Giro del Sol, disputado em três etapas, entre os dias 6 e 8 de janeiro, em San Juan, na Argentina, foi a primeira prova de grande importância, classificada como 2.2 Classe 2 (Americas Tour) pela UCI e teve como principal atrativo a entrega de 2 vagas para disputar a Vuelta a San Juan que acontece na mesma região, em 6 etapas, entre os dias 22 a 29 de janeiro.
Entre as 21 equipes participantes as seleções do Chile, Uruguai, Venezuela e as equipes Pio Rico da Bolívia, Rower San Luis da Argentina e a brasileira Swift Carbon Pro Cycling disputavam as duas vagas.
GIRO DEL SOL: CLASSIFICAVA 2 EQUIPES PARA O TOUR DE SAN LUIS
A equipe brasileira alinhou com Caio Godoy, João Pedro Rossi, Lauro Chaman, Magno do Prado Nazaret, Kacio Freitas e Rafael Braga. O melhor resultado de etapa vou conquistado por Lauro Chaman, que ficou com a 9ª posição na terceira e última etapa, porém a resistência ao longo dos dias e a consistência o colocaram na 4ª posição na classificação geral final.
Apesar do bom desempenho de Chaman, a equipe não conseguiu alcançar a classificação para a Vuelta a San Juan, ficando na 12ª posição na classificação geral, mais de 4 minutos atrás dos chilenos, em 2º lugar na Classificação Geral; 3 minutos atrás dos uruguaios, em 7º na GC – as duas seleções conquistaram o direito de disputar a prova mais importante do continente. Na disputa pela vaga, a Swift ainda ficou atrás da seleção da Venezuela e dos bolivianos da Pio Rico.
ARGENTINOS VENCERAM AS 3 ETAPAS
Os argentinos dominaram a competição vencendo as três etapas. No primeiro dia, Emiliano Ibarra conseguiu abrir uma vantagem de 10 segundos sobre o pelotão e cruzar em primeiro a linha de chegada.
A segunda etapa, com largada e chegada no autódromo de Villicum, mas com um traçado bem duro, teve uma definição no sprint, aonde Leandro Messineo se impôs na finalização com um arremate decisivo. Na terceira e última etapa, Leonardo Cobarrubia, da equipe local SEP San Juan, antecipou o sprint e conseguiu superar o chileno Vicente Rojas e a um grupo de outros 9 ciclistas que vinham buscando se posicionar para a disputa da chegada, onde estavam o argentino Emiliano Contreras, 3º colocado e o brasileiro Lauro Chaman que terminou em 9º.
A classificação geral do Giro del Sol, ficou com o argentino Maximiliano Navarrete que por apenas 4 segundos superou o segundo colocado, o chileno Vicente Rojas. A chave para a vitória foi o trabalho da equipe, pois os ciclistas da Gremios por el Deporte-Cutral Co esteve sempre presente nas ações mais determinantes da volta de 3 dias, primeiro com Emiliano Ibarra que liderou por 2 dias e com Laureano Rosas que ficou em 2º na segunda etapa e finalmente com Maximiliano Navarrete que foi segundo na primeira etapa e conseguiu entrar na disputa com um 6º e um 7º lugar nas etapas seguintes e assim garantir a primeira posição na classificação geral.
Giro del Sol – San Juan – Argentina
1ª Etapa – San Juan>Albardon (Villicum) 153,8 km
1- Emiliano Ibarra – Gremios por el Deporte-Cutral Co – Argentina – 3h22m03s
2- Maximiliano Navarrete – Gremios por el Deporte-Cutral Co – Argentina +10s
3- Leandro Messineo – Chimbas te Quiero – Argentina +10s
25- Lauro Chaman – Swift Carbon Pro Cycling – Brasil +10s
2ª Etapa – Circuito San Juan Villicum – 129,8 km
1- Leandro Messineo – Chimbas te Quiero – Argentina – 2h54m28
2- Laureano Rosas – Gremios por el Deporte-Cutral Co – Argentina – m.t.
3- Daniel Juarez – Virgen de Fatima – Argentina – m.t.
24- João Pedro Rossi – Swift Carbon Pro Cycling – Brasil – m.t.
3ª Etapa – Circuito San Juan Villicum – 174,8 km
1- Leonardo Cubarrubia – SEP San Juan – 3h51m12s
2- Vicente Rojas – Selec. Chile – m.t.
3- Emiliano Contreras – Chimbas te Quiero – Argentina +2s
9 – Lauro Chaman – Swift Carbon Pro Cycling – Brasil +
Giro del Sol – Classificação Geral após 3 etapas
1- Maximiliano Navarrete – Gremios por el Deporte-Cutral Co – Argentina – 10h07m43s
2- Vicente Rojas – Selec. Chile – 4s
3- Emiliano Contreras – Chimbas te Quiero – Argentina +8s
4- Lauro Chaman – Swift Carbon Pro Cycling – Brasil +9s
36- João Pedro Rossi – Swift Carbon Pro Cycling – Brasil +1m22s
64- Caio Godoy – Swift Carbon Pro Cycling – Brasil +8m
71- Rafael Braga – Swift Carbon Pro Cycling – Brasil +10m22s
74- Kacio Freitas – Swift Carbon Pro Cycling – Brasil +12m07s
81- Magno Prado Nazaret – Swift Carbon Pro Cycling – Brasil +18m08s