Fugindo do tradicionalismo aonde claramente a imagem remete ao esportista, os artistas gráficos que estão trabalhando para a organização dos Jogos Olímpicos de Paris subverteram os padrões dos pictogramas , criando brasões para representar os 62 esportes que fazem parte do programa olímpico e paraolímpico.
O visual foi inspirado pelo espírito criativo francês, bem como pelo movimento “Art Déco”, que estava em vigor quando Paris recebeu os Jogos pela última vez, em 1924.
PICTOGRAMAS DOS JO’S SURGIRAM EM TÓQUIO’1964
Segundo o comitê organizador os pictogramas de Paris’2024 simbolizam não apenas os diferentes esportes, mas também orgulho, valores e uma família numerosa e diversificada, enaltecendo o espírito festivo dos Jogos. Eles enfeitarão os locais de competição e aparecerão em todos os lugares em que os Jogos acontecerem, para guiar os espectadores e conduzir as multidões.
Outro detalhe importante dessa ousada identidade visual é a adoção de várias cores, como variações de azul, verde, rosa, violeta e dourado com tons suaves ou mais fortes e que poderão ser adaptadas em cada uma das cidades-sede dos Jogos Olímpicos de Paris – haverá eventos esportivos em cidades como Lyon, Nice, Lille e Marselha.
Julie Matikhine, diretora da marca Paris’2024 falou sobre o papel que as Federações Internacionais tiveram na elaboração dos novos pictogramas: “As Federações Internacionais desempenharam um papel no seu desenvolvimento. Para a esgrima, por exemplo, o pictograma mostra os três tipos diferentes de lâminas com florete e espada na parte superior, e sabre na parte inferior. Há uma espécie de sutileza nos detalhes e na precisão do esforço esportivo. Discutimos sobre o desenho da máscara detalhadamente com a Federação Internacional para ter a melhor representação possível”.
“Um pictograma também é um símbolo de algo colecionável“, disse o presidente de Paris 2024, Tony Estanguet, no evento de lançamento do visual e dos pictogramas. “Quando você é um atleta, você tem orgulho de exibir o pictograma do seu esporte – pins e camisetas… lembro de colecionar essas coisas.”
A identidade visual de Paris 2024 é baseada em quatro objetivos diferentes – celebração, transferência, racionalidade e personalização – com cada um refletindo a mensagem geral dos Jogos.
Os primeiros pictogramas apareceram nos Jogos de de Tóquio-1964. “Os pictogramas são muito mais do que uma única imagem, eles unem atletas e espectadores. O visual dos Jogos anda de mãos dadas com os pictogramas. Isso é o que fica na história, nas filmagens e nos vídeos, e diz algo sobre o país”, declarou Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador de Paris-2024.