SRAM FORCE AXS E SUAS ATUALIZAÇÕES

O grupo Sram Force AXS chega atualizado com as tecnologias desenvolvidas para os profissionais do ciclismo. As manetes foram redesenhadas, o sistema de transmissão eletrônica e freios apresenta soluções integradas a medidores de potência para estrada e para o uso no gravel

Force AXS passou por atualizações – foto: Sram

De tempos em tempos todo fabricante de componentes faz atualizações em usas linhas. A Sram mexeu no Force AXS, além de retirar o nome eTap das peças,  melhorou os câmbios dianteiros e traseiros, com isso o escalonamento de marchas está ainda melhor e mais preciso que se soma à possibilidade de personalização; além disso os componentes receberam um novo acabamento para aquela que é a segunda geração do grupo  que se posiciona entre o topo de linha Red e o grupo eletrônico de entrada e também sem fio Rival.

Mas basta dar uma olhada nas manetes para ver que pequenos ajustes na ergonomia podem fazer muita diferença.  A parte superior do comando freio/mudança de marchas, o capuz (parte superior do manete) do Force AXS foi redesenhada para proporcionar uma melhor empunhadura para mãos de vários tamanhos de mãos de ciclistas (estão menores e receberam pequenos relevos), aumentando a segurança seja em um sprint no asfalto, na lama em uma competição de ciclocross ou para enfrentar uma descida esburacada com uma gravel.

Mudança na ergonomia do comando propicia uma ‘pegada’ melhor – foto: Sram

Se a mudança no design trouxe mais segurança na hora de pilotar a bicicleta, isso se soma à qualidade da potência e modulação dos freios hidráulicos. E ao trocar de marchas a ação tem uma lógica intuitiva, com alavancas de fácil acesso ou com os botões AXS remotos montados na curva ou em outros pontos do guidão e que podem fazer a diferença na hora de enfrentar uma subida ou arrancar para o sprint, a manete de freio também ficou mais leve e agora é em fibra de carbono.

CÂMBIO SRAM FORCE AXS – RD-FRC-E-D2 –  foi feito para encarar todo tipo de desafio. Desde a mais dura prova de estrada, aos caminhos de cascalho com uma gravel. A gaiola, ou cage, possibilita a montagem de cassetes de 10-28d ao máximo de 10-36 em configurações de coroa única – 1X ou coroa dupla 2x. As trocas são rápidas e precisas e a tecnologia hidráulica Orbit, de amortecimento do câmbio, mantém a corrente sob controle, seja no asfalto ou na terra.

CÂMBIO FORCE XPLR AX – RD-FRC-1E-D2 – Especificamente desenvolvido para transmissões 1X pode ser montado com cassetes 10-44 dentes ou 10-36d;  é parte de uma transmissão descomplicada que encara o asfalto e a terra com a mesma confiança. Testada e aprovada, a lógica do sistema eTap sem fio, a conectividade AXS e o avançado controle da corrente levam este câmbio a obedecer os comandos do ciclista, sempre que ele for exigido.

CÂMBIO DIANTEIRO FORCE AXS – FD-FRC-E-D2 – traz todo o conhecimento da Sram em câmbios para proporcionar precisão ao mudar de coroa. Ele foi otimizado para um salto de 13 dentes entre as coroas X-Range e a tecnologia Yaw torna o micro ajuste uma coisa do passado.

CÂMBIO DIANTEIRO FORCE AXS WIDE – FD-FRC-EW-D2 – o câmbio dianteiro Force AXS Wide foi otimizado para ser utilizado com as coroas menores  X-Range de 43/30D com pedivelas largas e graças à tecnologia Yaw elimina a necessidade de micro ajustes. Sua posição mais afastada do quadro também proporciona espaço extra para montagem de pneus mais largos( 700x45c y 27,5×2,1”.).

PEDIVELAS FORCE AXS COM MEDIDOR DE POTÈNCIA – uma combinação de potenciômetro e coroa integrados que resultam em um conjunto mais rígido, mais precisa e mais leve. A tecnologia Quarq D-Zero tem precisão de +/-1,5% e não é afetada por mudanças de temperatura e a diferença de 13 dentes entre coroas assegura trocas rápidas e confiáveis.

A linha de pedivelas SRAM FORCE AXS oferece vários modelos com medidor de potência, como por exemplo, na medida Wide, com uma ou duas coroas 43/30 que aumenta o espaço para o pneu ao mesmo tempo em que proporciona a combinação de marchas ideal para a prática do gravel.

Entre as outras novidades está o lançamento de uma atualização que possibilita a instalação de potenciômetro para as pedivelas Force AXS. O medidor de potência vai instalado dentro do eixo do pedivela, com uma integração limpa; disponível como uma versão Q-Factor Wide padrão de 145 mm ou 150 mm, o que possibilita a sua instalação em vários modelos de bicicletas.

Também foram apresentados dois produtos com série limitada, a corrente Red e o cassete RED XG-1290 nas versões 10-28T e 10-33T com o acabamento ‘rainbow’ e também um carregador para quatro baterias AXS que possibilita a carga completa em 60 minutos, e quando usado com 1 ou 2 baterias o tempo de carga é ainda mais rápido.

Todos os modelos SRAM FORCE AXS apresentados tem previsão de comercialização no Brasil, a partir de maio de 2023 , porém os preços ao consumidor ainda não foram divulgados.

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