O grupo Sram Force AXS chega atualizado com as tecnologias desenvolvidas para os profissionais do ciclismo. As manetes foram redesenhadas, o sistema de transmissão eletrônica e freios apresenta soluções integradas a medidores de potência para estrada e para o uso no gravel
De tempos em tempos todo fabricante de componentes faz atualizações em usas linhas. A Sram mexeu no Force AXS, além de retirar o nome eTap das peças, melhorou os câmbios dianteiros e traseiros, com isso o escalonamento de marchas está ainda melhor e mais preciso que se soma à possibilidade de personalização; além disso os componentes receberam um novo acabamento para aquela que é a segunda geração do grupo que se posiciona entre o topo de linha Red e o grupo eletrônico de entrada e também sem fio Rival.
Mas basta dar uma olhada nas manetes para ver que pequenos ajustes na ergonomia podem fazer muita diferença. A parte superior do comando freio/mudança de marchas, o capuz (parte superior do manete) do Force AXS foi redesenhada para proporcionar uma melhor empunhadura para mãos de vários tamanhos de mãos de ciclistas (estão menores e receberam pequenos relevos), aumentando a segurança seja em um sprint no asfalto, na lama em uma competição de ciclocross ou para enfrentar uma descida esburacada com uma gravel.
Se a mudança no design trouxe mais segurança na hora de pilotar a bicicleta, isso se soma à qualidade da potência e modulação dos freios hidráulicos. E ao trocar de marchas a ação tem uma lógica intuitiva, com alavancas de fácil acesso ou com os botões AXS remotos montados na curva ou em outros pontos do guidão e que podem fazer a diferença na hora de enfrentar uma subida ou arrancar para o sprint, a manete de freio também ficou mais leve e agora é em fibra de carbono.
CÂMBIO SRAM FORCE AXS – RD-FRC-E-D2 – foi feito para encarar todo tipo de desafio. Desde a mais dura prova de estrada, aos caminhos de cascalho com uma gravel. A gaiola, ou cage, possibilita a montagem de cassetes de 10-28d ao máximo de 10-36 em configurações de coroa única – 1X ou coroa dupla 2x. As trocas são rápidas e precisas e a tecnologia hidráulica Orbit, de amortecimento do câmbio, mantém a corrente sob controle, seja no asfalto ou na terra.
CÂMBIO FORCE XPLR AX – RD-FRC-1E-D2 – Especificamente desenvolvido para transmissões 1X pode ser montado com cassetes 10-44 dentes ou 10-36d; é parte de uma transmissão descomplicada que encara o asfalto e a terra com a mesma confiança. Testada e aprovada, a lógica do sistema eTap sem fio, a conectividade AXS e o avançado controle da corrente levam este câmbio a obedecer os comandos do ciclista, sempre que ele for exigido.
CÂMBIO DIANTEIRO FORCE AXS – FD-FRC-E-D2 – traz todo o conhecimento da Sram em câmbios para proporcionar precisão ao mudar de coroa. Ele foi otimizado para um salto de 13 dentes entre as coroas X-Range e a tecnologia Yaw torna o micro ajuste uma coisa do passado.
CÂMBIO DIANTEIRO FORCE AXS WIDE – FD-FRC-EW-D2 – o câmbio dianteiro Force AXS Wide foi otimizado para ser utilizado com as coroas menores X-Range de 43/30D com pedivelas largas e graças à tecnologia Yaw elimina a necessidade de micro ajustes. Sua posição mais afastada do quadro também proporciona espaço extra para montagem de pneus mais largos( 700x45c y 27,5×2,1”.).
PEDIVELAS FORCE AXS COM MEDIDOR DE POTÈNCIA – uma combinação de potenciômetro e coroa integrados que resultam em um conjunto mais rígido, mais precisa e mais leve. A tecnologia Quarq D-Zero tem precisão de +/-1,5% e não é afetada por mudanças de temperatura e a diferença de 13 dentes entre coroas assegura trocas rápidas e confiáveis.
A linha de pedivelas SRAM FORCE AXS oferece vários modelos com medidor de potência, como por exemplo, na medida Wide, com uma ou duas coroas 43/30 que aumenta o espaço para o pneu ao mesmo tempo em que proporciona a combinação de marchas ideal para a prática do gravel.
Entre as outras novidades está o lançamento de uma atualização que possibilita a instalação de potenciômetro para as pedivelas Force AXS. O medidor de potência vai instalado dentro do eixo do pedivela, com uma integração limpa; disponível como uma versão Q-Factor Wide padrão de 145 mm ou 150 mm, o que possibilita a sua instalação em vários modelos de bicicletas.
Também foram apresentados dois produtos com série limitada, a corrente Red e o cassete RED XG-1290 nas versões 10-28T e 10-33T com o acabamento ‘rainbow’ e também um carregador para quatro baterias AXS que possibilita a carga completa em 60 minutos, e quando usado com 1 ou 2 baterias o tempo de carga é ainda mais rápido.
Todos os modelos SRAM FORCE AXS apresentados tem previsão de comercialização no Brasil, a partir de maio de 2023 , porém os preços ao consumidor ainda não foram divulgados.