Reatividade e resistência são as palavras-chave do retorno dos italianos da Fulcrum ao mundo do MTB com uma roda de alta gama. Esses são os dois conceitos que nortearam o desenvolvimento da nova Red Zone Carbon, uma roda destinada ao ciclista exigente mesmo no off-road mais difícil, o modelo também gerou uma irmã com aros de alumínio a Red Zone3
A Red Zone Carbon é o resultado de um longo processo de pesquisa e desenvolvimento da italiana Fulcrum,que abrangeu todos os elementos da roda, tanto individualmente – aros, cubos, raios – quanto como um todo, para criar um sistema de rodas capaz de responder às demandas típicas de um ciclista de alto nível. Por um lado, leveza e reatividade para o máximo desempenho nas subidas; por outro lado, um alto nível de absorção vertical e resistência para libertar a mente do ciclista que quer se entregar com confiança à adrenalina das descidas.
Para a Fulcrum o novo modelo é um verdadeiro concentrado de tecnologia, Red Zone Carbon é a nova fórmula Fulcrum dedicada ao MTB moderno e traduz toda a experiência adquirida pela marca em cada um dos seus elementos. Um design funcional e único, aliado ao novo acabamento fosco moldado (DIMF), com todas as características que um ciclista espera de um produto XC/Marathon ou Down Country: canal interno de 28mm, aro leve e máxima fluidez em uma roda produzida inteiramente na Europa , em grande parte Itália. A fábrica que manteve em seu catálogo uma linha de rodas de MTB em alumínio – Red Zone 5 e 7 , apresenta este modelo como sendo o seu ‘retorno ao mundo do MTB’ apontando para alta performance, a marca praticamente deixou o mundo das competições em 2016 e com esse modelo já há comentários que passará a ser utilizado por algumas equipes profissionais.
Nip(ple)Force | Assimetria reinventada
Entre as principais tecnologias desta roda, a mais óbvia é sem dúvida o perfil assimétrico NipForce (abreviatura de Nipple Force).
A principal vantagem desta solução é uma roda com comportamento homogêneo, uniforme e confiável, além de maior resistência às forças laterais. Este resultado é obtido através de uma dupla assimetria: a de 6mm alterna em cada raio com o de 3,5mm.
O primeiro é projetado para otimizar o ângulo de queda dos raios no lado mais afetado pelas torções – o lado dianteiro do disco, e o lado da roda livre traseira – e assim reequilibrar as tensões dos raios e obter um ângulo de inclinação semelhante destes entre a direita e a esquerda.
A segunda, do lado oposto, é usada para obter uma tração de raio que passa o mais próximo do centro da seção geométrica. No caso de canais largos, como os encontrados em rodas de mountain bike, assimetrias excessivas podem tornar as forças aplicadas (spoke pull) desalinhadas em relação ao centro geométrico da seção, gerando um momento de rotação que estressa a estrutura do carbono. Esta segunda assimetria é, portanto, especificamente projetada para diminuir esse momento de torção típico de aros assimétricos de MTB.
Para canais grandes, como os encontrados em rodas MTB, assimetrias excessivas podem tornar as forças aplicadas (spoke pull) desalinhadas em relação ao centro geométrico da seção
Outra vantagem da tecnologia NipForce é que ela melhora a resistência geral da roda, posicionando o orifício do bocal no ponto mais forte do aro, ou seja, acima da cabeça do perfil.
Perfil perfeito | Rigidez e compatibilidade
O aro foi projetado para otimizar o equilíbrio, a rigidez lateral e a capacidade de absorção vertical: características-chave para uma roda MTB de alta qualidade, mas não totalmente conciliáveis entre si. Encontrar o equilíbrio certo entre esses recursos exigiu testes de laboratório e de campo para selecionar a solução final entre mais de 12 versões de protótipo testadas em laboratório e em campo.
O perfil final tem um comprimento periférico constante sobre cada seção, obtido com uma sobreposição constante de material ao longo de toda a circunferência do aro durante o processo de laminação.
O desenho do aro se completado com um perfil de 26 mm e um canal interno de 28 mm, hookless (sem gancho): a fórmula ideal para trabalhar com pneus entre 2,2″ e 2,4″. O canal interno não possui furos na ponte (tecnologia MoMAG) para garantir o uso tubeless imediato, seguro e confortável, além de oferecer uma estrutura mais resistente em relação a um aro com a tradicional perfuração.
Arquitetura sólida | Excelência estrutural
Arquitetura geral estudada para garantir uma sensação de condução perfeita e confiabilidade mesmo nos terrenos mais difíceis, graças à solução com dupla assimetria do aro (flipped front and rear – frente e traseira invertidas), que inclui uns refinados raios afinados de 1,6 mm, sendo 24 dianteiros e 28 traseiros.
Para obter o melhor assentamento possível para os raios e maximizar a resistência à flexão, os cubos cônicos têm as flanges embutidas no corpo e também são ligados geometricamente para que todos os raios tenham o mesmo comprimento, resultando em menos peças de reposição. Os cubos são finalizados com nosso refinado sistema de copo e cone – de rolamentos cônicos – que garante um alto nível de fluidez.
Com um peso total de 1.445 gramas, as Red Zone Carbon são as rodas perfeitas para um mountain biker avançado e exigente, atento ao desempenho em subidas e diversão em terrenos intransitáveis que só o MTB é capaz de oferecer. Preenchendo o desejo de aproveitar todas as oportunidades e não limitar a experiência do contato com os elementos da natureza.
RED ZONE 3
Da experiência adquirida no desenvolvimento da Red Zone Carbon deriva o segundo modelo da Fulcrum MTB, a Red Zone 3, destinada a um público mais amplo e à procura de um produto confiável e resistente, para uma experiência todo-terreno divertida e ao mesmo tempo de alta performance.
Entre as características técnicas derivadas diretamente da “irmã em carbono”, encontramos o cubo e a adoção de 24 raios na frente e 28 na traseira, montados em um aro de alumínio fresado em CNC com um perfil de 19 mm e um canal interno de 25 mm.
Esteticamente, a roda recebeu um acabamento em material avançado que associa uma dupla superfície brilhante-fosca com um desenho gráfico a laser; a parte visual ainda integra o logotipo da Fulcrum, que consiste num pequeno quadrado vermelho com a inicial F. Este elemento gráfico pode ser substituído por um adesivo refletivo , tom sobre tom preto, incluído na embalagem.
Red Zone 3 pesa 1.610g, trata-se de uma roda extremamente versátil, multifuncional: uma roda de treino, uma roda de competição robusta e também a base perfeita para bicicletas de aventura (boost gravel).
Preços no mercado internacional (Europa e Estados Unidos)
Red Zone Carbon
€ 1.378, 00 (HG11), € 1.378, 00 (XD), € 1.390, 00 (MS12) US$ 1.717, 00 (HG11), US$ 1.717, 00 (XDR), US$ 1.734, 00 (MS12)
Red Zone 3
€ 635, 00 (HG11), € 635, 00 (XD), € 649, 00 (MS12) / US$ 760, 00 (HG11), US$ 760, 00 (XD), US$ 779, 00 (MS12)