A dupla formada por Andreas Seewald e Martin Stošek, da Canyon Northwave , é sem dúvida uma das favoritas para o pódio da próxima edição da Cape Epic. São dois grandes ciclistas com boa história de disputas, porém eles têm uma história inacabada com a ‘indomável’ prova de mountain bike africana e prometem voltar para buscar a vitória que já escapou das mãos
Em 2021, o alemão Andreas Seewald e o tcheco Martin Stošek venceram a 3ª etapa no que parecia ser um ataque direto aos líderes, Jordan Sarrou e Matthew Beers. No dia seguinte, Stošek se retirou da corrida com problemas estomacais.
Em 2022, eles dominaram a primeira etapa e assumiram a camisa amarela de líderes, e estiveram sob constante pressão. Infelizmente, para Seewald um acidente a caminho dessa vitória, voltou para assombrá-lo mais tarde na corrida, quando seu corpo começou acusar o desgaste, justamente quando a dupla da Speed Company, com os alemães Georg Egger e Lukas Baum começavam a encostar na dupla que até então liderava a competição. Na 7ª etapa do ano passado, a Northwave perdeu a corrida e a classificação geral para a Speed Company, apesar de ter entrado na última etapa com 2m45s de vantagem.
CANYON NORTHWAVE TERÁ DUAS EQUIPES NA CAPE EPIC
A equipe retorna à Africa do Sul motivada e tem conhecimento para evitar os erros que custaram à vitória nos anos anteriores. Para ajudar nessa tentativa, Seewald e Stošek terão uma dupla de companheiros, que também serve como escolta e ajudantes no trabalho de equipe – com o tcheco Petr Vakoč e o suíço Marc Stutzmann, do Canyon Northwave 2. A assistência de uma equipe de apoio garante a segurança de ter um conjunto de rodas de reposição nas proximidades e ajudará a neutralizar ataques perigosos , se qualquer um dos rivais da equipe fizer uma jogada potencialmente revolucionária.
“Após o segundo lugar do ano passado, obviamente, buscamos o pódio novamente. Andreas e eu aprendemos a cooperar bem na última temporada. Então, acho que há uma boa chance de ter uma corrida forte”, confirmou suas ambições para a próxima edição Stošek.
A cooperação deles se estende claramente à forma como os dois expressam seus objetivos de corrida, com Seewald ecoando as opiniões de seu parceiro: “Nós claramente buscamos um lugar no pódio e se as coisas correrem bem, por exemplo, se eu não me machucar novamente na primeira etapa, iremos também em busca da vitória geral“.
“O roteiro parece que contribuirá para as corridas apertadas até a grande final”, prevê o campeão mundial de MTB maratona de 2021. “No entanto, o contrarrelógio no estágio 4 poderá fornecer as lacunas de tempo decisivas”.
SEEWALD E STOSEK QUEREM A VITÓRIA
Stošek também estava ansioso para ressaltar que as razões da equipe para retornar à África se estendiam além de seu desejo de ganhar o Absa Cape Epic, embora isso também fosse essencial. “Para mim, pessoalmente, é a melhor experiência do ano”, disse o ciclista tcheco. “É também o evento mais importante da minha temporada, juntamente com o Campeonato Mundial de Maratona MTB. A atmosfera, os percursos e as pessoas se reúnem para fazer uma corrida muito especial. O Absa Cape Epic fornece uma semana de corrida em um dos lugares mais agradáveis do mundo e a plataforma para enfrentar os melhores pilotos do mundo também”.
Estreante na prova, Vakoč, campeão tcheco de estrada em 2022, não se intimida com o desconhecido. “Será minha primeira participação”, afirmou o jovem de 30 anos de Praga. “Estou empolgado com tudo o que está por vir! É algo pelo que estou esperando há anos. Eu fiz o Tour de France duas vezes e classificaria o Absa Cape Epic logo abaixo disso como um evento obrigatório. ”
Vakoč, um ex-profissional da Soudal-Quick-Step (2014-2019) e Alpecin-Fenix (2020-2021) fez parte da equipe de Mathieu Van der Poel que correu o Tour de France de 2021, bem como da do grupo que disputou a volta francesa de 2016. Em 2013 foi campeão europeu sub-23, venceu a Volta à à Eslováquia e tem uma vitória e um 2º lugar nna Flèche Brabaçonne. Começou no mountain bike no ano passado quando conseguiu a 2º posição na etapa polonesa da UCI MTB Marathon Series.
Seu parceiro na grande prova africana de mountain bike por etapas, o suíço, Stutzmann ficou em quinto no campeonato mundial de mountain bike maratona disputado na ilha de Elba e que foi vencido por Seewald em 2021, e é especialista em provas de mountain bike de longa distância.
O leitor pode acompanhar a Absa Cape Epic, a partir do domingo 19 de março, com transmissão ao vivo pelo www.epic-series.com/capeepic. Ao todo serão 658 quilômetros e 15775 metros de elevação acumulada em 8 dias de competição.