Reconhecida pela fabricação de componentes de alta qualidade para motos, a Oxxy se une ao piloto e desenvolvedor de bicicletas e componentes Caio Salerno e passa a oferecer uma nova linha de produtos como coroas, guidões e mesas, onde a tecnologia, alta qualidade dos materiais e preço competitivo – a Oxxy Bike é um atrativo para todos os consumidores na hora de montar ou atualizar a bicicleta
A Oxxy tem 20 anos no mercado do motociclismo e sua entrada foi pela porta da frente, pois desde a sua fundação buscou o desenvolvimento e produção de componentes de alta qualidade aqui no Brasil. Para tanto, sempre contou com a colaboração de pilotos profissionais e uma equipe que entende as necessidades locais e assim criou o guidão Super Fat, sucesso de vendas graças à sua geometria que proporciona uma melhor posição de pilotagem e controle da motocicleta.
COMPONENTES DESENVOLVIDOS E PRODUZIDOS NO BRASIL
Recentemente a Oxxy voltou-se para o mercado das bicicletas – criando a divisão Oxxy Bike e para manter a filosofia de desenvolver produtos de alta qualidade ela conta com o apoio do experiente Caio Salerno que além de ter competido profissionalmente nas mais variadas especialidades do mountain bike, trabalhou no desenvolvimento de bicicletas e componentes para algumas das marcas de destaque do mercado brasileiro nos últimos 20 anos.
“Os fundadores da Oxxy já trabalharam com o desenvolvimento de bicicletas e eram antigos amigos na época da Sundown. Quando sai da Groove, houve o convite de nos tornarmos sócios na produção de componentes de bicicletas”, conta Salerno. “Nosso objetivo é produzir peças exclusivas, com design inovador e preço acessível, usando a tecnologia adquirida em todos esses anos da empresa”, destaca sobre seu novo desafio.
Tecnologia não falta à Oxxy Bike. Grande parte dos componentes são construídos utilizando uma liga de alumínio aeroespacial, desenvolvida com exclusividade em uma parceria com a Alcoa – empresa que tem ligações históricas no desenvolvimento de ligas de alumínio para a indústria da bicicleta. Essa liga oferece excelentes características de durabilidade e flexibilidade, além de peso reduzido. Os componentes usinados, passam por tratamento térmico e são anodizados, garantindo assim um acabamento mais resistente.
A marca se apresentou ao grande público durante a última edição do Shimano Fest, no mês de agosto, e carregou nas cores da anodização dos seus componentes para entrar com o slogan “Be Your Color” e um camaleão multicolorido em alusão às cores das mesas e guidões para cross-country, trail e enduro além de coroas de diversões tamanhos e padrões de montagem; abraçadeiras de canote; espaçadores de caixa de direção; tampas de pedivela com a marca Oxxy Bike.
Testado e usado em competições de DH por Giovannini
O guidão AllRide, utilizado recentemente por Gabriel Giovannini, na conquista do tetracampeonato do Desafio 4X de Downhill, tem uma geometria atual, e também é indicada para o uso no trail, nas bikes de enduro o e-bikes. Com recuo – back sweep – de 8° e curvatura para cima – up sweep – de 5° e elevação – rise – de 20mm. Uma outra versão, para o cross country tem elevação – rise – de 5mm, recuo de 7° e 5° de elevação ou curvatura para cima.
“As mesas são verdadeiras obras de arte. Usinadas em máquinas CNC, a partir de um bloco único de alumínio. A AllRide tem ângulo 0° e comprimento de 35mm ou 50mm. No modelo XC, são duas opções: com 7° positiva ou 7° negativa, e cinco variações de comprimento 50, 60, 70, 80 ou 90mm. Ambas têm nos diâmetros 31,8mm e 35mm, assim como os guidões”, destaca Salerno.
A linha Oxxy Bike ainda conta com dois protetores de aros, tudo para oferecer proteção e tranquilidade às pedaladas. Uma versão para quem quer uma roda com baixo peso, outro para quem busca a máxima proteção.
Produzidos em um composto que não absorve selante, os protetores de aro XC com 140 g e AllRide com 220 g tem desenho que segue o perfil do pneu, facilitando a montagem. Além de protegerem os aros, eles ainda propiciam mais estabilidade lateral para os pneus, permitindo usar uma calibragem menor.
OXXY já trabalha no desenvolvimento de para outras modalidades
Caio Salerno conta que o conhecimento para desenvolver e oferecer produtos modernos vem de anos estudando componentes para bicicletas, aliado à experiência em processos fabris. A proposta da Oxxy não se limitará ao mountain bike, a empresa já trabalha na diversificação de sua linha, pensando também no ciclista que utiliza sua bike como meio de transporte.
“Queremos desenvolver uma maior variedade de componentes e atuar em outras modalidades do ciclismo e também da mobilidade urbana. Acreditamos que com a chegada de uma frota mais luxuosa nas cidades, teremos espaço também nesse mercado”, finalizou Salerno.