Novidades para a próxima temporada da Sense Factory Racing se integram a equipe Leonardo de Castro e Marcela Lima e o treinador Cadu Polazzo assume o cargo de gerente de performance da equipe. Outra novidade é que francesa Mavic passará a patrocinar a equipe fornecendo rodas. Na equipe de Enduro, Francisco Teatini sobe da categoria júnior para a Elite
Apoiando ciclistas desde o seu surgimento em 2009, a Sense Bike aponta a temporada 2023 com alguns reforços buscando posições de destaque no cross contry, no enduro, no e-moutain bike e também nas provas de Eliminator.
As novidades começam com uma nova fornecedora de rodas para a equipe. A francesa Mavic será a patrocinadora da equipe. Nas contratações a equipe mineira se reforça com Leonardo de Castro e Marcela Lima, que se juntam a sub23 Giugiu Morgen e aos moutanin bikers da Elite, Luiz Cocuzzi e Rubinho Valeriano.
Uma outra novidade está na parte técnica, com o experiente treinador Cadu Polazzo assumindo o cargo de gerente de performance, fazendo uma intermediação entre ciclistas, patrocinadores e treinadores, organizando os treinos e rotinas para que a equipe atinja seus objetivos.
A equipe aposta na nova geração ao contratar o atual campeão brasileiro de XCO da Infanto-Juvenil (Sub-15), Leonardo de Castro que a partir deste ano passa a como Juvenil (Sub-17) . O garoto pedala desde os três anos de idade e é irmão de Uirá de Castro que correu ativamente nos anos 2000.
Aos 14 anos e começando a disputar provas somente no ano passado, Leo já tem um currículo de destaque com o título brasileiro de XCO conquistado no último mês de outubro em Conceição do Mato Dentro. Na CIMTB venceu as 4 etapas sagrando-se campeão, na Copa Soul Sul Mineiro de MTB COM outro desempenho marcante, venceu as 3 etapas e ficou com o título geral, além de conquistar vitórias na Internacional Chaoyang Estrada Real de Itabirito, na maratona da Sense Xtreme .
“O ano de 2022 foi inesquecível. Um ano de muito aprendizado, muitas conquistas e novas amizades. Vim o ano inteiro buscando melhorar cada detalhe e aprender com os meus próprios erros durante a temporada”, comentou Leonardo.
“Estou muito feliz de me juntar a essa grande equipe, que era um sonho para mim. Além dela ser da minha cidade, é algo que eu sonhei desde pequeno”, comemorou Léo, que assim como a Sense Bike também é de Lagoa da Prata.
“Para a próxima temporada, meu objetivo é crescer como atleta, ganhar experiência com os meus colegas de equipe e conquistar novos títulos”, finalizou.
“Com a contratação do Leozinho, seguimos com nosso DNA de formar talentos. Ao longo dos últimos 15 anos, revelamos atletas como Giugiu Morgen, Mário Couto e outros grandes campeões como o Renê Silva e Silas Evangelista, que já foram campeões brasileiros. A contratação do Léo vem exatamente para reforçar nossa vocação na formação de talentos”, comentou Marlen Ferreira, Team Manager de Sense Factory Racing.
“Ele é um atleta novo, mas que já apresenta um desempenho excelente. Por isso, confiamos nele para conquistar diversas vitórias e títulos, inclusive o campeonato brasileiro Sub-17”, complementou.
Outra mineira que se junta à equipe é Marcela Lima, que deixa o Team Groove Bikes, para correr pela Sense Factory Racing. A ciclista completa 23 anos nesta temporada, mas traz em sua bagagem importantes resultados nacionais e internacionais.
Marcela tem duas vitórias de etapa e o terceiro lugar na geral da Copa do Mundo de Eliminator (XCE), dois títulos nacionais de XCO na Sub-23, um bronze no Panamericano no XCE, bronze no Brasileiro de XCE e prata no Brasileiro de E-MTB – extremamente forte e explosiva, o foco da atleta nesta temporada serão as provas de Eliminator.
Rubinho Valeriano que tem se dedicado às provas de e-mountain bike áonde conquistou o 2º lugar no campeonato brasileiro e foi campeão da CIMTB na modalidade terá à sua disposição um novo modelo de bicicleta, a Sense Exalt E-Trail, bicicleta a pedalada assistida com quadro em fibra de carbono com motor Shimano EP8.
O principal foco da Sense Factory Racing na temporada que começa é conquistar vitórias no Campeonato Brasileiro, títulos na Copa Internacional de MTB e buscar o pódio no Campeonato Pan-Americano que será disputado no Brasil. Para Giuliana Morgen há um objetivo especial: se colocar entre as 10 melhores em alguma etapa da Copa do Mundo de MTB XCO>
A temporada da equipe começa com força total no Intercity 2023 em Onça de Pitangui, tradicional maratona de MTB que acontece no próximo 29 de janeiro, – daí em diante, serão quase dois meses intensos para os integrantess da Sense Factory Racing.
ENDURO EQUIPE TRAZ TALENTO E EXPERIÊNCIA PARA AS TRILHAS
Para as provas de Enduro a equipe conta com a experiência de Bernardo Cruz, um dos bikers com destacado desempenho na modalidade como também em provas de downhill, a ele na próxima temporada se junta o jovem Francisco Teatini, o Xiquim, que correndo pelas categorias de base da Sense Bike conquistou os campeonatos Brasileiro e Mineiro da categoria júnior, além de ser o 2º colocado na PCycle Enduro Series. Em 2023 ele passa a profissional disputando as provas da Elite.
“Como equipe, queremos conquistar o campeonato brasileiro, consolidar um atleta da base como profissional e aumentar ainda mais a troca de experiências entre pilotos e Manager. Além disso, pretendemos colaborar com o desenvolvimento de produtos e também participar de provas internacionais, algo que está no escopo de ambos os atletas”, explicou Lucas Moreira, team manager da Sense Factory Enduro.
“Esta é a terceira temporada da equipe de Enduro da Sense, e talvez a com os desafios mais intensos, uma vez que subir com um atleta de base para correr na elite requer alguns cuidados. Esperamos muito aprendizado e estamos entusiasmados para dar a largada no gate”, destacou Moreira.
“Nossa produção de conteúdo foi um ponto forte em 2022, e vamos seguir com força total em 2023. No fim do ano, lançamos a série Mar de Montanhas para mostrar o potencial ímpar do Brasil para a prática do Mountain Bike extremo. A ideia é produzir mais conteúdos diferenciados ao longo de 2023, sempre buscando interação com público e pilotos locais”, complementou Lucas. Apesar do calendário oficial dos atletas da Sense Factory Enduro ainda não estar fechado, o primeiro desafio de Bernardo Cruz e Francisco deve acontecer em Nova Lima, no PES Fun Ride