromisso de ultrapassar os limites da tecnologia aerodinâmica”.

Aero 111

• Peso: 250 g /26-622, 280 / 29-622

• Dimensões: 26-622, 29-622

• Cor: Preto/Preto

• Tecnologia: Composto Black Chili, Disjuntor Vectran

• Banda de rodagem aerodinâmica projetada em parceria com a Swiss Side

• Preparado para  uso sem câmara – Tubeless-ready

• Compatível com aro sem gancho

•Feito na Alemanha

Disponível a partir de 3 de julho em todo o mundo – não temos informações se o modelo será comercializado no Brasil – preço médio na Europa € 120

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