A BASE MOSTRA SUA FORÇA NO BRASILEIRO DE ESTRADA

As categorias de base do ciclismo brasileiro, foram para a estrada na última sexta-feira (28/6) para conhecer os novos campeões nacionais. Na junior Guilherme Katrakinha e Catharine Ehrmann, campeã do contrarrelógio, confirmaram o favoritismo com vitórias.  Maitê da Silva , na juvenil e Manuella Maciel voltam para casa cada uma com dois ouros, ao vencerem também a prova de estrada

Guilherme Lino comemora o título brasileiro, enquanto Luiz Fernando perdeu o pedal – foto: CBC

Largando com o peso e toda a responsabilidade do título pan-americano e a experiência de correr em Portugal, Guilherme Lino, o Katrakinha, um dos destaques da base do ciclismo brasileiro, conquistou o título de campeão brasileiro de estrada da categoria Junior ao superar no sprint a Luiz Fernando Bomfim e a revelação deste brasileiro de Palmas, o mountain biker, Henrique Bravo.

Henrique Bravo, Guilherme e Luiz Fernando – o trio se destacou do pelotão e mostra que a base vem forte! – foto: CBC

Os três conseguiram se destacar do pelotão e com mais de 1 minuto de vantagem foram para o sprint, Guilherme arrancou com força para tomar a ponta, enquanto Luiz Fernando tentou responder à arrancada, perdeu o pé do pedal nos metros finais o que impediu de dar uma resposta mais efetiva. Henrique Bravo em seu primeiro brasileiro de estrada volta a subir ao pódio com o terceiro lugar.

Guilherme que corre em pela equipe portuguesa Landeiro KTM – AC Roriz comentou que sua participação no brasileiro não estava assegurada: “Faltando duas semanas para o Brasileiro eu ainda não sabia se iria competir, não estava me sentindo bem. Mas acabou tudo dando certo e estou satisfeito com a vitória, todo esforço tem sua recompensa e agradeço pelo apoio de todos e principalmente a minha família”.

Catherine Ehrmann escapou do pelotão para rodar sozinha em busca de sua segunda medalha de ouro em Palmas – foto: CBC

Entre as garotas, Catherine Ehrmann, que na quinta-feira venceu a contrarrelógio individual e que no Pan-americano de São José dos Campos ficou com o 4º lugar, não deu margem às demais competidoras e escapou do grupo, abrindo uma vantagem 1m24 sobre o grupo de três ciclistas (Rayssa Cunha, Kawani Carneiro e Ninca Carvalho) e mais de 3m30 sobre um segundo grupo de perseguidoras para conquistar o título nacional.
“Este é o meu último ano na categoria Júnior, por isso essa vitória é muito importante para mim. O calor dificultou bastante a prova e as outras competidoras estavam muito fortes, o Brasil inteiro está aqui, então estou extremamente feliz e quero expressar minha imensa gratidão à minha equipe, ao meu treinador José Ricardo, à minha família e à minha melhor amiga, que também competiu e torceu muito por mim durante a prova”, declarou Catharine, um dos grandes destaques das provas de base deste brasileiro disputado em Palmas.

Samuel Doria, se antecipa aos colegas de fuga para vencer – foto: CBC

Na categoria juvenil, Samuel Dória, Diogo Flores, Dimas Mota e Bruno da Silva conseguiram se destacar do pelotão, abrindo quase 50 segundos de vantagem sobre os perseguidores Gustavo Antonietto e João Cardoso.  Doria conseguiu tomar a dianteira do quarteto para cruzar na frente do grupo e garantir a primeira posição. O ciclistas baiano que havia conquistado a medalha de prata no CRI na estrada foi ao topo do pódio.

Maitê #341 e Laura #342 decidem no sprint o ouro da categoria Juvenil – foto: CBC

Entre as garotas da juvenil, Maitê Coelho, ouro na CRI  e Laura Zenovelo, medalha de prata na CRI – escaparam do pelotão e com mais de 11 segundos de vantagem sobre um grupo de 7 ciclistas, foram para o sprint, onde Maitê levou a melhor.

Manuella Maciel volta pra casa com 2 medalhas de ouro – na estrada e na CRI – foto: CBC

Também na categoria de entrada à base do ciclismo, a infanto-juvenil feminina a vencedora da contrarrelógio superou suas adversárias no sprint conquistando a sua segunda medalha de ouro. Por outro lado, os garotos dessa categoria fizeram um sprint massivo, com um grupo de 11 ciclistas disputando a chegada, onde Kaio Pena foi o melhor.

Kaio Pena comemora a vitória na infanto juvenil – foto: CBC

Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Palmas/Tocantins

Prova em linha – Estrada

Junior Masculino  – 103 km

🥇- Guilherme ‘Katrakinha’ Lino – AC Roriz – 2h35m57s – vel. média 39,628 km/h

🥈- Luis Fernando Bomfin – Dantas Bike  – m.t.

🥉- Henrique Bravo  – 0s04

Junior Feminina –  72,100 km

🥇-  Catherine Ehrmann – Pref. Rolândia/ACR – 2h16m17s – vel. média 31,704 km/h

🥈- Raysssa Andrade Cunha – Ass. Suçuaranas +1m24s

🥉- Kawani Carneiro +1m24s

Juvenil Masculina –  72,100 km

🥇- Samuel Doria – 1h50m14s

🥈- Diogo Flores – Ass. Ciclo Brasil Racing Team +2s

🥉- Dimas Mota – AC Roriz +2s

Juvenil Feminina – 51,500 km

🥇- Maitê Coelho – Indaiatuba Cycling Team – 1h41m22s – vel. média 30,483 km/h

🥈- Laura Zenovelo – Pref. Rolândia/ACR – m.t.

🥉- Yasmin Ramos – ABEC Rio Claro +11m48s

Infanto Juvenil Masculina – 51,500 km

🥇 – Kaio Pena – Fund. de Amparo ao Esporte de Araraquara – vel. média 33,331 km/h

🥈- João Felipe Alves  – m.t.

🥉- Joaquim Braga Neto – S.E.L. Mogi Guaçu – 1s

Infanto Juvenil Feminina – 30,900 km

🥇- Manuella Maciel – Dubem Team – 1h04m37s – vel. média 30,900 km/h

🥈- Beatriz Ramos – ABEC Rio Claro – m.t.

🥉- Djenifer Dutra – Ass. Joinvilense de Ciclismo +4s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.